A Black Friday 2017 está se aproximando e uma boa parte da população já está de antenas ligadas para as promoções que devem vir por aí. A data, que já é sucesso há uns bons anos, veio dos Estados Unidos, mas o comprador brasileiro já apresenta seus hábitos de consumo bem marcantes e definidos.

E é aquela já famosa frase nos últimos tempos, “apesar da crise”, a Ebit, empresa que acompanha dados sobre o comércio eletrônico nacional, prevê um crescimento de 15% em relação a 2016. Ainda segundo dados da empresa, 81% de seus entrevistados planejam comprar na data, sendo que 41% desse total já deve aproveitar para antecipar as compras de Natal.

Mas então, o que esperar da Black Friday 2017 com base no ano passado?

O evento já se tornou tão importante para o comércio anual que tem ganhado algumas pesquisas bem focadas. O Google Brasil lançou há alguns meses o estudo Thank God it’s Black Friday 2017, com algumas perspectivas para o que deve rolar esse ano. Alguns dos pontos principais:

E o que diz a voz das redes sociais?

As informações acima foram coletadas em uma pesquisa com brasileiros entre as classes A e C, mas também é curioso observar os dados mais orgânicos que vêm das redes sociais. A Scup reuniu alguns fatos observados durante os meses de setembro e outubro, em meio a 19 mil menções relacionadas à Black Friday no Twitter.

A maior parte dos tweets foi classificado como comentários neutros (54%) e positivos (26%), embora o termo “black fraude” tenha aparecido com uma certa frequência, em referência às más práticas de algumas lojas.

Um fato curioso é que os produtos mais citados são um pouco diferentes do que as buscas que aparecem na pesquisa do Google. No Twitter, os termos mais mencionados foram livros, telefonia, notebooks e PCs, games, moda e brinquedos.

Aqui neste link você pode conferir a pesquisa completa da Scup, dá uma olhada!

E por aí, o que você está planejando comprar na Black Friday 2017? Você também vai aproveitar para antecipar as compras de Natal? Depois conta pra gente quais promoções especiais você encontrou esse ano!