Olhando pra trás, posso perder as contas de quantas vezes repetimos em textos aqui no Coworking Brasil sobre como os espaços de coworking não são sobre as cadeiras e o wi-fi que você disponibiliza. Sempre deixamos esse ideal claro e, se ainda tinha alguém que não havia entendido essa ideia básica sobre fazer coworking, durante a pandemia isso só se mostrou mais evidente. Afinal, você pode ter investido muita grana nas melhores e mais ergométricas cadeiras existentes no mercado, mas agora, com elas vazias, de quê isso importa?

Por outro lado, se você sempre investiu em formar conexões e uma comunidade forte, é provável que a longo prazo você sinta menos o baque da pandemia. Nesse caso, quem estava com você antes da crise, provavelmente estará lá depois que o temporal passar. Possivelmente, essas relações que você construiu com tanta paciência e atenção ficarão ainda mais fortes.

Nós também sempre insistimos na importância de os coworkings promoverem encontros e networking, além de serem hubs de inovação e conhecimento. Uma das melhores formas de viabilizar isso é através dos eventos, e nós sempre demos uma atenção especial para a divulgação deles por aqui. Desde o ano passado viemos trabalhando na plataforma de eventos, e com as mudanças no planejamento, causadas pelo arrastão chamado COVID-19, nós reformulamos o projeto e apresentamos a opção de publicar eventos online.

Com boa parte da população mais reclusa no aguardo da diminuição nas transmissões do vírus, as interações digitais tornaram-se parte das nossas rotinas, principalmente para quem já trabalhava de forma remota. Ao invés de irmos para o bar tomar uma cerveja para trocar uma ideia com os amigos, agora fazemos ligações em grupo. Até as sessões de terapia são por Skype ou call no Whatsapp.

Tudo virou live, call ou webinar. E nós achamos ótimo! Se não podemos mais nos reunir fisicamente, pelo menos enquanto não for seguro, precisamos fazer isso de forma digital. As relações interpessoais são essenciais para os seres humanos, e a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para os perigos do isolamento na saúde mental. A ONG Mind, do Reino Unido, elenca uma série de cuidados durante esse momento delicado que o mundo vive, e o primeiro item em destaque é “conecte-se com pessoas: mantenha contato digitalmente”.

Então, a essa altura do “novo normal”, a questão nem é mais se você deve ou não realizar encontros online. Se você compreende a importância de manter seus coworkers próximos entre si e próximos do seu espaço, você vai perceber que precisa continuar fazendo parte da vida deles nessa fase difícil – aliás, principalmente nesse momento.

Agora a questão é: que tipo de evento online meu espaço pode promover?

Sabemos que uma boa parte dos coworkings já reabriram, mesmo com muita gente ainda optando por ficar em casa ou ir para o escritório com menos frequência. Mas o fato é que tudo mudou em muito pouco tempo, e mudou para sempre. Quem tem ido para o escritório precisa seguir uma série de novos procedimentos e cuidados. O cafezinho com o colega que senta perto segue suspenso por tempo indeterminado – idealmente, ninguém sequer está sentando perto de ninguém. As aglomerações ainda não são recomendadas, portanto, os eventos presenciais ficam fora do calendário, enquanto os virtuais viraram o protagonista do espetáculo.

Você deve estar observando, se é que já não está participando ativamente, as lives que têm acontecido diariamente pelas redes sociais e outras plataformas como o Zoom. Se você já vem pensando em se inserir no “mercado de lives”, mas não faz ideia de como começar ou qual tipo de evento criar, agrupamos 3 estilos de eventos que podem te ajudar a entender as alternativas de encontros.

Eventos para fortalecer a comunidade

Ali em cima falamos sobre como o encontro com os amigos, que antes era no bar ou num restaurante, agora passou para o Zoom ou para o Whatsapp. Você pode fazer a mesma coisa com os coworkers do seu espaço!

Que tal marcar um happy hour para o pós-expediente em uma sexta-feira? Se você já fazia isso antes, não tem porque não passar isso para o online. As pessoas continuam precisando de uma pausa para desopilar depois de uma semana estressante, ainda mais agora que não dá para sair muito de casa e isso deixa a gente bem mais ansioso.

Claro, esse tipo de evento parte do ponto de que você já tenha investido pelo menos um pouco nas conexões da sua comunidade. Se você nunca realizou um só coffee break, realmente, fica um pouco difícil de criar isso do zero à distância.

A quarentena tornou mais latentes as necessidades em buscar pontos de contato e interação com os nossos associados…”

Um exemplo superbacana foi o projeto Lendo Junto da TAG Livros, um clube de assinatura de livros que decidiu unir seus sócios através de lives no Instagram. A ideia funciona assim:

eles fazem um cronograma de leitura para o livro do mês do kit que os assinantes receberam. A proposta é ler o livro em 4 semanas, cerca de 15 páginas por dia, e o perfil da TAG no Instagram promove uma live para debater a primeira metade do livro e no final do mês outra live para uma conversa sobre o final do livro.

