O ano está começando e você já está pensando em como dar aquela alavancada na sua startup ou, se você tem um espaço de Coworking, como ajudar os seus coworkers a se preparar para subir mais um degrau no desenvolvimento dos seus negócios, certo? Mas onde estão as oportunidades para aceleração em 2021? Já há processos seletivos abertos? Quem está na frente nessa organização? Vamos olhar alguns dos principais processos que já estão circulando e que ainda dá tempo de inscrever um projeto.

Começamos com um dos mais óbvios e que todos os empresários do Brasil acabam acompanhando de alguma forma, o programa Garagem do BNDES. O programa atua em duas frentes principais, a criação de startups para empreendedores que têm uma ideia, mas que ainda não conseguiram validar seu modelo de negócio, e a tração de startups, para quem já tem um negócio em operação e que já se mostra com potencial real de sucesso, mas precisa de um empurrãozinho para atingir novos patamares. O programa desenvolve diversos aspectos com mais ou menos intensidade dependendo do estágio do negócio: capacitação, mentoria, conexão com potenciais clientes, parceiros e investidores, e ajuda no processo de organização e estruturação para que haja crescimento organizado e planejado. O programa acelera 50 startups em cada edição e as inscrições podem ser feitas online, em um site que é divulgado no momento do chamamento do edital. O próximo está previsto para o primeiro trimestre de 2021. Fique de olho!

Aqui no CWBR estaremos sempre trazendo os programas em destaque e suas datas de inscrição, por isso acompanhe-nos sempre e não perca essas oportunidades.

Outra organização bastante conhecida dos empreendedores e startups é a Endeavor. A empresa já atua há 20 anos no mercado brasileiro fomentando o desenvolvimento de empresas brasileiras de alto impacto socioeconômico. Trazida ao Brasil por Beto Sicupira e Jorge Paulo Lemann, a Endeavor tem o programa Scale Up Endeavor , que trabalha com negócios de vários estágios de desenvolvimento, mas entre o que chamam de “Tribo” (negócios com 10 ou mais colaboradores e com atuação estabelecida) e “Vila” (empresas com 100 colaboradores ou mais e que já estão em estágio avançado de evolução e buscando alçar voos mais altos). O Scale Up tem 3 programas com inscrições abertas até o início de 2021, o Scale Up Endeavor Nacional, que acolhe empresas de todo o território nacional e com qualquer foco de atuação; o Scale Up Endeavor Smart Cities, que seleciona 12 negócios com foco em solucionar problemas das cidades do país, com inscrições até 15/01/2021; e o Scale Up Endeavor Edtech, com um olhar para modelos de negócios direcionados para a cadeia de educação, que encerra suas inscrições em 05/02/2021.

O próximo da lista é o programa ToasterLAB, da Vitagora, que desenvolve negócios inovadores e startups focados no mercado agro. O programa é direcionado para empresas pequenas e médias que apresentem potencial de crescimento ou startups já estabelecidas. As empresas que atuarem nas áreas de agtech, agroecologia, blockchain para alimentos, fermentação, alternativas plant-based, alimentos e bebidas funcionais, análises de ciclo de vida, embalagens, entre várias outras podem se inscrever até o dia 25/01/2021. As empresas que passarem no processo seletivo apresentarão seus pitchs na edição Europeia da ToasterLAB em fevereiro, e as vencedoras começarão seu programa de aceleração em março de 2021. A Vitagora tem atuação no mercado europeu, mas o programa oferece uma boa oportunidade de empresas brasileiras terem acesso àquele mercado.

Outra oportunidade para ficar atento é da Inovativa Brasil , iniciado em 2013 pelo Ministério da Economia, foi idealizado e estruturado para se tornar uma ferramenta de gestão pública com foco em aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o Brasil. Em 2016 o programa teve o reforço do SEBRAE e passou a ter ainda mais atuação em todas as regiões. A iniciativa tem dois programas de aceleração, o Inovativa Brasil, com abertura para qualquer tipo de negócio, e o Inovativa de Impacto, que acelera projetos focados em impacto socioambiental. O primeiro gera espaço para até 160 negócios inovadores em diversos segmentos de atuação, e que estejam em estágios de operação ou tração, tem duração de até 4 meses e conta com dois ciclos anuais de aceleração, um que se inicia no primeiro trimestre do ano e outro que começa no início do segundo semestre. Já o Inovativa de Impacto escolhe até 40 projetos para um programa de aceleração online com duração de até 6 meses e os 20 melhores projetos unem-se aos projetos do programa aberto para um grande evento vitrine chamado Inovativa Experience, que acontece no final do ano. As inscrições geralmente acontecem entre Maio e Junho e são feitas pelo site, então acompanhe para não perder os avisos de início das inscrições.

Além desses programas específicos, há aceleradoras que mantém programas rodando regularmente com seleção constante, como a Quintessa, o Distrito for Startups, a M2G, do grupo DJC, a Baita , que já tem pré-inscrições abertas para os programas de 2021, a OBR Global com conexão ao Vale do Silício, nos EUA e muitas outras que estão sempre buscando diamantes brutos do empreendedorismo nacional que possam ser lapidados e, quem sabe, tornar-se novos unicórnios brasileiros e mundiais.

Aqui no CWBR estaremos sempre trazendo os programas em destaque e suas datas de inscrição, por isso acompanhe-nos sempre e não perca essas oportunidades.