No trabalho é onde passamos a maior parte do tempo e é inevitável que façamos amizades e também inimizades, seja com outros colaboradores ou até mesmo com os chefes.

Tanto na vida pessoal como na profissional, sempre precisamos de alguém, queremos agradar, ser úteis ou importantes e isso faz parte de nossa sobrevivência. Entretanto, muitas vezes o reconhecimento, a gratidão e a empatia não se fazem presentes diante de algumas situações.

Tenho certeza que você vai reconhecer pelo menos uma das situações abaixo:

– Sempre tem uma pessoa que minimiza seus problemas, dores ou sofrimentos. Por exemplo, você diz que torceu o pé, a pessoa diz que já quebrou uma perna. Você diz que está com uma dorzinha de cabeça, a pessoa diz que está com uma enxaqueca terrível. Você diz que tem muito trabalho a fazer, a pessoa diz que virou a noite trabalhando.

– Tem também o inverso, quem não pode te ver vencendo ou atingindo objetivos. Por exemplo, você diz que achou R$ 5,00 na rua, a pessoa diz que já achou R$ 100,00. Você diz que comprou um novo celular, a pessoa diz que comprou o mais recente IPhone do mais caro e com mais recursos. Você diz que o cliente aprovou o job de primeira, a pessoa diz que ele mal olha e aprova tudo mesmo.

– Quando a pessoa nunca está bem. Aquela pessoa que quando você dá bom dia, ela já começa vomitando seus problemas, fazendo drama ou reclamando da vida. Está sempre com dor, pra baixo, com cara fechada ou reclamando.

A boa notícia é que existem formas de minimizar e até mesmo afastar estas situações e pessoas que podem sugar suas energias. Para conseguir isso, é preciso ter ciência de algumas coisas, principalmente que somos os maiores responsáveis por tudo o que acontece conosco, mas não somos os únicos.

Mas então, como afastar a negatividade das nossas vidas?

1 – Pare de queixar-se, você é responsável pela sua mudança de humor. Assim como a energia positiva atrai coisas positivas, o mesmo acontece com a energia negativa.

2 – Observe as pessoas negativas que lhe rodeiam e pense quais são as atitudes que tanto lhe incomodam ou irritam e se são atos reais ou implicâncias suas.

3 – Não absorva os problemas alheios e não permita que os problemas dos outros se transformem em seus. Aprenda a focar nas soluções e não nos problemas. Não se esqueça que o cérebro está “configurado” para procurar problemas e depois que você focou toda a atenção em coisas negativas, é muito difícil enxergar o lado positivo.

4 – Adote uma atitude positiva e viva uma vida melhor, cheia de projetos, objetivos e felicidades. A única forma de provocar mudanças é começando por nós mesmos.  Você já ouviu a frase “seja a mudança que quer ver no mundo”? Parece clichê, mas faz todo sentido quando paramos para pensar que muitas vez queremos que o outro seja do jeito que imaginamos, que gostamos, que preferimos. A maneira como vemos o mundo não é mais do que o reflexo do que somos no nosso íntimo. Certamente, quando estamos felizes, o mundo tem outras cores, outro perfume e outro aspecto. Quando estamos tristes, o mundo também parece estar.

E, para finalizar, faça somente o que está ao seu alcance, por isso a análise da situação é tão importante. Se você pode resolver algo ou ajudar alguém, dê o seu melhor. Se você não pode, não sinta culpa ou preocupações.

Lembre-se: você está lá para trabalhar e as amizades são boas consequências, então dê o seu melhor e condicione seu cérebro para a positividade, afastando situações como estas do artigo.

Um abraço e até a próxima!