Este artigo é uma adaptação livre de 17 PR Strategies for your coworking space, escrito por Cat Johnson.

Não há nada mais valioso do que ouvir de outros operadores de coworking como eles atraem cobertura de mídia consistente e de qualidade que os situa como especialistas no assunto, posicionando, assim, seu espaço e comunidade como destaques no campo.

Uma coisa é ouvir teóricos de Relações Públicas, outra é ouvir como seus colegas e líderes de coworking estão colocando isso para funcionar na prática, gerando cobertura consistente, backlinks de alta qualidade e posicionamento nacional.

A chave para uma estratégia forte de RP é ser fonte de jornalistas e publicações. Eles sempre voltarão a você para obter seus insights e sua opinião como especialista sobre tópicos em alta.

Abaixo você confere as 17 estratégias de Relações Públicas para o seu espaço de coworking, organizadas pelos convidados, Amanda Munday do The Workaround (Canadá), Bruce Montgomery do Entrepreneur Success Program (EUA), Dana Berggren do The Coop (EUA) e Felena Hanson do HeraHub (EUA):

1. Defina Alertas do Google

Configure Alertas do Google para itens interessantes que você sabe que pode falar a respeito. Seus alertas podem incluir coworking, espaços compartilhados, o futuro do trabalho, desenvolvimento econômico local, trabalho remoto, escritórios compartilhados, pequenas empresas, etc.

Faça experiências com tópicos relevantes para o seu espaço e sua marca, e use a tentativa e erro para encontrar alguns tópicos de alerta do Google com os quais você possa falar sobre.

2. Seja proativo com os jornalistas

Quando você encontrar uma temática de notícias que possa falar a respeito, chame o jornalista imediatamente e diga que você está disponível como fonte.

3. Encontre um gancho de notícias

Não é novidade que seu espaço existe, a sua existência não rende manchete. Mas outras tantas iniciativas da sua marca podem valer uma matéria: como seu espaço tem ajudado pais em home office durante a pandemia, o desenvolvimento de uma aceleradora de empreendedores no seu espaço, o apoio a trabalhadores essenciais oferecendo salas de reunião gratuitas, o rastreio do impacto do coworking na comunidade da sua cidade, etc.

Encontre o ângulo da notícia e não tenha vergonha de divulgar suas iniciativas e seus coworkers.

4. Conecte jornalistas a seus membros

Trabalhar na área de RP não significa, necessariamente, que tudo tenha que ser sobre o seu espaço. Quando você enxergar uma boa história dentre os seus membros, chame um jornalista e ofereça-se para fazer a conexão com uma fonte.  Facilite esse contato, isso ajuda o jornalista, bem como os seus coworkers.

5. Produza boas fotos do seu espaço

As imagens são fundamentais, especialmente agora. Tenha fotos atualizadas do seu espaço, de preferência mostrando as adaptações para receber clientes durante a pandemia. Os jornalistas precisam de fotos, e as imagens pré-Covid não são as mais adequadas neste momento. Os meios de comunicação não querem enviar um fotógrafo em plena pandemia, portanto, torna mais fácil para eles publicar fotos de alta qualidade.

6. Seja oportuno

Não hesite em contatar a imprensa logo que uma história aparecer. A oportunidade é importante e os tópicos de tendência mudam rapidamente. Com o tempo, você aprenderá a prever tendências e tópicos emergentes de discussão e poderá entrar em contato com antecedência.

7. Expanda estrategicamente

Sempre que houver uma oportunidade para exposição na mídia, insira organizações adicionais para estender o alcance da história. Por exemplo, coloque uma história sobre seu coworking ou um negócio em seu espaço com o trabalho que eles estão fazendo com uma organização sem fins lucrativos local. Dessa forma, você consegue atrair a atenção da imprensa para atingir o público de sua empresa e de seus associados, além do público da organização sem fins lucrativos.

8. Enxergue o lado humano para identificar uma boa história

O trabalho do jornalista não é promover o seu coworking, mas sim compartilhar histórias interessantes com seus leitores e espectadores. Portanto, encontre um ângulo mais “humano” da história, pois é isso que vai ressoar com a audiência.

