Estamos em 2017 e é mais que comum o papo de que aprender inglês é essencial, que é a língua internacional, que é a língua mínima para qualquer coisa que você queira fazer na vida. Eu, particularmente, acredito que o inglês é sim importante, mas que se tivermos a oportunidade de ir além, que assim façamos.

Falo isso porque nesse momento escrevo este artigo diretamente de um hostel na Escócia, onde tudo o que menos tem aqui são nativos do inglês, sejam eles americanos ou do Reino Unido. Em uma semana de viagem já passaram pelo meu caminho dezenas de italianos, franceses, espanhóis e outras tantas nacionalidades.

E eu, com meu inglês intermediário e meu português abrasileirado, me dei conta de que o mundo realmente é grande demais e que se eu soubesse pelo menos o básico de algumas outras línguas, as coisas estariam sendo um pouco mais fáceis pra mim.

E como tudo hoje é simplificado pelos nossos smartphones (que termo que parece ultrapassado, hein?), decidi escrever sobre os 5 aplicativos gratuitos para aprender línguas que me pareceram ser bem honestos e didáticos. E que, alguns deles, eu inclusive já estou testando quando tenho um tempinho no ônibus ou no trem entre uma cidade e outra.

1 – Duolingo

O Duolingo já é um clichê quando se fala de apps para aprender línguas, mas isso porque, como todo clichê, ele faz sentido. Eu conheço esse aplicativo há bastante tempo e muitos amigos meus também fazem uso dele.

O “problema” dele na época em que comecei a testar para aprender um pouco de francês é que não havia o português como “língua mãe”. Ou seja, eu tinha que fazer os exercícios do inglês para o francês – mas pode ficar tranquilo que isso hoje já mudou.

Gosto do Duolingo porque antes de começar você escolhe uma meta – já falamos aqui como elas são importantes -, então o aplicativo vai ficar te mandando lembretes de que já está na hora de você praticar.

Ele é totalmente gratuito e disponível tanto para iOS como para Androids, e com ele você pode aprender inglês, espanhol, francês e alemão.

2 – HiNative

Esse aplicativo oferece 120 opções de cursos, com aulas desenvolvidas por nativos da língua, profissionais que você pode acionar via chat para tirar dúvidas com pronúncia, escrita ou outras tantas.

A dinâmica dele é leve e você vai aprender através de jogos, que vão acontecendo conforme o seu nível de conhecimento na língua. É um dos mais usados e está disponível para Android e iOS.

3 – Busuu

Quer aprender espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, polonês, turco, árabe, russo, chinês ou japonês em uma rede social? Então o Busuu pode ser o app que você está procurando, já que tem desde o nível básico até o avançado com mais de 50 milhões de pessoas.

Ele é basicamente gratuito, porém tem algumas opções mais completas que são pagas. Disponível tanto para usuários de iOS como de Android.

4 – Mondly

O Mondly é bem parecido com o Duolingo em sua didática, mas com o diferencial de que são mais de 50 opções de línguas! Através de vídeos, fotos, áudios e textos você vai aprendendo a sua nova língua escolhida e, a cada módulo terminado, você precisa relembrar em um teste tudo o que aprendeu no módulo anterior.

Ah, ele também apresenta em gráficos o seu avanço, o que sempre é um incentivo para melhorar a sua média, né?

5 – Rosetta Stone

Desenvolvido por uma escola de línguas, que leva o mesmo nome, o aplicativo proporciona aulas básicas de 24 idiomas, incluindo alguns diferenciados como holandês e tcheco. Bem bacana para quem está prestes a fazer uma viagem e quer ter uma noção do que vai precisar durante a trip.

Um diferencial bacana é que a escola criou um app especificamente voltado para brasileiros que vão viajar e precisam saber aquelas frases e expressões chave, sabe? Esse aplicativo só tem para a língua inglesa, basta procurar pelo nome Rosetta Stone Viagem Inglês.

Não prometemos que você vá sair de cara falando italiano ou que vá poder dar aulas de espanhol daqui a seis meses, mas com esses aplicativos você vai pelo menos tentar se comunicar com o povo local em sua próxima viagem.

Os resultados obviamente dependerão da sua vontade e dedicação, mas por mais devagar que aconteçam os seus novos aprendizados, essa é sempre uma forma de puxar conversa com alguém quando estiver sozinho naquele pub ou mesmo quando estiver trabalhando em um espaço de coworking internacional.

Já imaginou que incrível poder fazer aquele networking ou mesmo ter inspirações oriundas de diferentes culturas? Você vai ver que, mesmo quando a viagem é apenas de férias ou até durante aquele ano sabático, sempre aparecerão pelo seu caminho pessoas interessantes com possíveis oportunidades.

Na dúvida, esteja preparado para absorver todo esse conhecimento que está por vir!