A quarentena tornou mais latentes as necessidades em buscar pontos de contato e interação com os nossos associados. Já fazíamos algumas lives nas nossas redes, mas essa programação digital teve um salto bem grande desde o início da pandemia. Acreditamos que a leitura é uma ótima aliada nesse momento”, explica a Analista de Conteúdo da marca, Luise Spieweck.

O projeto começou em maio e as lives dos dois primeiros livros lidos já deram bons resultados, tanto que eles pretendem seguir com a ideia nos próximos meses. Muita gente participa ao vivo, e como eles disponibilizam as gravações das transmissões, quem não conseguiu ver ao vivo pode assistir depois, o que faz dobrar o número de visualizações para a marca.

Eventos para presentear seu público

Aqui entram aqueles eventos especiais que você planejava no seu espaço para dar uma meia hora de relaxamento ou descontração para os coworkers. Aquele dia no mês que você levava um massagista ao espaço, ou aquela aula de Yoga semanal que você promovia no início do expediente.

Agora é tudo adaptado ao online e a rotina de home office. Se o seu coworker não pode ir para a academia, você podia chamar um profissional para fazer uma live dando algumas ideias de como se exercitar sem equipamento, ou dá para chamar um cabeleireiro para dar dicas de como aparar o cabelo em casa.

É um agrado que basicamente grita “hey, nós estamos aqui pra você, viu?”. Por isso, é importante pensar no seu público e no que funcionaria com ele. Tente pensar em ideias que atinjam os seus coworkers e como você pode ajudá-los, mesmo a distância.

As lojas Renner, por exemplo, apostaram nas lives musicais para presentear o público. Eles patrocinaram diversas lives com alguns dos maiores artistas do Brasil, principalmente nos finais de semana, dando coro para o movimento #FicaemCasa e entretendo através das redes sociais.

Eventos para dividir conhecimento

Nessa parte entram aquelas palestras e bate-papos mais aprofundados, ou mesmo cursos com um cronograma mais extenso. Novamente, você precisa entender quem é o seu público e o que poderia agregar conhecimento para o momento que ele está vivendo, como pessoa e profissionalmente.

Foi o que fez o AirBnB que, mesmo com seu business completamente parado por conta do baque no turismo, encontrou uma forma de manter sua comunidade viva. Seus consumidores podem “viajar virtualmente” através do projeto Experiências Online. Por lá, você pode assistir uma aula seguida de um concerto de Tango diretamente de Buenos Aires, entre muitas outras experiências que transmitem a cultura de dezenas de países.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=66&v=XhaTCzKrEtE&feature=emb_title

O perfil do Instagram Me Conta Direito é uma página pequena que aborda assuntos sobre leis e decisões judiciais “sem juridiquês”. Atentos à tendência das lives, por lá eles firmaram sua presença e intensificaram os papos ao vivo durante a quarentena. Tem conversas sobre vários temas do Direito e a gravação das lives fica salva na página através do IGTV.

Em um momento em que todo mundo está um pouco aflito sobre o futuro e os mercados que estamos inseridos, vale ficar de olho nos debates que rolam para começar pensar o futuro pós-pandemia. Para o nosso setor, fica a dica das lives de todas as terças-feiras da galera do Encontro Coworking Brasil, com a proposta do “Discutindo a relação”, que cada semana traz um papo diferente com figuras participantes do mercado. Todas os vídeos estão disponíveis na íntegra no canal do Youtube!

E aí, já pensou em algum encontro online para fazer com sua comunidade?

Daqui pra frente, tudo vai ser mais online do que já era. A transformação digital bateu em nossas portas com tudo. Agora, é do conforto dos nossos lares que trabalhamos, fazemos reuniões, assistimos aulas e palestras e participamos de debates. Mas não é por isso que o seu coworking vai ficar de fora. Na verdade, a sua marca pode ser a cola que mantém todo mundo junto.

Se os seus membros desapareceram e se desconectaram do seu espaço assim que a pandemia começou, esse é um sinal que você não estava entregando o coworking em seu modo completo. Você estava alugando um espaço, e o que mais? Aproveite esse momento para reavaliar como você anda trabalhando e o que mais pode oferecer para os seus membros. Seu papel é servir, você não é uma imobiliária alugando uma sala comercial.

Seu coworking precisa continuar fazendo parte da vida dos coworkers, agora mais do que nunca. É da nossa natureza viver em sociedade e as conexões precisam acontecer, mesmo que não presencialmente. E então, vamos juntos nessa?