Novamente, não é um fato interessante você existir como um espaço de coworking, não é notícia. Mas é novidade que você está abrindo novas oportunidades para jovens empreendedores em seu espaço com um programa de aprendizes, por exemplo. Pense pelo lado humano e entre na realidade de sua comunidade e iniciativas. É aí que estão as histórias.

9. Contribua para publicações

As publicações impressas estão sempre procurando por colaboradores e posts de convidados de qualidade. Você pode se conectar com as publicações com antecedência para ver o que elas estão buscando. Você também pode criar peças de opinião e enviá-las com exclusividade para os veículos. Envie uma publicação por vez (não envie o mesmo texto para 10 jornais diferentes, ok?) e não se esqueça de incluir menções backlinks para a sua marca.

10. Chame os especialistas

Se RP não for o seu ponto forte, contrate um profissional que possa encontrar, de forma consistente, as melhores oportunidades para o seu espaço. Você pode aceitar essas sugestões ou não, mas é bom ter oportunidades estratégicas para escolher.

11. Seja sua própria empresa de mídia

Nós sabemos, você está super ocupado tentando manter o seu espaço aberto – enquanto se questiona quando a onda dos coworkings vai chegar. Mas você é uma empresa de mídia e quanto mais cedo aceitar esse fato, melhor para você.

Através de seu blog, vídeos, mídia de streaming, redes sociais, Clubhouse, fotos, podcasts, histórias no Twitter e Stories do Instagram, você está criando e publicando mídia todos os dias. Seja estratégico e inteligente sobre seus tópicos, histórias, público e métodos de engajamento.

12. Publique comunicados de imprensa em seu site

Coloque um link “Imprensa” em seu site e poste algo nele pelo menos uma vez por mês. Pode ser uma nova iniciativa, uma nova parceria, um prêmio ou reconhecimento que seu espaço ou um de seus membros recebeu, etc. Mantenha esta página sempre atualizada! Ela pode realmente fortalecer sua marca, ou, se ficar desatualizada por meses ou anos, deixará um reflexo negativo em sua marca.

13. Construa relacionamentos com jornalistas

Conheça jornalistas específicos que façam a cobertura de tópicos relevantes para você, que estejam ligados com a sua comunidade e com sua missão.

Leia, assista e ouça para encontrar as conexões, crie uma lista privada no Twitter para que você possa acompanhar o que eles estão relatando. Compartilhe, retuite e comente as postagens deles com frequência, isso manterá seu nome na memória e em evidência para quando eles precisarem de uma fonte.

14. Concentre-se no movimento de coworking mais amplo

Não se trata apenas de você e seu espaço. Compartilhe histórias e argumentos de venda que incluam outros espaços de coworking e iniciativas comunitárias. Isso pode ocorrer por meio de uma aliança local de coworking ou apenas a partir da perspectiva de operadores de coworking navegando em tendências e desafios.

15. Lembre-se: RP não serve para atrair novos membros

Dificilmente um espectador vai ver uma notícia em que o nome do seu espaço aparece e vai correr para procurar seu coworking. No entanto, é incrivelmente importante e poderoso para o posicionamento da marca, criação de indexação de SEO, expansão de networking e como prova social diante do público. Então, quando o tópico de espaços compartilhados surgir, você estará lá, em primeiro lugar.

16. Use a plataforma “Ajude um repórter”

Existem várias plataformas que conectam jornalistas em busca de fontes, com pessoas que podem compartilhar uma opinião e diferentes perspectivas sobre os tópicos. Um exemplo disso é o site Ajude um repórter, mas há um número crescente desses tipos de ferramentas.

17. Encontre o tom certo para o seu release oficial

O coração do Relações Públicas é o seu release oficial. Antes de escrever, pense no que é importante para o veículo de comunicação saber sobre o seu espaço e quais informações são realmente necessárias de inserir.

Este texto é uma adaptação livre do artigo “17 PR Strategies for your coworking space”. Se desejar, você pode conferir o original, escrito por Cat Johnson, aqui.

 

Photo by Austin Distel on Unsplash

Photo by CoWomen on Unsplash