Alguns meses atrás nós começamos um projeto audacioso aqui no Coworking Brasil. Com o movimento crescente de eventos incríveis acontecendo dentro dos espaços de coworking, decidimos abraçar essa cultura e criar uma agenda de eventos nacional. Reunimos em um mesmo local encontros de norte a sul do Brasil, sobre os mais diversos assuntos.

Esse é um projeto que estamos tratando com muito carinho, e que acreditamos muito que terá um papel importante no futuro. Algumas pessoas me perguntaram qual a vantagem de divulgar dentro do Coworking Brasil em vez (ou além) das plataformas específicas sobre isso. E eu explico:

Mais do que uma agenda cultural, o objetivo desse projeto é fazer uma conexão direta entre o evento e seu produtor. Colocamos o espaço que hospeda o projeto no papel central de um hub de inovação, criatividade e troca de experiências. Toda vez que um evento é criado na plataforma, ele é conectado diretamente ao perfil do espaço. Isso tem um efeito incrível no longo prazo, mostrando pra nossa audiência como o seu espaço é ativo na comunidade local.

Nesses primeiros meses de testes nós tivemos ótimos resultados. Publicamos ao redor de 100 eventos, com mais de 30 espaços ao redor do país participando. Isso nos ajudou a validar o produto e ligou o sinal verde para as próximas fases, onde iríamos publicar uma série de ferramentas para facilitar a gestão dos eventos. Até que…

Chega uma pandemia.

Lá em janeiro estava planejado. Segundo trimestre, vamos focar na plataforma de eventos. O pessoal vai poder capturar as inscrições pelo site, gerar uma lista de leads, classificar em categorias, e muito mais! Então que de forma sorrateira chega o COVID-19 e, de repente, aglomerar pessoas em um mesmo local passa a ser praticamente crime. Os espaços fecham as portas, as pessoas se trancam em casa. Devo dizer que isso atrapalhou um pouco o planejamento. :/

No entanto, a comunidade de coworkings brasileira é incrível. Se não tem cão, caça com gato. Essa é a frase que reflete o nosso momento. Temos visto cada vez mais espaços criando encontros online, através de ferramentas de vídeo como Zoom, Youtube, Instagram. A gente sempre falou que as paredes, mesas, cadeiras são apenas um facilitador. O real valor de um ambiente de coworking fica claro quando você não tem mais toda essa estrutura física pra te apoiar. Agora, é hora de mostrar o que seu espaço realmente tem a oferecer além de cadeira. E o mercado está fazendo isso.

A era do evento online

A gente não desanimou, pivotou um pouco a estratégia, mas estamos de volta com toda força. Hoje estamos apresentando a opção de publicar um evento online no Coworking Brasil. Esse evento, por ser online, não precisa de um endereço físico. Mas isso não quer dizer que o seu espaço não vai receber o crédito pela execução. Essa nova funcionalidade começa simples, como quase tudo que fazemos por aqui. Mas com o tempo, vai ganhar corpo.

Quando você criar um evento na plataforma, passa a ter a opção de marcar ele como “online”. Dessa forma este evento será exibido em todas as pesquisas, indiferente da cidade onde fica o seu espaço. Você também pode apontar um link onde o visitante terá acesso ao vídeo. Seja uma live, ou gravação. Dessa forma, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode participar do seu bate-papo.

Muito em breve você poderá solicitar uma inscrição e capturar o endereço de e-mail do visitante, agrupando esse lead diretamente na sua página de contatos. A mesma onde você já recebe os contatos vindos do perfil do seu espaço. Além, é claro, de muitas outras novidades.

Como criar um evento online

O processo é super simples. Você só precisa acessar o seu painel de controle, e seguir os paços abaixo:

  1. No menu da esquerda, clique em eventos.
  2. Cadastre todos os dados do seu evento, como título, data, descrição.
  3. Na opção “Local do evento”, marque como “online”.
  4. Um campo irá surgir pedindo o link onde as pessoas poderão assistir ao evento. Pode ser um link do youtube, instagram, zoom, enfim, a plataforma por onde você irá transmitir.
  5. Pronto, agora é só publicar e divulgar o seu evento.

O mundo está mudando, e um novo normal vem aí. A gente acredita de verdade que mesmo quando o seu espaço voltar a estar cheio de gente, os eventos online irão permanecer como uma ferramenta importante no seu negócio. Por isso estamos apostando alto nessa novidade.

Então é isso. Se a vida te deu limão, que comece a limonada! Tenho certeza de que você pensa parecido e não vai deixar o seu negócio morrer. Partiu reunir nossas comunidades? Te encontro na web! 😉

Grande abraço,
Fernando Aguirre