Muito tem se falado – e admirado! – nos últimos anos as empresas descoladas e modernas que oferecem salões de jogos, vídeo games e uma cervejinha toda sexta-feira após o expediente. Claro que essa é uma alternativa bacana para deixar os funcionários mais relaxados e estimulados, mas, será que isso é mesmo necessário e suficiente para fazê-los satisfeitos com seu trabalho?

Mesmo com todos os atrativos do mundo, valorizar os colaboradores e dar aquele escasso elogio após um bom trabalho continuam sendo armas infalíveis para se ter um trabalhador feliz e motivado. Se uma empresa foca apenas em resultados, sem perceber que quem traz os resultados são as pessoas, dificilmente o sucesso vai ser pleno e duradouro.

Seja o chefe que você gostaria de ter

Eu já trabalhei em grandes empresas com dezenas de anos de história que estavam com o nome totalmente sujo entre os profissionais da área simplesmente por tratarem seus colaboradores de forma repugnante. Em algumas vezes, o posicionamento da empresa é totalmente o oposto da valorização: cada vez mais casos de assédio moral com a certeza de impunidade, já que raramente um empregado quer se queimar diante do mercado entrando na justiça contra um chefe abusivo.

E o resultado disso? Uma equipe estressada, desmotivada, sem perspectiva de futuro na companhia e constantemente procurando uma chance de ir trabalhar em outro lugar – provavelmente no negócio concorrente que não destrata as pessoas.

É claro que você não pode pensar com o coração 100% do tempo, pois o seu lado empreendedor, de gestão e liderança, deve falar mais alto. Mas se você tem uma empresa e deseja crescer cada vez mais no seu ramo, coloque-se no lugar dos funcionários e tente encontrar um meio termo para que todas as partes envolvidas estejam felizes.

E mais uma vez eu insisto: de nada adianta entender tudo das finanças e negociações se você não conseguir enxergar que trabalha com seres humanos cheios de sentimentos, problemas e questionamentos.

Saiba fazer e reconhecer um bom trabalho

Às vezes nem percebemos, mas nos perdemos na correria dos dias e deixamos de dar valor às pequenas coisas. E não falo apenas de apreciar o pôr do sol que está todos os dias na sua janela, mas sim de perceber o empenho das pessoas em buscar bons resultados.

Existem pessoas que só fazem o essencial para que um trabalho esteja ok, e existem pessoas que abraçam qualquer causa como se fosse a última oportunidade de mostrar o seu trabalho. Seja essa segunda pessoa. Valorize essa segunda pessoa.

Eu sei que tem dias em que tudo o que queremos é terminar o expediente, correr para casa e ligar o Netflix, mas nem mesmo nesses momentos podemos fazer as coisas de qualquer jeito. Quando eu era pequena queria ser cantora, e até hoje penso que os artistas, mais do que as outras pessoas, devem ser felizes com aquele sentimento de “deixar algum legado para o mundo”.

Mas hoje em dia já vejo que eu, mesmo sendo “apenas” uma jornalista, posso deixar a minha diferença para o mundo, sejam os meus textos lidos por cinco amigos ou cinco mil pessoas. Então, a cada ideia de artigo que tenho, por exemplo, tento colocar na tela do computador o máximo de pensamentos que possam acrescentar algo na vida de quem o lê.

Não é legal quando aquele ator incrível ganha um Oscar merecido? Então, para nós, maioria dos seres que trabalham de segunda a sexta-feira, nada mais justo do que ganhar um sincero “parabéns!” quando executamos bem o nosso trabalho, certo?

Um elogio vale mais que um aumento

Neste ponto muita gente pode discordar, porque elogio não paga as nossas contas, eu sei, eu sei. Mas pense por esse lado: empregos com salários existem vários, mas empregos em que você é reconhecido pela sua capacidade e empenho são praticamente raridade.

E se você pensa que elogio é bobagem, que fazer um bom trabalho é o mínimo que um colaborador deve fazer, eu arrisco dizer que você nunca recebeu uma parabenização sincera por um feito no trabalho.

E se você pensa que elogio é bobagem, que fazer um bom trabalho é o mínimo que um colaborador deve fazer, eu arrisco dizer que você nunca recebeu uma parabenização sincera por um feito no trabalho.

Vejamos por esse lado: quanto custa um elogio para um superior? Apenas nada, 0 reais – no máximo que ele deixe o orgulho de lado e assuma que a equipe fez sim um bom trabalho. Já para o funcionário que recebe o elogio, o sentimento é tão bom que perdura por dias, muitas vezes deixando a rotina mais leve e prazerosa.

Logo, fica a dica tanto para quem é chefe ou para quem é funcionário. Isso porque aquela palavra amiga não necessariamente precisa vir do dono da empresa, certo? Você mesmo pode falar para o colega de mesmo cargo que o seu que o trabalho dele ficou muito bom, que ele tem evoluído muito e que você admira o desenvolvimento dele. Por que não tentar? Gentileza gera gentileza, e você só estará fazendo bem tanto para você quanto para o colega, né?