Já fizemos um post por aqui com 9 dicas de filmes sobre o universo empreendedor e nossos leitores deram feedbacks superpositivos. Então, para quem adora conhecer cases de sucesso para inspirar a sua própria trajetória, o post de hoje recomenda 7 biografias de empreendedores para colocar na lista de leituras.

Amamos filmes e uma boa série da Netflix, mas o bacana dos livros é que podemos conhecer melhor os detalhes de cada jornada. Quando se trata de autobiografias, então, a imersão fica ainda mais enriquecedora.

Vamos então para as dicas de livros?

1. Sem Limites — A História da Netshoes

Começamos a lista com uma história made in Brazil, porque precisamos evidenciar as iniciativas daqui. O livro, de autoria de José Eduardo Costa, narra a história de dois empreendedores que criaram a Netshoes, hoje a maior loja digital varejista da América Latina.

Os primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab, de descendência armênia, começaram seu negócio como uma loja de rua em São Paulo no ano 2000. No livro podemos entender como aconteceu todo o processo de uma loja de calçados pequena para um comércio eletrônico que hoje fatura mais de 2 bilhões e tem mais de 2 mil colaboradores.

2. Dedique-se de coração

Só o nome do livro já fala muito sobre a história contada. Nele, você vai poder conhecer a trajetória de Howard Schultz a frente da Starbucks Coffee Company. Como foi que uma única cafeteria na zona portuária de Seattle se tornou uma rede enorme com lojas espalhadas e desejadas pelo mundo todo?

Se você quer compreender melhor alguns aspectos como identificação de oportunidades, inovação e experiência de consumo, essa autobiografia é leitura essencial.

3. Oprah: uma biografia

Podemos dizer que Oprah Winfrey é mais do que um exemplo de empreendedorismo, ela é uma lição de vida completa. Quem hoje olha para uma bilionária, dona de emissoras de TV e editoras, entre tantos outros negócios, não imagina todos os perrengues que Oprah passou.

Com autoria de Kitty Kelley, nesta obra biográfica nos inspiramos com uma mulher de força, nem sempre amada por todos, mas com garra para perseguir suas metas.

4. O estilo Bill Gates de gerir

Como o próprio título indica, este livro tem seu foco não exatamente na história de Bill Gates, mas sim em suas estratégias para fazer uma boa gestão. São pelo menos 10 lições que foram cruciais na trajetória do homem que revolucionou o mercado tecnológico.

O autor Des Dearlove mostra, de forma concisa, como o empreendedor foi visionário e construiu sua própria forma de pensar e agir. Livro para ter na cabeceira para ler e reler sempre que precisar de uma inspiração!

5. Sam Walton — Made in America

Até hoje a rede Walmart impressiona por sua grandeza. A maior empresa varejista do mundo começou com Sam Walton e seu irmão Bud Walton, e é essa a história contada no livro, de forma simples e direta.

Com a ajuda do escritor John Huey, o capitão do comércio relata sua trajetória de forma modesta, reforçando sua incessante busca pelo menor preço, maior variedade de produtos e o melhor serviço para seus clientes.

6. Nos bastidores da Amazon

Quem diria que uma simples loja de livros iria virar uma gigante como a Amazon? Bom, o empresário Jeff Bezos não imaginava as proporções que seu negócio tomaria, mas sempre pensou grande.

Um diferencial superpositivo desse livro é que o autor Richard Brandt entrevistou funcionários da empresa, além de concorrentes e observadores, para compreender como o empreendedor pensa e decide suas ações.

7. O sonho brasileiro

Por último, mais um case de sucesso do nosso país. Escrito pelo jornalista Thales Guaracy, o livro traz a história do comandante Rolim Amaro, fundador da empresa TAM.

Depois de anos trabalhando como caminhoneiro e até vendedor de bebidas, o hoje empresário finalmente realizou o sonho de ser piloto de aviões. A paixão pela profissão era tanta que ele decidiu ir além, fundando a Táxi Aéreos de Marília, hoje uma das marcas da aviação mais conhecidas pelos brasileiros.

E então, o que achou da nossa lista de biografias de empreendedores? Tem algum título que você acha que ficou faltando? Divida suas dicas com a gente! =)