O ano de 2020 fez com que a cultura de trabalho, lazer, consumo e os estilos de vida como um todo fossem alterados em todo o mundo. Com o mercado europeu não foi diferente – o home office tornou-se uma grande realidade devido às restrições impostas pela pandemia.

Até pouco tempo atrás os profissionais se reuniam diariamente em escritórios, participavam de eventos, almoços compartilhados e happy hour pós expediente. Com muitos realizando suas atividades a partir de casa, a interação por câmeras e chamada de vídeo fez com que a rotina dos profissionais sofresse fortes alterações.

Estamos há mais de um ano vivendo num cenário pandêmico e o conhecimento que temos hoje sobre o vírus e as medidas de prevenção avançando, nos dá uma visão um pouco mais clara da situação. Com isso, aliado ao avanço da vacinação em diversos países, faz com que a retomada do mercado europeu se torne uma realidade para mais profissionais.

Nesse momento em que testes em diversos setores já ocorrem, os coworkings também voltam a receber mais profissionais. Para isso, é preciso mais do que distribuir álcool em gel, exigir máscara e manter distanciamento. É necessário que uma logística nova seja implementada para a segurança de todos os envolvidos.

O mercado brasileiro vive um momento de pré-retomada, o que torna ainda mais essencial conhecer e buscar tendências e referências, daquilo que está dando certo lá fora. Aposto que isso sempre te ajudou a planejar algo por aqui, não é mesmo?

Você já pesquisou como o mercado europeu está encarando a retomada dos escritórios compartilhados? Reunimos informações importantes sobre o tema neste artigo, acompanhe!

Espaços de coworking e a retomada do mercado europeu

Não dá mais para pensar em uma vida como a que existia até o início de 2020 daqui para frente. Mesmo com a retomada das atividades, maior controle no número de casos e vacinação avançada, é improvável que as atividades no escritório voltem a operar sem qualquer alteração e mudança na cultura.

A pandemia fez com que diversas tendências precisassem acelerar e o uso de tecnologias, auxiliou e muito na implementação de novos modos de trabalho – se antes pareciam distantes, agora tornam-se comuns e ao redor do mundo.

Ainda que muitas empresas não pretendam retomar todos os seus postos de trabalho presencial, os próprios trabalhadores não querem mais ficar 100% alocados em suas casas e o modelo híbrido passa a ser a grande possibilidade daqui para frente.

Esse modelo ganha cada dia mais força, uma vez que as pessoas passaram a valorizar a flexibilidade e benefícios de trabalharem de suas casas. Ainda que sentem falta e valorizem interações reais e físicas com colegas de trabalho. Fica claro que querem o desejo de fazer parte de um ambiente que vá além de seu quarto ou escritório adaptado, passa a ser uma solicitação presente.

Os espaços de coworking estão atentos a esse comportamento e possuem um modelo de negócios e infraestrutura capaz de atender a este público. Visto isso, além de trabalhar em casa, o mercado europeu espera que as pessoas trabalhem “perto de casa”, e aí é que entram em cena os escritórios compartilhados.

Mudanças e adaptações para receber os profissionais

Veja algumas tendências que estão acontecendo na retomada do mercado europeu e saiba como eles estão se organizando.

Ambientes privilegiados e valorização da interação

O tempo passado trabalhando em casa e vendo apenas familiares (ou não vendo quase ninguém, para aqueles que moram sozinhos) fez com que as pessoas revissem suas prioridades e reais necessidades no dia a dia.

Graças a longa rotina de home office, os trabalhadores passam a valorizar atividades que antes não faziam tanta diferença na rotina, como caminhadas no parque, idas rápidas e fora de hora ao mercado, passeios por lojas e conversas com colegas no meio do dia.

Justamente por isso os espaços de coworking em um momento de retomada pós pandemia, devem seguir essa tendência e pensar no que é possível oferecer de novo. Como seu espaço pode se aproximar mais desses novos hábitos e gerar melhores experiências e receitas?

Se instalar em locais privilegiados e perto de tudo? Ou criar ambientes novos num espaço que já existe dando ênfase à interação com outros profissionais? Tente se colocar no lugar do seu público-alvo e refletir sobre esse novo momento. Isso vai ajudá-lo a se organizar melhor para isso.

