As possibilidades quando o assunto é coworking são muitas e não param de expandir. E quem deseja ter uma experiência totalmente única envolvendo trabalho, conexões e novas inspirações não pode perder o Coworking Camp.

O evento, que está em sua 4ª edição, vai acontecer em Amparo, cidade que fica a menos de duas horas da capital de São Paulo. Uma agenda intensa, mas também com vários momentos de relaxamento e descontração, está programada para o período de 8 a 15 de abril.

Um dos principais objetivos dessa imersão é criar espaço mental para que as pessoas e empresas possam trabalhar com foco, ao mesmo tempo em que se inspiram pela natureza e através dos vínculos gerados com as outras pessoas.

“Esperamos que as pessoas que passam por aqui ressignifiquem a forma como dividem sua semana entre trabalho e lazer. Por mais utópico que pareça, temos visto como é possível aproveitar melhor o tempo se estamos mais integrados com os espaços e deixamos temporariamente de nos preocupar com algumas escolhas (alimentação, lazer, etc)”, explica Caio Werneck, um dos organizadores do evento.

Além do ambiente compartilhado de trabalho, a imersão também abrange o conceito de coliving, uma vez que os participantes ficam hospedados todos juntos na Fazenda Santa Esther. Alguma dúvida de que essa é uma experiência e tanto?

Como funciona a ideia?

Como relata Caio Werneck, Coworking Camp foi pensado a partir de três eixos: trabalho, inspiração e conexões. “Por uma semana, profissionais podem dedicar tempo a seus projetos e participar de um programa com 20 palestras, workshops, performances, shows e celebrações. É como se fosse um TEDx misturado com um festival, dentro de um espaço de coworking, mas esse espaço é uma fazenda, onde o tempo passa diferente e as trocas acontecem mais naturalmente”, explica ele.

O projeto foi desenhado como um “teste de conceito” de um coworking rural. Ele surgiu de um desejo de trazer pessoas para o campo sem necessariamente se desconectar do trabalho em centros urbanos.

Como funciona a programação?

Serão 7 dias para trabalhar com foco ao mesmo tempo que os participantes refrescam as ideias, projetam novos caminhos e se conectam com pessoas de diversas áreas. Como o tema desta edição é justamente “Conexões”, toda a programação foi pensada nisso.

Serão workshops, conversas, performances e momentos de descontração inesquecíveis. Um ponto importante disso tudo é a relação urbano-rural e como é preciso valorizar o que os grandes centros urbanos têm de bom, mas sem esquecer da necessidade da conexão com a natureza com uma certa frequência.

As atividades coletivas ocorrem no começo da manhã, logo após o café da manhã e no fim do dia. Das 10:30 às 18:30, os participantes têm à disposição diferentes espaços de trabalho, como uma sala dentro de um antigo armazém de café e outra em uma capela dos anos 50, além de áreas externas: nos gramados, ao pé das árvores, na piscina, no quiosque e onde mais você quiser explorar seu foco e criatividade.

A agenda completa você pode conferir aqui.

Qual é a estrutura proporcionada?

Todos os espaços contam com internet rápida via fibra ótica. Mesas, quadros e flipchart ajudam em trabalhos coletivos. Durante o tempo em que não há atividades no programa, os participantes podem escolher entre trabalhar ou aproveitar a piscina, cachoeira, rios, caminhadas ou até mesmo ajudar na horta, no jardim e nas atividades produtivas da fazenda.

Para quem vai passar a semana toda, a hospedagem está inclusa. São quartos coletivos para as noites, e durante o dia é possível aproveitar as redes da área externa, espreguiçadeiras, esteiras e tapetões.

O cardápio é vegetariano e cuidadosamente pensado para provocar todos os sentidos dos participantes. A cozinha combina pratos brasileiros e orientais, com produtos frescos produzidos na fazenda ou em seus arredores.

E aí, curtiu a iniciativa? Corre logo no site pra conferir a programação completa e garantir a sua vaga! Todas as informações estão neste link aqui.

* As fotos do post são da última edição do evento.