Cada vez mais as empresas investem em ambientes de trabalho pet friendly, ou seja, aceitam a presença de animais e pensam na experiência dos donos e de seus fiéis amigos.

Os animais de estimação fazem parte dos lares brasileiros: de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro e 19,3% dos lares brasileiros contam com gatos.

Segundo a Pesquisa Comportamento do Consumidor: PETS, da Opinion Box, para 42% das pessoas é muito importante que os estabelecimentos aceitem seus animais. Com isso, até os ambientes de trabalho estão investindo em estruturas adequadas para aceitar animais.

Você já se perguntou se vale a pena o seu coworking invistir em uma estrutura pet friendly? Trouxe algumas reflexões para que você entenda se faz sentido para seu ambiente.

Por que os locais de trabalho estão investindo em ser pet friendly?

A pesquisa realizada pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, a presença de pets no ambiente de trabalho pode levar diversos benefícios à saúde, como a redução de estresse e aumento de bem-estar e diminuem a preocupação dos donos em deixar seus animais sozinhos durante longos tempos.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2019, pelo menos 25% dos ambientes de trabalho compartilhados aceitam animais em seu ambiente e isso tem se tornado uma tendência cada vez maior entre esses empreendimentos.

É importante dizer que ser pet friendly é mais do que aceitar a entrada de animais de estimação, mas também investir em uma pequena estrutura que garanta o conforto dos bichinhos e que não prejudique a dinâmica do local, afinal, o coworking é um local de trabalho, certo?

Portanto, investir nessa tendência é olhar para a experiência do dono e do seu animal, de forma que eles sejam acolhidos e que ambos se sintam bem em seu espaço compartilhado.

Diversos lugares estão investindo em ser pet friendly por todos os benefícios que eles podem levar para um negócio, como:

O que devo saber para ser pet friendly?

Como dissemos, ser pet friendly é mais do que dizer que seu espaço aceita animais e é preciso fazer realmente isso acontecer. Reunimos algumas dicas para que você reflita sobre essa possibilidade.

1. Verifique as regras do seu condomínio

Se o seu coworking fica em um condomínio, prédio ou qualquer que seja a estrutura alugada e compartilhada, é preciso verificar as regras. Em alguns locais, os animais não são aceitos nas áreas comuns, elevadores e saguões. O que pode dificultar, que eles sejam permitidos em seu coworking, certo?

Sendo assim, o primeiro passo é olhar para as regras do seu local antes de iniciar qualquer planejamento.

2. Saiba o que seu ambiente quer oferecer

Seu local quer ter um espaço em que os animais possam brincar e ficar durante o tempo de trabalho dos clientes? Apenas poderão circular livremente no espaço? Ou a ideia é fazer um investimento maior para ofertar até mesmo de banho e tosa, por exemplo?

É preciso investigar o investimento que cada ação exige, olhar para seu orçamento, entender suas pessoas e saber exatamente qual solução é mais adequada para seu público.

3. Olhe para sua estrutura

Seu ambiente precisa de alguma modificação? A ideia é ter uma sala só para os animais ou eles terão espaços dentro dos ambientes compartilhados entre os colaboradores? É preciso que seu coworking seja adequado, para que os animais não sejam apenas objetos decorativos no ambiente.

Mais do que isso, o espaço onde circulam os animais precisa ser constantemente administrado e o cuidado com a limpeza deve ser redobrado, afinal, não se deve deixar sujeira e odores em seu ambiente. Porque isso pode prejudicar e afastar aqueles clientes que não gostam de animais.

Entenda se é preciso novas contratações e coloque a limpeza como prioridade dentro desses ambientes.

Outro ponto crucial é ter atenção com o barulho. Lembre-se que os coworkings são, acima de tudo, locais de trabalho. Claro que cada animal tem seu humor e forma de agir, mas é preciso que eles tenham locais que não atrapalhem os clientes.

4. Tenha regras para os clientes

Receber os animais dos clientes não pode ser um problema, portanto, é preciso criar regras de boa convivência. Somente os donos conhecem bem a personalidade de seus pets e eles podem dizer se o animal consegue frequentar ou não o ambiente, mas ter regras sobre o uso do ambiente é essencial para dar esses direcionamentos.

Essas determinações podem ser sobre horários, dias, raças que são aceitas nos ambientes, guias dos animais, necessidade de levar alimentos, brinquedos e qualquer que seja a determinação.

Lembre-se também de ter atenção à saúde. Exigir vacinação dos pets, estar em dia com os vermífugos e ter atenção a esse tipo de item é essencial para garantir o bem-estar de todos que frequentam o ambiente.

5. Converse com colaboradores e fale com os clientes

Mesmo que os animais sejam muito queridos e façam bem para os profissionais, nem todos tem esse tipo de convivio com animais. Portanto, é importante ouvir a opinião de seus colaboradores e avaliar a possibilidade diante da sua carteira de clientes é essencial.

Pode ser que alguns tenham medo, alergias ou simplesmente não se sentem bem em trabalhar com o animal no ambiente. Portanto, entenda seu público e, se preciso, defina dias específicos para que os animais possam ir até o ambiente.

Ser pet friendly pode ser um grande ganho em sua estrutura caso esse seja o objetivo e necessidade de seu espaço, público e estratégia. Aceitar os animais precisa de alguns pontos de atenção, mas pode ser uma rápida mudança em seu negócio.

Seu coworking está pronto para receber os animais dos clientes? O quanto isso faria sentido em seu negócio? Aproveite que agora você sabe mais sobre a estrutura, entenda se vale a pena em seu ambiente e divida conosco sobre os animais que estão chegando em seu ambiente!

Saiba mais sobre o mercado de coworking, tendências, comportamento e informações de qualidade, assine a nossa newsletter.