No meu texto de introdução da versão brasileira do Coworking Handbook, eu comento como era difícil obter informações sobre o mercado de coworking quando eu comecei. No final de 2010, a gente só tinha acesso a um punhado de artigos — a grande maioria em inglês — além de algumas discussões em remotos fóruns. Aliás, meu eterno agradecimento ao Cadu por ter mantido durante muito tempo uma das únicas fontes de informação em português.

Também existiam pouco mais de uma dúzia de espaços abertos e espalhados ao redor do país. Conversar com um founder era um pouco mais difícil que hoje, apesar de a grande maioria desse pessoal inicial ter sido muito receptivo com todos que os procuravam.

Essa dificuldade de obter informações fez com que muitos administradores de espaços tenham cometido erros básicos desde o dia 1 da empresa, e eu me incluo nessa estatística. Desde dimensionar corretamente o espaço físico até priorizar as atividades que realmente dão retorno para um coworking eram pontos que ninguém dominava com segurança, e tivemos que aprender fazendo. Muitas vezes a gente acertou, outras vezes, erramos.

Hoje o cenário está um pouco mais confortável. Recentemente diversas iniciativas têm surgido para auxiliar quem deseja investir nesse mercado. E isso é uma das coisas mais lindas de trabalhar com coworking. O espírito de crescer em conjunto que a maioria das empresas leva no seu DNA. A ideia de compartilhar e crescer juntos.

Escola Coworking: um curso gratuito para você começar com o pé direito

Há pouco tempo nasceu a Escola Coworking, uma iniciativa fantástica do Ricardo Dória, fundador da Aldeia Coworking. Lembro de ter conversado com o Ricardo lá em 2010 quando eu planejava meu espaço. Ele é uma dessas figurinhas que estão no jogo desde o início. Recentemente, ele começou um projeto bem interessante: um curso online e gratuito com o básico e fundamental que você precisa saber antes de abrir um espaço de coworking.

Eu assisti o curso recentemente e adorei. É um conteúdo para iniciantes, mas mesmo que você já tenha aberto seu espaço tenho certeza que poderá tirar algumas lições importantes. O Ricardo passeia desde o contexto histórico e cultural que estamos vivendo, o que ajuda muito a entender a importância do coworking na sociedade, até os pilares fundamentas que todo empreendimento do tipo precisa dominar: espaço, comunidade e receita.

Além disso, alguns conteúdos extras super bacanas estão sendo adicionados. Players importantes do segmento, como o Walker Massa (Nós Coworking), Jorge Wanderley (Tot Coworking) e o João Marcos Guirau (Blocktime Coworking) são algumas das pessoas que já contaram sua história por lá.

E, pra finalizar, eu também fui convidado a colaborar com o curso e deixei meus 2 centavos sobre como utilizar a internet a seu favor na hora de divulgar seu espaço. É um apanhado de dicas e sugestões para te ajudar a potencializar a divulgação do seu espaço de coworking. Dicas simples, mas eficazes que aprendi tanto enquanto administrava meu espaço, como hoje, à frente do Coworking Brasil.

Aliás, lá no curso eu coloquei as minhas 4 principais dicas, mas como o vídeo já estava gigante, deixei a dica bônus pra colocar aqui. Você pode acompanhar abaixo. Se gostar, confere as 4 primeiras lá no Escola Coworking.

É grátis e está imperdível! 😉




Gostou da dica bônus? Tu podes encontrar as 4 primeiras no link abaixo.

Quero assistir o curso completo!

Outras iniciativas

Além disso, ainda destaco outras iniciativas super interessantes. Como o próprio Manual do Coworking, tradução brasileira do Coworking Handbook de Ramon Suarez. E claro, não deixo também de citar a nossa série aqui no site Coworking para Founders, além da nossa Biblioteca de Conhecimento para empreendedores.

Enfim, se entrar nesse mercado está no seu planejamento, não dá mais pra dizer que não sabe nem por onde começar, certo? Bons estudos e bem-vindo ao clube!

Grande abraço,
Fernando Aguirre

 

Leia também: