Você provavelmente já sabe, mas vamos relembrar os principais conteúdos sobre Covid-19 lançados durante o ano para você que tem um espaço de coworking e quer manter seus coworkers seguros.

Então, aqui você encontrará pontos importantes a serem considerados e uma lista de guias comentados, para mantê-los saudáveis e ajudar a garantir a adesão dos novos conjuntos de princípios em espaços compartilhados.

Agora, se você é um empreendedor ou coworker e está considerando juntar-se a um espaço de escritório flexível, este guia contém cinco passos para estar seguro – assim como a chave de considerações ao longo do caminho – a fim de preparar

você e a sua equipe para voltar ao escritório, mantendo a saúde e a segurança no topo das preocupações.

Como organizar a circulação de visitantes

Se você está em dúvida se deixar o espaço aberto para visitantes ou trabalha com horário agendado, comece pelo guia da OMS – Organização Mundial de Saúde, “Um guia do empregador sobre a gestão do seu local de trabalho durante a COVID-19” – o material esclareça quando menciona que tomar precauções adicionais limitando os visitantes nos espaços de trabalho é importante para reduzir a exposição à COVID-19. Embora não seja necessário proibir os visitantes de vir ao seu coworking, você têm o direito de pedi-los que forneçam antecipadamente informações sobre se têm sintomas semelhantes aos da gripe, se estiveram em contacto com alguém infectado com COVID-19, ou se viajaram para uma área de alto risco.

Se um visitante responder afirmativamente a qualquer destas perguntas, é necessário orientá-lo que fique isolado durante 14 dias ou que possa fornecer uma carta de autorização de um médico. Os empreendedores também podem pedir aos visitantes que forneçam informações de contato, no caso da COVID-19 se manifestar, onde os visitantes podem ter sido expostos à mesma.

As recomendações para manter as áreas comuns seguras

 

 

“Cabe a você determinar as regras dentro do seu escritório”.

Embora, hajam determinações de decretos estaduais e federais que estabelecem as políticas e procedimentos para manter a saúde e a segurança em todas as áreas – tais como corredores, cozinhas e salas de conferência – cabe a si determinar as regras dentro do seu escritório.

Outra questão que sempre surge entre os empreendedores de coworking, é se as copas ou café podem funcionar, espaços esses bastante utilizados como ponto de contato e dinamizador antes da pandemia. Segundo o Guia prático com recomendações para a volta ao trabalho no cenário da COVID-19, é possível manter o local aberto, desde que respeitem as seguintes recomendações:

Uso do microondas

Recomenda-se o uso de vasilhas apropriadas, para que a comida preparada possa ser aquecida rapidamente, evitando maior contato com as superfícies. A quantidade de pessoas na área do microondas vai depender do tamanho do local e da quantidade de aparelhos disponíveis – vale também estabelecer um tempo máximo para o uso do microondas por pessoa, se você for o gestor do espaço.

Se você é um usuário, sempre considere as medidas de distanciamento, usando os sinais no piso e outras ferramentas disponíveis. Lave as mãos e use gel antibacteriano antes de sair dessa área.

Máquinas de café e geladeiras

Estabeleça protocolos claros para o uso destes equipamentos. Algumas orientações gerais são:

Banheiros

O vírus COVID-19 pode sobreviver até 72 horas em superfícies de plástico e aço inoxidável, por pelo menos 4 horas em cobre e cerca de 24 horas em papelão. Quando possível, considere limitar a entrada de fornecedores externos nessas instalações e certifique-se de que esteja limpo regularmente.

Salas de reunião

Lembre-se, você deve reduzir os níveis de ocupação de todas as áreas e atualizar os layouts das salas de conferências. Recomenda-se manter as salas de reuniões desabilitadas ou fechadas, até novo aviso. Procure orientar que seus membros realizem reuniões com fornecedores por meios virtuais.

A escolha do espaço de coworking

Depois de considerar os pontos acima e encontrar um espaço de trabalho adequado, onde você e sua equipe se sintam confortáveis, não deixe de continuar tomando os devidos cuidados. Caso você seja um empreendedor, sugerimos que mantenha um membro para realizar um atendimento mais próximo e que se preocupe em checar se o seu espaço de escritório está sendo utilizado corretamente.

No ebook “Orientação na preparação do local de trabalho para COVID-19 (Inglês)“, você encontrará diversos quadros de considerações fundamentais ao longo da leitura completa deste material. Veja algumas delas abaixo:

Antes de abrir seu escritório compartilhado ou voltar a frequentar o seu coworking favorito, examine e certifique-se de que você tem tudo o que precisa para otimizar o espaço e manter a segurança, sem deixar de oferecer conforto e empoderamento para que todos se sintam confiantes sobre retorno das atividades fora de casa.

A seguir mais uma lista de artigos e guias que você pode consultar e estar bem preparado:

  1. Como modificar o comportamento e o espaço do seu coworking (em inglês)

Guia da força tarefa global enfatiza mudanças nos elementos sociais e espaciais em tempos de COVID-19.

  1. Saúde e segurança no trabalho durante a COVID-19 (em inglês)

Guia para manter os seus locais de trabalho seguros, limpos e saudáveis.

  1. A nova normalidade no coworking (em espanhol)

O guia tem como desafio orientar todos os empreendedores e prestadores de serviços internos sobre as precauções e ações para conter o Coronavírus.

  1. Guia de prevenção da Covid-19 na indústria – SESI (em português)

Com base nessas informações,poderão ser implantadas estratégias corporativas para a gestão da saúde e dos riscos no ambiente de trabalho da indústria. Embora, este não seja o seu setor, é sempre bom saber como as grandes empresas estão conduzindo essa situação.

O Coworking Brasil também criou uma sessão especial no blog “Coworking em tempos de Covid-19“, onde você encontrará diversas matérias que estão sendo reunidas para mantê-los bem informados.