Qual a importância de valorizar os colaboradores?

Saiba como valorizar seus funcionários no dia-a-dia de trabalho.

Imagem Qual a importância de valorizar os colaboradores?

Muito tem se falado – e admirado! – nos últimos anos as empresas descoladas e modernas que oferecem salões de jogos, vídeo games e uma cervejinha toda sexta-feira após o expediente. Claro que essa é uma alternativa bacana para deixar os funcionários mais relaxados e estimulados, mas, será que isso é mesmo necessário e suficiente para fazê-los satisfeitos com seu trabalho?

Mesmo com todos os atrativos do mundo, valorizar os colaboradores e dar aquele escasso elogio após um bom trabalho continuam sendo armas infalíveis para se ter um trabalhador feliz e motivado. Se uma empresa foca apenas em resultados, sem perceber que quem traz os resultados são as pessoas, dificilmente o sucesso vai ser pleno e duradouro.

valorizar os colaboradores 3

Seja o chefe que você gostaria de ter

Eu já trabalhei em grandes empresas com dezenas de anos de história que estavam com o nome totalmente sujo entre os profissionais da área simplesmente por tratarem seus colaboradores de forma repugnante. Em algumas vezes, o posicionamento da empresa é totalmente o oposto da valorização: cada vez mais casos de assédio moral com a certeza de impunidade, já que raramente um empregado quer se queimar diante do mercado entrando na justiça contra um chefe abusivo.

E o resultado disso? Uma equipe estressada, desmotivada, sem perspectiva de futuro na companhia e constantemente procurando uma chance de ir trabalhar em outro lugar – provavelmente no negócio concorrente que não destrata as pessoas.

É claro que você não pode pensar com o coração 100% do tempo, pois o seu lado empreendedor, de gestão e liderança, deve falar mais alto. Mas se você tem uma empresa e deseja crescer cada vez mais no seu ramo, coloque-se no lugar dos funcionários e tente encontrar um meio termo para que todas as partes envolvidas estejam felizes.

E mais uma vez eu insisto: de nada adianta entender tudo das finanças e negociações se você não conseguir enxergar que trabalha com seres humanos cheios de sentimentos, problemas e questionamentos.

valorizar os colaboradores 2

Saiba fazer e reconhecer um bom trabalho

Às vezes nem percebemos, mas nos perdemos na correria dos dias e deixamos de dar valor às pequenas coisas. E não falo apenas de apreciar o pôr do sol que está todos os dias na sua janela, mas sim de perceber o empenho das pessoas em buscar bons resultados.

Existem pessoas que só fazem o essencial para que um trabalho esteja ok, e existem pessoas que abraçam qualquer causa como se fosse a última oportunidade de mostrar o seu trabalho. Seja essa segunda pessoa. Valorize essa segunda pessoa.

Eu sei que tem dias em que tudo o que queremos é terminar o expediente, correr para casa e ligar o Netflix, mas nem mesmo nesses momentos podemos fazer as coisas de qualquer jeito. Quando eu era pequena queria ser cantora, e até hoje penso que os artistas, mais do que as outras pessoas, devem ser felizes com aquele sentimento de “deixar algum legado para o mundo”.

Mas hoje em dia já vejo que eu, mesmo sendo “apenas” uma jornalista, posso deixar a minha diferença para o mundo, sejam os meus textos lidos por cinco amigos ou cinco mil pessoas. Então, a cada ideia de artigo que tenho, por exemplo, tento colocar na tela do computador o máximo de pensamentos que possam acrescentar algo na vida de quem o lê.

Não é legal quando aquele ator incrível ganha um Oscar merecido? Então, para nós, maioria dos seres que trabalham de segunda a sexta-feira, nada mais justo do que ganhar um sincero “parabéns!” quando executamos bem o nosso trabalho, certo?

valorizar os colaboradores 1

Um elogio vale mais que um aumento

Neste ponto muita gente pode discordar, porque elogio não paga as nossas contas, eu sei, eu sei. Mas pense por esse lado: empregos com salários existem vários, mas empregos em que você é reconhecido pela sua capacidade e empenho são praticamente raridade.

E se você pensa que elogio é bobagem, que fazer um bom trabalho é o mínimo que um colaborador deve fazer, eu arrisco dizer que você nunca recebeu uma parabenização sincera por um feito no trabalho.

E se você pensa que elogio é bobagem, que fazer um bom trabalho é o mínimo que um colaborador deve fazer, eu arrisco dizer que você nunca recebeu uma parabenização sincera por um feito no trabalho.

Vejamos por esse lado: quanto custa um elogio para um superior? Apenas nada, 0 reais – no máximo que ele deixe o orgulho de lado e assuma que a equipe fez sim um bom trabalho. Já para o funcionário que recebe o elogio, o sentimento é tão bom que perdura por dias, muitas vezes deixando a rotina mais leve e prazerosa.

Logo, fica a dica tanto para quem é chefe ou para quem é funcionário. Isso porque aquela palavra amiga não necessariamente precisa vir do dono da empresa, certo? Você mesmo pode falar para o colega de mesmo cargo que o seu que o trabalho dele ficou muito bom, que ele tem evoluído muito e que você admira o desenvolvimento dele. Por que não tentar? Gentileza gera gentileza, e você só estará fazendo bem tanto para você quanto para o colega, né?