Criação de novos espaços

Ao trabalhar em casa as pessoas se acostumaram a ter filhos, animais, café, almoço, cama, sofá, petiscos e tudo o que precisa a poucos passos de distância e isso é uma comodidade que os trabalhadores não querem perder.

Por isso, o coworking da retomada pós pandemia é muito mais do que uma mesa, iluminação e internet estável e com alta velocidade. Os empresários estão investindo na criação de novos espaços para seus coworkers.

Desde bibliotecas, salas de descanso, auditório para reuniões que podem ser transmitidas on-line, cafés, restaurantes e até espaços para crianças ou animais. O que tudo indica, a retomada de escolas e creches, também está se dando gradualmente a depender do local e isso também é uma grande preocupação para os pais.

Agregar outros serviços dá valor para esse tipo de negócio e faz com que as pessoas se sintam ainda mais acolhidas e pertencentes ao coworking.

Sustentabilidade e olhar para o meio ambiente

O mercado de coworking europeu já tem olhado para sustentabilidade há algum tempo e esse é um ponto crucial na retomada pós-covid-19. Ser mais sustentável é um ganho real e uma parte considerável dos investimentos que estão acontecendo nos espaços.

Seja na redução de materiais como papéis e documentos impressos por processos que podem ser facilmente digitalizados. Muitos estão se preocupando com a diminuição de copos plásticos e consumo de energia, assim como, incentivando a reciclagem, o uso de produtos e matérias primas não poluentes. A ideia é criar mais espaços verdes, para isso, repensar a relação com o meio ambiente tornou-se valioso e um quesito na hora de escolher um local para se trabalhar.

Protocolos de higienização e sanitização

A higienização dos ambientes sempre foi um dos critérios de avaliação de um ambiente e neste momento ganhou um peso ainda maior. Para muitos, o nível de exigência aumentou e as equipes de limpeza dos coworkings devem ser controladas com protocolos de desinfecção rígidos e bem elaborados.

Além de regras de limpeza vindas das autoridades de cada país, requisitos devem ser implementados, tais como, espaçamento entre mesas, número controlado de pessoas para sala de reuniões, limpeza constante com soluções de higienização que vão de acordo com o tópico anterior, ou seja, que limpem, mas não agridam o ambiente.

É pensando nessa união que o desinfecção de alto nível vem crescendo fortemente em espaços compartilhados e escritórios. O ozônio na limpeza tem se revelado uma forma segura, saudável e sustentável de manter o cuidado em ambientes com maior circulação de pessoas. O elemento ajuda a eliminar manchas, germes, bactérias e vírus de forma simplificada.

Outro ponto que tem sido considerado em diversos espaços são os sistemas de circulação de ar com filtragem antiviral. Esses fazem com que o ar que circula no espaço seja 25% mais fresco que o normal das edificações, dando maior proteção às pessoas que o utilizam.

Kits para higienização

Ainda que cada pessoa deva ter sua máscara e álcool em gel, os coworking estão investindo em kits para seus visitantes que incluem acessórios como desinfetante de mãos, lenços antivírus, panos e soluções para limpeza do próprio espaço após a utilização e outros “presentes” para proteção.

Mesmo que pareça uma ação pequena, olhar para isso faz com que as pessoas notem que o coworking valoriza de fato o bem-estar dos seus frequentadores, aumentando o senso de segurança, pertencimento e satisfação com o escritório compartilhado.

Se o mundo pós-pandemia parecia muito distante, agora ele começa a dar sinais de que está se aproximando. Retomar trabalho, lazer e atividades é importante e possível em locais que estão mais prontos para que isso aconteça de forma segura.

O mercado europeu que dita tendências para nós brasileiros está se movimentando para esse momento de volta às atividades e é preciso se preparar para ele de forma real. Veja a seguir uma lista de páginas onde você pode encontrar referências:

Pensando nisso, quanto do mercado europeu você acha que podemos incorporar por aqui em nossa retomada? Aproveite essas ideias, tenha insights para seu negócio e receba seus coworkers da melhor forma!

 

Photo by Barthelemy de Mazenod on Unsplash