Os escritórios de coworking em “municípios secundários” são quase sempre os únicos ambientes de inovação naquele território. Em termos de previsões e tendências, há um prognóstico social de que cada vez mais profissionais migrarão dos grandes centros urbanos para o interior, uma vez que o trabalho remoto tem se estabelecido no mundo todo. E os espaços de coworking têm tudo para atrair essas pessoas que buscam integrar sua vida profissional em novas comunidades locais.

Os coworkings que souberem se posicionar, podem ter um papel fundamental nessa importante transição que os formatos de trabalho estão atravessando. Antes mesmo da pandemia, os espaços já estavam lá para educar a comunidade e dar suporte para o universo tecnológico e empreendedor. E nas cidades do interior são os coworkings que muitas vezes agem como hubs de inovação, reunindo empreendedores que buscam arriscar e expandir seus horizontes.

A difícil tarefa de apresentar o coworking às cidades do interior

Já debatemos aqui neste artigo as principais diferenças entre os espaços compartilhados na capital e em cidades do interior. E um dos primeiros tópicos que abordamos foi a questão de como educar o público sobre o que é coworking.

Mesmo após anos de atividade consolidada em algumas regiões do Brasil, precisamos considerar o quão grande e diverso é o nosso país. Se uma capital como São Paulo já possui mais de 300 escritórios compartilhados, temos que lembrar que a maioria das cidades do interior ainda nem ouviram falar sobre esse tal coworking. De acordo com o nosso Censo de 2019, encontramos espaços em 195 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Espaços compartilhados são hubs de inovação por natureza.

Então, em muitas cidades, iniciar um projeto de coworking ainda é vestir a camisa da busca pelo disruptivo, sabendo que serão muitos os desafios pelo caminho. Os espaços compartilhados são hubs de inovação por natureza, afinal, nasceram a partir das transformações tecnológicas que oportunizaram o trabalho remoto. E, em cidades do interior, às vezes ainda é necessário fazer o trabalho de formiguinha que as capitais fizeram lá no início da década passada.

Construir um legado no interior requer uma perspectiva maior do que é o trabalho colaborativo, quem pode se beneficiar dele e o impacto que ele pode causar. Os profissionais e seus negócios precisam se sentir apoiados e conectados, para que eles permaneçam no espaço e enxerguem o potencial de expandir, sem se mudar de cidade ou ter que ir necessariamente para a capital.

Portanto, o papel de embaixador de inovação carrega inúmeros desafios, desde o modelo de negócio até a educação sobre o que é esse novo movimento de trabalho.

Diversidade promove inovação

Você já parou para pensar na importância da diversidade de profissionais dentro de um escritório? A variedade de coworkers no seu espaço, ajudará a criar um ambiente muito mais criativo e dinâmico.

Ao reunir pessoas de diferentes áreas de atuação, cria-se a oportunidade de confrontar ideias divergentes e promover trocas com novas perspectivas. Alguém de uma área diferente da sua, pode olhar para os seus desafios de um ângulo totalmente novo, gerando insights e soluções inovadoras que sequer passariam pela sua cabeça.

O ambiente compartilhado promove a busca por novos conhecimentos, a mescla de talentos e as novas conexões. Para isso, é preciso concentrar o maior número de peças do ecossistema para unir forças para trabalhar juntas sob um mesmo guarda-chuva de interesses e afinidades num só lugar.

Para projetos que estão no início, os coworkings podem oferecer o empurrão que faltava para tirar aquele projeto do papel, uma vez que oferece um grupo de profissionais que podem virar parceiros, fornecedores, sócios e colegas de café de um jeito funcional e fundo, de um jeito que não acontece tão facilmente em outros lugares.

Unir em um só local empresas em diferentes estágios, profissionais autônomos ou freelancers e startups em pleno desenvolvimento faz do coworking um hub de inovação e, muitas vezes, pode originar polos empreendedores essenciais para a economia da região.

Coworkings como polos para mentes efervescentes

A inovação está no DNA dos coworkings. Esses espaços vieram para estimular o empreendedorismo, utilizando a articulação como trunfo. Pode parecer clichê dizer que os escritórios compartilhados são apenas mesas e pessoas diferentes. Engane-se quem não lê nas entrelinhas, que estes diálogos tornam-se propulsores da nova economia em benefício a todos envolvidos, mas não só.

Engane-se quem não lê nas entrelinhas, que estes diálogos tornam-se propulsores da nova economia em benefício a todos envolvidos, mas não só.

Ao abrir as portas para sua comunidade local, um coworking tem o potencial de ser um refúgio para empreendedores em municípios em que não há muita tradição em inovação. Ou mesmo para cidades que já tentam investir em novas soluções para o mercado e a indústria, o coworking pode ser o ponto de encontro para que esse movimento se fortaleça e possa expandir.

Alguns empreendedores se instalam em cidades do interior justamente para criar um ambiente totalmente dedicado ao empreendedorismo, criatividade e inovação. É o caso do HubOne, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Esse espaço voltado totalmente aos novos negócios abriga o coworking exoHub, que é aberto a empresas e profissionais que queiram trabalhar próximos de uma comunidade sempre em expansão.

A proximidade do hub com a universidade do município possibilita novas conexões em um contexto que cria e impulsiona ações educacionais, ao mesmo tempo em que gera oportunidades, visibilidade e até financiamento para projetos e startups.

Já em Blumenau, Santa Catarina, o Offcina Coworking é ponto de referência para empreendedores de toda a região. O espaço, que fez uma aposta grande em sua criação, hoje é a sede do TEDx no município, além de realizar os encontros de todos os representantes do TEDx no estado. É lá que os organizadores do evento se reúnem para alinhar as estratégias e tópicos que serão abordados.

E, ao se associar com uma marca da relevância do TEDx, o Offcina conquista ainda mais importância no mercado de empreendedorismo e inovação da região, tornando-se sede de muitos outros projetos do mercado.

 

Ao instalar o seu coworking em uma cidade do interior, prepare-se para assumir uma parte importante do universo empreendedor como um ambiente de inovação. E sempre que precisar de alguns insights sobre o segmento, fique atento ao nosso blog que por aqui rolam novos debates toda semana! Vale também assinar a nossa newsletter para receber informações em primeira mão!

 

Photo Cover by Chad Gray on Unsplash

Photo by Michael Hart on Unsplash