Priorizar e delegar: a importância desse mantra na sua vida

Você é capaz de assumir que nem sempre pode resolver tudo sozinho?

Imagem Priorizar e delegar: a importância desse mantra na sua vida

Você já deve ter ouvido a frase “menos é mais” em diversas situações. Na moda, na decoração e até mesmo na gastronomia, certo? E se alguém te falasse que menos é mais também quando o assunto é trabalho? De cara você não entenderia e possivelmente duvidaria disso. Mas, se você está buscando priorizar e delegar mais no seu dia a dia de trabalho, essa premissa é essencial. 

Lembro de há muito tempo ter lido este texto aqui no Medium e de ter salvo o link apenas para reler o seguinte trecho vez ou outra: “Há uma diferença visível entre ser ocupado e ser produtivo. Ser ocupado não significa, necessariamente, que você está sendo produtivo. Ser produtivo tem menos a ver sobre a gestão do tempo e muito mais sobre o gerenciamento da sua energia. É o negócio da vida. Precisamos aprender como gastar a menor quantidade de energia para obter o máximo de benefício.” 

Talvez você esteja aí olhando para a tela do computador ou celular enquanto pensa “ok, nenhuma novidade até aí”. Mas, em sua vida, o quanto disso você coloca em prática? 

Não dá para priorizar tudo

Quando tudo na sua vida for prioridade, é bem provável que você passe mais tempo tentando organizar suas demandas do que, de fato, colocando a mão na massa. Organize-se e entenda que seu dia vai sempre ter apenas 24 horas, independente de quantas tarefas você tenha que resolver nesse período. 

Algumas formas de amenizar essa crise: 

1  – Faça listas

Faça duas listas de afazeres da semana, de preferência no domingo de noite, antes de começar a correria. Em uma você coloca tudo o que tem para resolver de segunda a sexta-feira (ou sábado, caso você trabalhe nesse dia). Na lista semanal, obviamente, você insere tudo que lembrar, separando apenas por categorias como trabalho e pessoal.  

Agora é a vez da importância da agenda diária. Se você olhar todos os dias para uma lista com 20 questões a serem resolvidas, isso só vai gerar ansiedade e você sequer saberá por onde começar. No momento em que você tiver uma lista diária, você vai entender melhor que vai sim dar tempo de resolver tudo, com a condição de que você respeite os prazos que se colocou lá no início da semana. 

Precisamos aprender como gastar a menor quantidade de energia para obter o máximo de benefício

2 – Aprenda a dizer não

Aprenda, de uma vez por todas, a dizer não de vez em quando. Você pode ser aquele colega ou chefe incrível que sempre tenta ajudar os outros ou mesmo por gostar de estar por dentro de todos os detalhes do trabalho, mas é preciso reconhecer seus limites.  

Às vezes se torna inviável aceitar todos os pedidos e convites do seu dia a dia. Segundo a frase de Warren Buffet, “a diferença entre as pessoas bem sucedidas das pessoas muito bem sucedidas é que as pessoas muito bem sucedidas dizem ‘não’ a quase tudo”. 

Não diga sim quando você não pode dizer sim. Acredite, vai doer mais em você do que na pessoa que ouvir o seu “desculpe, hoje eu não posso” ou “podemos deixar isso pra próxima semana?”. 

Aproveita para dar uma olhada neste artigo aqui, que afirma que pessoas criativas dizem não.

3 – Organize sua agenda pessoal

Além do quesito trabalho, nossa vida envolve muitos outros detalhes. Dedicar tempo para os filhos, levar os cachorros para tomar vacina, ir no mercado, fazer aqueles exames que há tempos você adia, marcar um chopp com os seus melhores amigos que você não vê há três meses por conta da correria e assim por diante. 

Então, ao fazer as suas listas de tarefas da semana que citamos ali em cima, visualize quais são seus dias mais “tranquilos” e dedique elee para alguma área da sua vida que precise atenção. As terças-feiras podem ser o dia fixo de você visitar seus pais, as quartas podem ser o dia do happy hour e as quintas-feiras o dia acertado para ir no mercado. 

4 – Busque a excelência, não a perfeição

Diminua seu perfeccionismo. Sim, isso mesmo. Busque sempre a excelência no que você faz, mas sempre almejando apenas o que é alcançável. Não esgote suas forças em uma tarefa que já está muito boa, seja mais generoso com você e assuma quando você já fez tudo o que estava no seu alcance. 

priorizar e delegar

Você não pode resolver tudo sozinho

É muito comum ver “empresas de um homem só”, quando o empreendedor acredita que pode resolver tudo sozinho, já que foi assim que ele começou sua trajetória. Às vezes pode até dar certo, mas se o seu objetivo for expandir os negócios, chegará um momento que você vai precisar assumir que não pode resolver tudo sozinho. 

Segundo uma psicóloga e conselheira familiar que tive contato uma vez, é muito comum, principalmente para homens mais velhos e que sempre carregaram a família e a empresa nas costas, acharem que apenas eles podem resolver todos os problemas do mundo. Um conselho de amiga? Não seja essa pessoa. Assuma que a demanda é muito grande e que você precisa de uma mãozinha. Esse nobre ato vai te poupar de muito estresse e vai manter seus cabelos na cabeça. 

Aprenda a delegar! Acredite, contratar funcionários não é gasto, mas sim investimento. Não tem porque você ficar fazendo na pressa coisas que outras pessoas poderiam se dedicar plenamente. Não faz sentido você ser um ótimo negociador e perder a maior parte do seu tempo redigindo e revisando contratos. Foque sua energia no que você faz de melhor! 

 

Chega um momento em que não damos conta de todas as demandas e precisamos abrir mão daquele pensamento orgulhoso que diz que só nós conseguimos fazer determinada tarefa. Delegar é preciso, e você vai ver como pode prosperar depois que abrir mão de trabalhos que só atrapalham a sua rotina. 

253

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