Coworking Day 2019

Participe da maior festa da cultura coworking mundial. Encontre o evento mais próximo de você!

Veja todos os eventos

Participe da maior festa da cultura coworking mundial. Encontre o evento mais próximo de você!

.
O dia mundial do coworking é comemorado todo dia 9 de agosto, uma data que referencia as origens do movimento coworking no mundo (veja a história do Coworking Day aqui).
No Brasil, todo Coworking Day é sempre super animado, com espaços de coworking abrindo suas portas gratuitamente para receber visitantes, curiosos e parceiros. Cada espaço cria sua própria programação, geralmente envolvendo algum evento em conjunto com seus membros como café da manhã, almoço ou happy hour. Alguns espaços vão além e organizam workshops, palestras e apresentações em geral de assuntos que interessam a sua comunidade local.
Em resumo, o Coworking Day é um dos melhores dias para se visitar um espaço de coworking. É quando os espaços estão mais abertos, orgulhosos de suas conquistas e integrados com suas comunidades.

4 eventos diferentes

4 cidades pelo país

.

Como aproveitar ao máximo o Coworking Day

O Coworking Day é uma celebração entre gestores de espaços colaborativos e sua comunidade. Então esse dia é para ser focado em conhecer a comunidade de pessoas que o espaço agrupou.

Claro que você pode trabalhar um pouco, todo mundo tem boleto, mas tente ao máximo garantir algumas horas livres para interagir com os frequentadores do espaço e realmente conhecer o que eles tem a oferecer. Aliás, dê um passo a frente e se apresente para o pessoal. Pergunte se pode fazer uma pequena talk de 5 minutos para falar sobre um assunto que você domina e acredita ser de interesse do grupo.

O mais importante do dia é entender como aquele espaço trata a sua comunidade. Se no Coworking Day cada um estiver no seu canto, já é um sinal que a integração e networking não é necessariamente a prioridade do local.

História do Coworking Day

O dia 9 de agosto não foi escolhido por acaso. Foi nesse dia, em 2005, que Brad Neuberg publicou o seu artigo convidando “pessoas de espírito livre” para se juntar a ele, criar uma comunidade, relaxar em um sofá e trabalharem juntos.

Era o início do coworking moderno, como conhecemos hoje. Se você tiver curiosidade, pode ler o o post original aqui.

No entanto, nesse momento a gente estava assistindo um movimento nascer, ninguém fazia ideia ainda do que ele ia se tornar. Foi apenas 5 anos depois, em 2010, que um brasileiro sugeriu que essa data fosse comemorada como o Coworking Day em homenagem ao post original do Brad.

O Cadu de Castro Alves, na época gestor de um espaço de coworking no Rio, publicou este post no Grupo Coworking, que até onde a gente sabe, é a primeira vez que o termo “coworking day” é mencionado publicamente.

No post o Cadu diz:

De lá pra cá, a cada ano o mercado tenta – as vezes ainda de forma tímida – fazer desse dia uma data especial. No Brasil, eventualmente o dia mundial do coworking foi deslocado para cair em uma sexta-feira, ou esticado para uma semana completa.

No entanto, oficialmente, o dia do coworking é 9 de agosto.