Para início de conversa, ter uma lista de metas é ter um roteiro de vida a seguir. Se você não tiver objetivos bem delineados, como é que vai correr atrás deles? Então comece a sua lista de metas para 2017 antes mesmo de 2016 terminar. Observe tudo o que você alcançou neste ano que passou e comece a refletir sobre as formas de aprimorar a sua garra em perseguir seus planos.

Antes de mais nada, faça um balanço de 2016

Um ano bom não envolve apenas o que você comprou ou as viagens que conseguiu fazer. É preciso observar também como você amadureceu e quais escolhas e comportamentos foram admiráveis.

Não entre em depressão se você não realizou algum dos itens da sua lista do ano que passou. Analise o porquê de você não ter alcançado e se você realmente queria isso, porque os planos podem mudar ao longo do caminho, é supernatural. A gente muda o tempo todo, e 12 meses é muito tempo para permanecer exatamente o que você era quando escreveu sua lista.

Talvez você tenha colocado como meta “perder 10 quilos” e não tenha atingido. Mas se você começou a fazer exercícios e mudou a sua alimentação, se tornando alguém mais saudável e disposto, será que já não é motivo para você se parabenizar e se sentir feliz?

Mas e como criar uma lista de metas?

Como falamos no tópico acima, é preciso encontrar a dose ideal de auto cobrança, para não estagnar na zona de conforto e também não ficar se exigindo além do nível saudável. Então tente seguir os seguintes passos na hora de criar sua lista:

Pense em todos os campos que você pode evoluir.

Em que esferas você gostaria de alcançar novas metas? Antes de escrever todos os seus objetivos detalhadamente, pontue os campos que te trarão base para ir mais longe. Alguns deles:

– Crescimento emocional

Para saber lidar com os novos desafios que a vida traz. Busque equilíbrio, seja meditando, fazendo terapia ou pelo menos reconhecendo as novas lições aprendidas todos os dias.

– Aprimoramento físico

Você já deve ter ouvido falar que o nosso corpo é a nossa base, e que se não o tratarmos bem nada irá bem. Aperfeiçoe o seu bem-estar para ter energia para o restante. Durma bem, beba água, faça exercícios, se alimente bem e se permita descansar e ter momentos plenos de lazer.

– Alimentação do intelecto

Porque conhecimento nunca é demais. Leia, veja filmes, busque novos cursos e saia do Facebook de vez em quando. Expandir a mente é sempre uma boa forma de renovar as ideias e evoluir.

– Coloque as ideias no papel

Faça, literalmente, uma lista. Pode ser no computador, celular, tablet, na agenda ou em uma folha qualquer, contanto que você possa mantê-la sempre em vista. Se você tiver um mural ou quadro de recados que olhe todos os dias, melhor ainda! Mais cedo ou mais tarde você vai cansar de ler aquele item “começar a fazer academia” e vai pegar o telefone para, de fato, marcar uma aula experimental na academia.

De início você pode escrever ideias mais abrangentes, em itens como “começar a praticar um esporte” ou “fazer uma viagem internacional”. Também entram nessa lista os itens mais vagos como “ter uma rotina mais leve”, “me estressar menos” e “economizar dinheiro”.

Nessa etapa inicial, pense em tudo que você gostaria de mudar e vá anotando, depois você pensa nos detalhes.

– Pense na sua metodologia

Ao pensar no “como” fazer é que você vai delimitar melhor seus planos. A vontade de fazer esportes vai evoluir para uma pesquisa sobre o que você mais gosta, se existem aulas dessa modalidade na sua cidade, se os preços da aula estão compatíveis com o que você gostaria de pagar e assim por diante.

Se você tiver metas mais difíceis de mensurar, é bem possível que você só vá compreender se atingiu seu objetivo com profundas reflexões. Se você quer se estressar menos, de tempos em tempos terá que analisar como anda seu humor e o que você mudou para que esse item realmente sofra algum impacto positivo.

Para todos seus desejos, tenha em mente uma forma de alcançá-los. Ah, se possível, não trace metas do tipo “arranjar uma namorada (o)”. Por quê? Simplesmente porque esse tipo de objetivo não depende apenas de você e a probabilidade de você ficar frustrado é grande.

Ano iniciado, revise sua lista de tempos em tempos

Talvez a confecção da sua lista nem seja o mais importante de tudo. Afinal, de que adianta escrever um monte de coisas no papel, guardar em uma gaveta e só olhar de novo pros rabiscos quando for dezembro de 2017?

Esse é um dos grandes erros das pessoas: fazer uma lista de metas só por fazer e não se dedicar a ela. Se vai fazer uma lista só porque a colega que senta ao seu lado fez, nem perca seu tempo começando. Você precisa entender o grande objetivo dessa “brincadeira”.

Então, estipule um prazo de, a cada dois meses, por exemplo, dar uma conferida na sua listagem para ver se os objetivos ainda são compatíveis com o momento que você vive, ok?

Ter metas é essencial, mas também é bem importante ser grato às pequenas evoluções e objetivos alcançados todos os dias. Seja realista, saia da sua zona de conforto e comece a colher os frutos de todas as suas boas decisões!

Ao invés de só anotar objetivos aleatórios, você precisa ter alguma ideia de como vai fazer para realizar os seus sonhos.

Ao invés de só anotar objetivos aleatórios, você precisa ter alguma ideia de como vai fazer para realizar os seus sonhos. Então, o ideal é que a tal lista de metas venha acompanhada de um mapa, com pelo menos um breve esboço de como você vai fazer para chegar a realização. Exemplo: quero comprar um carro zero. Ok, este é o ponto de partida. Agora pense em como fazer isso e vá anotando as possibilidades. Vou colocar meu carro usado no negócio? Vou fazer um financiamento? Ou usar o dinheiro da minha poupança para dar uma entrada? Quanto preciso ganhar por mês para conseguir pagar as parcelas em dia?

Eaí, que tal começar a fazer a sua lista de metas para 2017? 😉