É praticamente impossível separar o universo coworking do universo empreendedor. Por aqui estamos sempre de olho nas pesquisas sobre a expansão de startups e novas empresas no país e no mundo. Você tem alguma ideia de quais são as cidades mais empreendedoras do Brasil?

Para encontrar a resposta para esse questionamento, fomos conferir um estudo supercompleto elaborado pela Endeavor Brasil. O Índice de Cidades Empreendedoras de 2017 aponta dados bem importantes para quem deseja compreender melhor os principais desafios de se criar um negócio no país.

Mas, antes de irmos para a lista das 10 cidades mais empreendedoras, é importante entendermos como a pesquisa foi feita. Existem inúmeros fatores que devem ser levados em conta e cada um tem um impacto diferente na lista final.

O framework elaborado para a análise foi construído em cima de sete pilares, considerando o universo de empresas como um todo, sem se restringir a nenhum setor ou porte específico. Na imagem abaixo você pode conferir quais são os temas base do relatório.

Ambiente regulatório

O estudo considerou que, quanto maior a complexidade burocrática e os valores de taxas e tributos locais, menor é o incentivo para abertura de novas empresas. Além do investimento no processo inicial, esse item também engloba o tempo gasto pelos empreendedores correndo atrás de documentações. As três cidades melhores colocadas neste quesito foram Joinville, Fortaleza e Blumenau.

Infraestrutura

Quando se aborda infraestrutura, não necessariamente está se falando sobre o suporte dado pelo governo, mas sim o cenário como um todo. E, obviamente, em lugares onde os recursos são melhor investidos, no longo prazo as novas empresas tendem a ganhar. Nesse item pesam pontos cruciais como qualidade de internet, acessos facilitados a rodovias e aeroportos, custos de manutenção e etc.  As três cidades melhores colocadas neste quesito foram São Paulo, Sorocaba e Rio de Janeiro.

Mercado

Espera-se que novos negócios gerem impactos positivos na economia e desenvolvimento de uma cidade. Mas, para que uma empresa decida se instalar em uma região, é bem importante que essa localidade já tenha um mercado próspero.

Isso porque a população precisa de poder de compra para consumir novos produtos e serviços. Logo, o aumento da atividade empreendedora está associado à diminuição do desemprego. As três cidades melhores colocadas neste quesito foram Sorocaba, São Paulo e Manaus.

Acesso a capital

O acesso a capital é referente a disponibilidade de recursos para investir no negócio, independentemente de ser no início do empreendimento ou durante algum momento futuro de expansão. Com a crise econômica dos últimos anos, é natural uma aversão ao risco. De qualquer forma, os percentuais não caíram tanto em relação aos anos anteriores. As três cidades melhores colocadas neste quesito foram São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

Inovação

Podemos não ter nenhum Vale do Silício, mas diversas cidades no Brasil já apresentam alto nível de tecnologia e inovação em seus negócios, seja no produto final ou nos processos apresentados. Como a Endeavor destaca em sua pesquisa, “são as inovações apresentadas pelas empresas que alimentam a competitividade e, consequentemente, geram maiores lucros para aquelas que se destacam mais”.

Segundo o Atlas de Complexidade Econômica, elaborado pela Universidade de Harvard, o Brasil é 47º país (entre 124) de acordo com a diversidade de produtos produzidos. A colocação não é tão boa principalmente por conta da pouca qualificação da mão de obra e da lentidão nos processos de concessões e patentes que as empresas encaram.

As três cidades melhores colocadas neste quesito foram Rio de Janeiro, São José dos Campos e Florianópolis.

Capital humano

Como toda empresa que pretende crescer vai precisar de funcionários, este item analisa o nível de qualidade da mão de obra básica e da mão de obra qualificada. Ter um quadro de colaboradores qualificados contribui para aumentar o potencial de inovação da empresa. Além disso, é importante também que os negócios invistam na capacitação de seus trabalhadores para que o processo de crescimento e aprimoramento seja contínuo.

As três cidades melhores colocadas neste quesito foram Florianópolis, Vitória e Curitiba.

Cultura empreendedora

Uma cultura empreendedora se constrói com o tempo. O processo é lento, gradual, mas é preciso começar de algum ponto. E, assim que o pensamento empreendedor começa a se fixar, a comunidade tende a enxergar mais facilmente as oportunidades que surgem. Cada região vai desfrutar disso de uma forma, com seus produtos específicos, gerados a partir do entendimento das necessidades locais.

As três cidades melhores colocadas neste quesito foram Natal, Maringá e Teresina.

E então, quais são as 10 cidades mais empreendedoras?

Como você verá, grandes cidades se misturam com outras pequenas. Isso foi possível uma vez que o estudo ajustou os dados de forma proporcional em cada indicador, para que os números de população ou de economia não afetassem no desempenho dos municípios.

Levando em conta todos os fatores citados acima, podemos então listar o ranking das 10 cidades mais empreendedoras do Brasil:

1. São Paulo

Este é o terceiro ano consecutivo que a capital paulista fica com a primeira colocação. Isso porque, no fim das contas, a cidade lidera em quesitos de peso como infraestrutura, força do mercado e acesso a cpaital.

2. Florianópolis

Há alguns anos que a capital de Santa Catarina começou a despontar como um dos principais polos nacionais para startups e novas empresas. Isso se deve ao fato dos bons índices de mão de obra qualificada que levam à inovação.

3. Vitória

A capital do Espírito Santo tem evoluído muito em suas políticas de regulamentação, deixando a situação mais convidativa aos empreendedores. O quesito capital humano também chama atenção e já é o segundo melhor do país.

4. Curitiba

Muitos itens ainda podem ser melhorados na capital do Paraná, mas a qualificação dos profissionais é um ponto superpositivo, bem como o ambiente regulatório aprimorado.

5. Joinville

Com cerca de meio milhão de habitantes, a pequena cidade catarinense ficou com a primeira colocação no item de regulamentações, com os melhores índices de tempo de processos, custo de impostos e complexidade tributária.

6. Rio de Janeiro

Embora a burocracia ainda seja grande no Rio, a capital dos cariocas está em boa colocação nos índices de infraestrutura, mercado e acesso a capital, além de liderar no quesito inovação.

7. Campinas

Um conhecido polo industrial, Campinas oferece uma boa infraestrutura para quem deseja começar um negócio por lá. As outras características ainda podem melhorar um pouco, principalmente o acesso a capital e a cultura empreendedora.

8. Maringá

São pouco mais de 300 mil habitantes em Maringá, município do Paraná que ficou na segunda colocação na questão de cultura empreendedora. Com uma população que pensa à frente e que também tem boa capacitação profissional, o futuro pode ser positivo para os empreendedores de lá.

9. Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais ficou um pouco mais atrás de outras grandes cidades. Em 2017, os melhores índices do município foram em acesso a capital e capital humano — a inovação vem correndo por fora, vale ficar atento nos próximos anos.

10. São José dos Campos

A cidade paulista ficou com o segundo lugar na lista de cidades mais inovadoras. Além disso, São José dos Campos tem melhorado seus processos burocráticos, e já é a 8ª cidade no ranking de ambiente regulatório.

Para ler o estudo completo da Endeavor, você pode baixar o PDF neste link aqui. Vale muito a pena! Por aqui nós apenas pincelamos as informações mais amplas, mas com a pesquisa completa em mãos você pode analisar os detalhes de cada pilar do Índice.

 

Imagens: Reprodução/Endeavor