Esses tempos falamos por aqui sobre as melhores dicas para manter seu time alinhado mesmo que seus colaboradores trabalhem em diferentes escritórios. E hoje vamos abordar de forma mais prática alguns aplicativos para facilitar o trabalho em equipe, ou mesmo para colocar um pouco mais de ordem na sua rotina. 

Selecionamos alguns nomes de ferramentas para usar no computador ou no celular, cada uma mais voltada para alguma característica específica. Dá uma olhada no que elas têm para oferecer e depois é só testar os apps que você acha que fecham mais com o seu perfil. 

1 – Trello

Ótima ferramenta para quem busca um gerenciador de projetos, o Trello pode ser acessado por toda a equipe que deseja acompanhar o status das tarefas. Você pode dividir as abas em ideias, tarefas em andamento, tarefas em espera, tarefas prontas e tarefas finalizadas. 

É um método gratuito, flexível e visual de organizar tudo — pelo menos é assim que o próprio Trello se define em sua página inicial. Quem usa o app costuma gostar da interface simples e de poder visualizar a timeline de forma bem prática, ágil e completa. 

Você pode criar checklists, cards, murais e etiquetas, além de poder convidar toda a sua equipe para trabalhar junto. Dá para usar tanto no seu computador como no celular, e a versão gratuita já costuma ser suficiente para empresas menores — se você quer criar algo mais específico, pode analisar se o pacote pago é o que você deseja para a sua gestão. Também é possível fazer integração com outras ferramentas como OneDrive, Google Drive e Dropbox. 

O pessoal do Viver de Blog fez um vídeo bem completo falando sobre como usar o aplicativo, inclusive mostrando na prática como fazer. Dá uma olhada: 




2 – Asana

Também voltado para a administração de projetos, o Asana ajuda a monitorar o andamento das tarefas, os prazos e todos os passos de cada trabalho. 

Você pode criar listas de tarefas ou boards, que acabam facilitando um pouco mais a visualização das demandas. Na verdade, você pode organizar a estética como achar melhor, pois o Asana oferece algumas diferentes opções, basta você ir desbravando. 

Um ponto favorável da ferramenta é que é possível manter conversas internas no app, com notificações e tudo, ótimo para quem quer dispensar o e-mail para as comunicações mais rápidas. Também pode ser utilizado tanto no computador como no celular. 

No canal do Asana no Youtube tem vários vídeos curtinhos de como usar cada uma das funcionalidades. Vale a pena conferir! 




 3 – Slack 

Diferente dos dois aplicativos anteriores que citamos, o Slack não serve tanto para gerenciar projetos, mas sim como uma ferramenta de comunicação bem bacana para a sua equipe. Se você quer aposentar aqueles grupos caóticos de WhatsApp que só servem para causar confusão, essa é uma ótima solução. 

Com o Slack você pode abrir conversas privadas com um colega, ou mesmo um grupo de bate-papo com mais membros. Lembra um pouco o Skype, mas tem outras funcionalidades mais voltadas para o trabalho, como por exemplo os canais que você pode usar para compartilhar links para leitura. Pode ser usado tanto no computador como no celular. 

E aqui mais um tutorial para você entender como funciona: 




4 – Evernote 

Bom, para finalizar, já que falamos sobre alguns dos melhores aplicativos para usar com a sua equipe, agora vamos falar sobre uma das ferramentas queridinhas unanimemente para organizar a vida no geral. Depois que você começar a usar, o Evernote será indispensável, pois vai ser nele que você vai anotar desde as notas mais básicas até os links para ler mais tarde. 

Ele funciona como um grande bloco de notas, e você também pode inserir áudios, PDFs que poderá editar e fazer anotações, imagens e outros arquivos. Outra coisa bacana é que você pode instalar uma extensão no seu navegador que ajudará você a salvar links, páginas e até mesmo e-mails. 

Sincronize as informações do app no seu computador e no celular e seja feliz com uma rotina mais organizada! Espia algumas ideias de uso dele: 




E aí, você já conhecia algum desses aplicativos para facilitar o trabalho em equipe? Conte pra gente se você tem algum app favorito e se tem algum que você não conseguiu se adaptar de jeito nenhum. Tem algum que você indicaria? Deixa aí sua dica para que os nossos leitores possam ter mais um voto na hora de escolher! 😉