Os usuários da internet estão cada vez mais espertos e não caem em qualquer anúncio chamativo e brilhante que pisca em suas telas. E ainda bem! A tendência é que, cada vez mais, comecem a se destacar as marcas com bom conteúdo. É claro, não há como lutar de forma totalmente justa contra os grandes nomes que investem cifras enormes em publicidade. Mas o mais bacana do Marketing de Conteúdo é que ele é para todos, independentemente do tamanho e do potencial de investimento em mídia da marca.
Esse ramo do Marketing Digital é mais do que tendência: é questão de sobrevivência na era da internet. Se você não entende muito do assunto, hoje vamos dar algumas dicas bem importantes por aqui. Começando pela definição do tema, com créditos para a Rock Content:
“Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas”.
5 motivos para investir em Marketing de Conteúdo
1. Melhorar o relacionamento com os clientes
Se um cliente em dúvida tiver entre suas duas opções uma marca que zela pelo consumidor e outra que só quer vender, qual será que ele vai escolher? As pessoas gostam de receber atenção e de se sentirem exclusivas. Oferecer conteúdo feito especialmente para elas é uma boa forma de criar esse laço.
2. Estar presente na vida do consumidor não somente no momento da venda
Você pode vender sabão para lavar roupas e ter um blog com diversas dicas sobre casa e decoração. Você não vai necessariamente vender seu produto, mas pode fazer posts preciosos para quem recém se mudou e não entende muito sobre tarefas domésticas, por exemplo. Assim a marca se torna uma amiga importante, e certamente será lembrada na hora que a pessoa precisar renovar o estoque de sabão.
3. Aprimorar seu rankeamento nas buscas do Google
Quanto mais conteúdo interessante e com bons números de acesso, mais destaque seu site ganhará nas colocações do Google e em outros buscadores. Se você não fizer um bom conteúdo (ou, pior ainda, nenhum conteúdo) além de sua visibilidade ficar prejudicada, você deixa espaço para a concorrência aparecer mais.
4. Ter embaixadores da sua marca
Um dos principais pontos do Marketing de Conteúdo é fazer com que o leitor acabe se tornando uma espécie de embaixador da marca. Isso porque, se o seu conteúdo for realmente bom, o espectador vai naturalmente compartilhar o seu material, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu nome.
Uma pessoa que compartilha o seu conteúdo não necessariamente irá comprá-lo, mas com o simples “share” de um link ela pode fazer com que diversas outras pessoas conheçam sua marca e venham a se tornar clientes.
5. Por fim, você vai aumentar suas vendas
Como já dissemos, a venda não é o objetivo dessa estratégia de marketing. Leva tempo para acontecer, mas sim, a venda ocorre. Ah, é importante dizer que qualquer detalhe a mais que você oferecer pode ser considerado parte do conteúdo: um manual de como usar seu produto, dicas extras, informações técnicas, vídeos explicativos, depoimentos de clientes e assim por diante.