Muitos de vocês pensam que trabalhar em casa é um sonho realizado e ponto final, mas nem sempre é esse o caso. Esse formato em realidade significa trabalhar fora de hora e não ter comunicação e integração com os colegas de profissão ou amigos.

Pensando nisso, listamos as principais vantagens do coworking – capazes de proporcionar uma pausa da vida doméstica, por vezes caótica, para oferecer uma mudança de cenário e maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Crescimento do trabalho remoto

O coworking não é uma alternativa recente ao escritório convencional. Os espaços já reúnem pessoas de todo o mundo que procuram um lugar para trabalhar, de uma forma muito semelhante ao que faz o Airbnb com as hospedagens.

É possível encontrar um local de trabalho alguns passos de você (se estiver num grande centro), com alguns cliques no seu mouse. O MIT Technology Review publicou em dezembro de 2020, uma edição especial sobre home-office, que levanta dados e aponta as principais mudanças no formato de trabalho.

“Mudanças profundas na cultura do trabalho”

MIT Technology Review

Em resumo, quando o assunto é a retomada das atividades nos escritórios, apenas 6,5% dos entrevistados dizem não querer mais home office nenhum dia, enquanto 93,5% querem manter pelo menos um dia desse formato. A aderência parece ser mais latente entre o grupo mais jovem com até 25 anos, que vivem sozinhos.

Os projetos de cidades inteligentes devem evoluir rápido com a implementação do 5G, Blockchain e Internet das Coisas (IoT). A previsão é que até 2025, cerca de 1 trilhão de dispositivos móveis de diversos formatos estejam conectados à web. Os indicativos são de que 37% da população economicamente ativa de todo o mundo, podem chegar a desempenhar sua atividade profissional via dispositivo móvel.

Essa tendência avança juntamente com a implementação de plataformas e ferramentas de gerenciamento com melhoria e automação de processos de produção, aumentando a eficiência nos prazos de entrega ao cliente.

Coworking como complemento do home-office

O cenário parece desenhar uma mudança no imobiliário de escritórios, incluindo uma queda de aluguéis tradicionais com contratos de 3, 5 e 10 anos para acordos mais curtos e flexíveis, como no caso dos espaços de coworking. O que faz com que, até as próprias imobiliárias e corretores tenham que repensar seus modelos de negócios existentes para acompanhar a reformulação dos escritórios.

 

Você que já vive a realidade do home-office, desde a pandemia, ou até mesmo antes disso, já experimentou um espaço de coworking para dinamizar a sua rotina de trabalho?

Veja nos tópicos a seguir as principais vantagens de compartilhar um espaço de trabalho com desconhecidos.

Criatividade

Muitas vezes, uma mudança de ambiente pode ser uma boa forma de aumentar a sua criatividade, oferecendo uma perspectiva diferente e uma nova energia. Descobrimos que o coworking aumenta realmente a criatividade dos membros, porque a horizontalização dos ambientes propicia conexões com mais empatia e compartilhamento de ideias entre as pessoas – além de proporcionar encontros que normalmente não aconteceriam em outros espaços.

Comunidade

Pré-pandemia, um dos benefícios mais significativos era a interação e o sentido de comunidade que proporcionaram. Os espaços de coworking estão sintonizados com esta necessidade e estão a investir nas suas ofertas de comunidade online.

O trabalho em rede pode continuar a prosperar neste novo ambiente, se nos adaptarmos em conformidade, o que pode ser uma ótima oportunidade de conhecer pessoas de outras indústrias, profissões e aumentar a diversidade da sua própria rede.

Produtividade

Com uma variedade de opções, que vão desde pequenos escritórios privados ou mesas rotativas, você poderá trabalhar do jeito que mais gosta e ser o mais produtivo possível.

Se é do tipo que se distrai fácil em casa, um espaço de coworking pode ajudá-lo a se concentrar no que precisa de realizar. Além disso, estes tipos de escritórios costumam ser pensados para trabalhar e podem contar com segurança e infraestrutura que nem sempre é possível ter em casa.

Serviços que você só encontra nos espaços de coworking

O home-office cresceu numa velocidade acelerada, que não aconteceria se não fosse a necessidade imposta pela pandemia. Em poucos meses, ou até dias, organizações migraram sua estrutura física para o ambiente digital.

Internet de alta velocidade

Conectividade ininterrupta à Internet com velocidade rápida de carregamento e descarregamento. Passe de cobertura WiFi de área total integrado em todos os planos.

Impressoras em rede

Dê comandos de impressão sentados em qualquer lugar e recolha os seus documentos a partir das impressoras localizadas centralmente no espaço de trabalho.

Rede de membros online

Conecte-se facilmente com outros membros da comunidade. A maioria dos espaços utiliza ferramentas on-line, como grupos de WhatsApp, Telegram, Slack ou plataformas próprias, para promover mais interatividade entre seus membros. Dica: ao visitar um espaço, procure saber se neste espaço você terá a chance de encontrar novos parceiros de negócios e promover os seus serviços.

Espaço de trabalho mais flexível

Felizmente, os espaços de coworking são completamente flexíveis. Se precisar de aumentar ou reduzir o número de funcionários, não há necessidade de alugar um espaço diferente ou de se preocupar com mobiliário e equipamento.

Os pacotes vão desde salas privadas, mesas fixas, rotativas ou custo por hora. Onde você escolhe de acordo com a sua necessidade.

Muitos destes ajustes na concepção de escritórios não são na realidade apenas acelerações das tendências imobiliárias, que existiam muito antes da pandemia. E sim, preocupações e prioridades que passarão a ser revistas em torno da saúde e dos direitos trabalhistas que mudaram rapidamente com a crise causada pelo Covid-19. Os escritórios como conhecemos, nunca mais serão os mesmos.

Esperamos que isso signifique que também estarão mais seguros. Num mundo de incerteza, uma coisa é certa, o local de trabalho mudou e nós estamos aqui para o ajudar a navegar nas mudanças.

Clique aqui para experimentar gratuitamente um espaço de coworking perto de você.

 

 


Cover photo by Charles Deluvio on Unsplash.