8 dicas de como se preparar para uma entrevista online

Os detalhes importam muito. Esteja bem preparado para garantir uma web call sem surpresas.

Imagem 8 dicas de como se preparar para uma entrevista online

É 2017 (talvez 2018 no momento que você lê este texto), ainda não temos carros voadores e algumas coisas até parecem estar mais retrógradas do que há alguns anos, mas não podemos negar que a tecnologia transformou por completo nossas vidas. Não há mais volta e o negócio então é aproveitar as vantagens que toda essa vida digital nos proporciona. Aí então que nos ocorreu por aqui um assunto bem importante nos dias atuais: como se preparar para uma entrevista online?

Há algum tempo costumávamos ler dicas sobre a postura ideal ou o que falar em uma entrevista de emprego, e estava intrínseco que essa reunião seria presencial. Mas, hoje, as entrevistas via Skype, Google Hangouts ou qualquer outra forma de bate-papo por vídeo via internet são uma realidade cada vez mais constante.

Aqui mesmo com a equipe do Coworking Brasil é assim que funciona: costumamos dizer que nossa equipe está espalhada não só pelo Brasil mas pelo mundo. Então, para nós já é natural fazer reuniões via web call, e temos percebido que existem alguns detalhes que são bem importantes para que uma entrevista online ou reunião importante funcionem.

8 pontos para sua entrevista online ser um sucesso:

1. Garanta uma boa conexão de internet

Bom, vamos começar por algo que parece muito óbvio mas, acreditem, costuma ser um problema bem mais frequente do que deveria. Se você realmente dá importância para essa entrevista, esteja conectado na melhor internet que você puder.

Caso esteja em casa, para garantir, conecte seu computador com o cabo diretamente no modem. Isso vai parecer ultrapassado, mas talvez seja a sua salvação. Pega muito mal quando a internet cai no meio do assunto ou quando a conversa fica travada.

2. Escolha bem o local

O lugar deve ser pensado não somente por causa do quesito internet, mas também porque você deve se sentir à vontade durante o papo e também porque é muito desagradável quando ruídos da rua ou mesmo de conversas interrompem sua conversa online. Portanto, se estiver em casa, avise as pessoas para não ser interrompido e peça a colaboração delas.

Já se você estiver em um coworking, esse é o momento de utilizar uma sala de reuniões, de conferências, etc. Jamais faça uma entrevista sentado em um café, praça, biblioteca ou qualquer outro local lotado de pessoas. Ou elas podem te atrapalhar ou você pode acabar atrapalhando elas. Pense nisso!

3. Defina o equipamento

Outro ponto a ser pensado com antecedência é se você fará sua conversa via celular, notebook ou tablet. Analise qual o canal proposto pelo entrevistador e qual é a melhor ferramenta. Mas, de qualquer forma, é sempre preferível optar pelo uso de fones de ouvido para que você escute melhor e transmita um áudio mais fiel. E, claro, certifique-se previamente que tanto o fone como o microfone estejam funcionando.

4. Saiba se portar diante da câmera

Primeiro, é sempre bom estabelecer anteriormente com o seu contato se o diálogo será por vídeo ou apenas áudio. O mais comum é que seja por vídeo, até mesmo porque, na maioria das vezes, as duas partes não se conhecem e o contato visual é importante, ao menos nesse primeiro momento.

Uma vez acertado que a entrevista será por vídeo, lembre-se de olhar para a câmera e não para a tela, como se você estivesse olhando nos olhos da pessoa. Uma boa ideia é treinar isso anteriormente com uma pessoa próxima, até mesmo para testar o passo a passo de como será no dia da reunião.

como se preparar para uma entrevista online

5. Pense no visual

Quando falamos em visual não estamos querendo dizer necessariamente que você precisa escolher uma roupa incrível ou ir no cabelereiro antes de ligar o vídeo. O visual, na verdade, envolve tudo o que vai aparecer no ângulo da câmera — inclusive a iluminação, que não deve ser precária.

Então, além de estar devidamente arrumado, como se fosse uma entrevista presencial, é importante você pensar nos elementos que irão aparecer em quadro. Evite televisões ligadas ao fundo ou pessoas passando atrás de você. Tente escolher o ambiente com mais cara de profissional que você encontrar, ok?

6. Desligue outros programas

Nem pense em começar a sua entrevista com um monte de janelas e programas abertos. A primeira razão disso é para assegurar que nada desnecessário fique consumindo a sua internet.

Outra razão para fechar suas abas é para evitar ser surpreendido por mensagens, notificações e qualquer outra coisa que possa te atrapalhar e fazer algum tipo de som indesejado. Ah, e claro, coloque o seu celular no silencioso e bem longe de você.

7. Tenha papel e caneta por perto

Algumas pessoas se atrapalham um pouco ao anotar coisas no bloco de notas ao mesmo tempo em que usam a câmera do computador. Portanto, prefira, pelo menos nesse contato inicial, fazer suas anotações em papel e caneta. Dessa forma você pode manter os olhos na tela enquanto aponta os pontos necessários no papel.

8. Fique atento ao delay

Hoje em dia esse problema não acontece tanto quanto antigamente, pois as tecnologias estão bem avançadas, mas ainda podem ocorrer delays nas ligações. Os atrasos de áudio ou de imagem podem acabar causando algumas falhas na comunicação, então o ideal é que, antes de você começar a falar, você espere que a pessoa do outro lado termine sua fala e dê alguns segundos de pausa. Isso vai evitar que você acabe atropelando a fala dela ou que não escute algo que ela disse.

E então, agora que você sabe tudo sobre como se preparar para uma entrevista online, depois que colocar essas dicas em prática, vem aqui contar pra gente como foi a sua experiência!

211

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