Com a abertura gradual da economia já sendo realidade em algumas cidades e apontando no horizonte de outras, como no caso de São Paulo, provavelmente muita gente vai ter bastantes dúvidas em relação a como ficará a situação dos coworkings diante do “novo normal”.

Sim, todos estamos ansiosos para o momento em que poderemos voltar à rotina, reencontrar nossos colegas e amigos, andar mais despreocupados na rua e trabalhar num local mais bem preparado para isso.

No entanto, preocupações em relação ao uso de áreas comuns, máscaras, contato físico, entre outras, terão de passar a fazer parte do repertório de quem atende o público nos escritórios para diminuir a angústia de quem chega e tornar o ambiente o mais tranquilo possível.

Claro que, com o tempo, a tendência é que todo mundo vá se acostumando com as novas práticas e as perguntas se tornem mais tranquilas.

Algumas perguntas para as quais você precisará ter respostas

Não é à toa aquele ditado que diz: “a pessoa preparada vale por duas”. Estar preparado é transmitir confiança para seu coworker, é mostrar a ele que você tem as mesmas preocupações que ele tem e já pensou sobre tudo isso antes de reabrir o espaço.

Essa lista vem originalmente do artigo da Cat Johnson, e fiz uma adaptação livre.

  1. Já tem pessoas trabalhando no espaço?
  2. O pessoal está usando máscara?
  3. Será que vai ser desconfortável ou estranho usar máscara o dia todo?
  4. Como posso ter certeza de que não vou ficar doente nem transmitir o vírus para outras pessoas?
  5. Como vou tomar meu cafezinho?
  6. Vamos ter setas indicativas do fluxo no chão?
  7. Vamos ter sinalização de distanciamento social nas áreas comuns?
  8. Os outros coworkers vão ser cuidadosos também?
  9. Como lidas com as maçanetas? Elas serão desinfectadas o tempo todo?
  10. E o que fazer em relação aos corredores estreitos?
  11. Faz sentido ir para o coworking agora?
  12. Quando eu posso ir?
  13. Como saber a hora certa para voltar a frequentar o coworking?
  14. As pessoas vão tentar me abraçar?
  15. Não vai ser estranho demais não abraçar meus amigos?
  16. Quantos dias por semana seria seguro ir ao coworking?
  17. Como vocês vão manter as cabines telefônicas limpas?
  18. Eu vou poder usar as cabines telefônicas?
  19. Se eu não usar as cabines, onde posso fazer minhas ligações?
  20. E os banheiros?
  21. Haverá purificadores de ar no espaço?
  22. Eu deveria reservar uma mesa só para mim?
  23. Como vai ficar o espaço compartilhado?
  24. Seria melhor trabalhar na área do silêncio, onde menos pessoas circulam?
  25. Como vão ficar as comemorações e happy hours?
  26. Estou exagerando em relação a tudo isso?

Encarar a realidade é a melhor forma de lidar com ela

Então, enquanto ainda não estivermos totalmente acostumados à nova realidade, é bom que estejamos preparados para ter na ponta da língua as respostas para os questionamentos mais comuns.

Infelizmente, é provável que nem sempre elas tenham um tom positivo, mas, mesmo nesses casos, é muito melhor que você as responda de forma confiante e preparada, mostrando que tem consciência de que os tempos ainda requerem cuidado especial por todos para manter toda a estrutura funcionando de uma forma saudável.

Não deixe espaço para dúvidas

Uma vez que os procedimentos do seu espaço estejam bem definidos, e você decida que é hora de reabrir, comunique. Cole cartazes, emita um comunicado oficial, deixe todos os “dos and dont’s” bem definidos e claros. É legal ouvir a opinião de várias pessoas e talvez construir estes procedimentos em conjunto. Mas uma vez decidido, está decidido. Sem exceções.

Não permita que seus coworkers precisem discutir entre si o que fazer. Sempre terão aqueles que são a favor de uma medida e os que pensam que é exagero. É papel do espaço organizar as regras e garantir que todos estão cumprindo. Se alguém tiver dúvidas, basta apontar para o cartaz na parede, evitando conflitos desnecessários.

Uma dica final

Além disso, vá desde já anotando as principais inseguranças dos seus coworkers para montar em seu site ou nas mídias sociais uma espécie de seção de perguntas frequentes. Como cada espaço e comunidade são únicos, pode ser que as preocupações sejam totalmente diferentes das que apresentamos aqui.

Essas atitudes podem ajudar você a mostrar como o espaço está lidando com o combate ao coronavírus e tranquilizar os atuais e futuros membros da sua comunidade.