Um dos principais objetivos da economia colaborativa é proporcionar mais qualidade de vida aos seus adeptos e, dentro dos coworkings, essa também é uma das metas básicas. E hoje nós queremos bater um papo sério com os founders e gestores desse mercado, analisando algumas ideias sustentáveis para coworkings. O que você já faz hoje para fomentar um lifestyle mais consciente na vida dos seus coworkers?

Quanto mais cedo um coworking for projetado com um olhar ecológico, melhor. Mas não há motivo para desespero se o seu projeto foi feito a partir de uma verba mais limitada na época da abertura do espaço. Aos poucos, é sempre possível ir inserindo novos hábitos e acessórios para incentivar uma cultura consciente e que pense no todo.

Como já vimos a partir do Censo 2017, cerca de 23% dos coworkings brasileiros estão expandindo ou pensam em aumentar sua estrutura, então porque não aproveitar esse momento para implementar práticas sustentáveis?

Evite o famoso “barato que sai caro”. Por exemplo, de nada adianta colocar toalhas de papel superfinas no banheiro apenas porque parecem melhores para o bolso. No fim das contas, o consumo acaba sendo maior, uma vez que é preciso usar mais folhas para efetivamente secar as mãos.

Em recente visita que fizemos no Spaces Vila Olímpia tivemos a oportunidade de conferir de perto o espaço dedicado para carros elétricos no estacionamento do coworking. E os dizeres escritos no ponto de carregamento já falam tudo: “Welcome to the Future!”.

Vaga especial para carros elétricos no Spaces Vila Olímpia, em São Paulo.

5 ideias para colocar em prática no seu coworking

Mesmo que o coworking ofereça uma rotina mais flexível para os profissionais, ainda é no trabalho que as pessoas passam a maior parte de suas horas de segunda a sexta-feira. Logo, as experiências vividas no espaço compartilhado são de extrema importância para a construção dos hábitos diários.

Que tal então aproveitar todo esse potencial para colaborar na reeducação ambiental dos seus coworkers? Algumas iniciativas aparentemente pequenas podem ser bastantes impactantes e completamente transformadoras. Algumas ideias para colocar em prática:

1. Ofereça copos e canecas para os coworkers

Os copinhos plásticos podem parecer muito práticos, mas você já pensou no real impacto que eles causam? Quantas pessoas passam pelo seu espaço todos os dias? Multiplique esse número pelos dias da semana, do mês e do ano. O número de resíduos gerados é alto, hein?

Uma boa ideia é oferecer canecas e copos para os coworkers, ou então incentivar que eles tragam de casa suas xícaras preferidas.

2. Instale um bicicletário

Assim como um coworking com estacionamento é um atrativo para quem tem carro, os usuários de bike também se sentem mais à vontade quando percebem que o espaço pensa neles.

E cá entre nós, instalar um bicicletário não é nenhum gasto absurdo e nem mesmo necessita de muito espaço. Existem várias opções de armazenamento de bicicletas, inclusive para quem tem uma área limitada. Os suportes verticais são uma ótima alternativa e podem ser instalados em qualquer parede ociosa que você tiver por aí.

3. Tenha um espaço verde

Uma plantinha aqui, outra ali. Um jardim de inverno ou uma horta, quem sabe? São várias as formas de inserir um pouco mais de verde no seu escritório!

O Second Home Lisboa, coworking localizado em Portugal, é um bom exemplo de que dá sim para ter uma pitada de natureza dentro do espaço de trabalho. Por lá eles têm mais de mil plantas espalhadas ao longo das salas, transformando o cenário urbano quase em uma selva.

Claro que você não precisa ter uma floresta dentro do seu espaço. Mas que tal propor uma hortinha em parceria com os coworkers? Cada um pode plantar um tempero, um chá ou alguma outra semente de seu interesse. Cuidar desse cantinho pode ser um momento de confraternização e também muito útil para deixar o estresse de lado.

Mais de 1.100 plantas ajudam a purificar o ar e renovar as energias no Second Home Lisboa, em Portugal.

4. Promova a coleta seletiva de lixo

Quase todo mundo já sabe que o ideal básico é separar os resíduos entre orgânicos e secos. Mas, na prática, você está fazendo isso no seu coworking?

E nós vamos além: que tal instalar lixeiras de diferentes cores para incentivar a separação por tipos de detritos? Algumas das sobras mais produzidas em escritórios são papeis, plásticos, metais e orgânicos. Quatro lixeiras já são o suficiente! Vamos tentar?

5. Fomente as caronas entre os coworkers

Por maior que seja a integração entre os coworkers, é preciso um pouco mais de conversa para que os profissionais consigam trocar caronas. Que tal então se essa iniciativa partir do coworking?

Você pode ter um quadro, por exemplo, onde as pessoas podem escrever seu nome, a região ou bairro onde moram, e quais dias na semana frequentam o espaço. Outra ideia é ter uma planilha na recepção com esses dados, e todos que quiserem participar do car pooling podem sempre dar uma conferida ali.

Assim você fomenta as caronas e também as conexões entre os coworkers! =)

E então, que outras ideias sustentáveis para coworkings você já colocou em prática por aí? Se tiver alguma sugestão bacana, divida com a gente e com os outros founders através dos comentários!