Vamos ser sinceros, essa não é a melhor hora pra você rodar campanhas de marketing incentivando as pessoas a irem pro seu espaço, conhecer gente nova, participar de eventos. Ao mesmo tempo, não quer dizer que você deva ficar parado apenas esperando o mundo sair desse filme de terror trash que entramos nas últimas semanas.

Existem diversas iniciativas que podemos fazer enquanto o mercado está parado. Em tempo difíceis, nada melhor que investir energia e atenção em algo que é atemporal. E nesse pensamento, não tem nenhum investimento com melhor custo benefício pro seu negócio que otimizar o seu site para mecanismos de busca, como o Google.

Eu não sei você, mas eu não tenho um guia telefônico (aquele livrão com as páginas amarelas, lembra?) em casa faz algum tempo. Hoje, a porta de entrada de todo mundo pro seu negócio é o Google. Por isso investir tempo e dedicação em ter uma boa posição orgânica no ranking dele é tão importante. Em alguns mercados, como o de coworking, eu diria fundamental.

Para os íntimos, essa otimização é conhecida como SEO (search engine optimization). É um assunto gigantesco, super dinâmico, e que demanda uma atenção constante. No entanto, tem uma barreira de entrada relativamente pequena, e com alguns pontos simples bem trabalhados, já conseguimos atingir uma melhoria visível.

É o princípio de Pareto em carne e byte. Fazer 20% do trabalho bem feito te traz 80% de resultado. Parece bom, certo? E realmente é. Existem apenas dois problemas:

  1. Os resultados são de médio a longo prazo. Poucas coisas que você faz hoje no seu site consegue ver um retorno em menos de 30 dias. Na maior parte, precisam de pelo menos um trimestre pra mostrar os ganhos. E é no longo prazo, um ano, dois, que você realmente vê o valor do trabalho feito.
  2. Em alguns mercados, 80% não é o suficiente, você vai precisar ir além. E esses 20% finais vão demandar muito trabalho e investimento.

Esse artigo não tem a pretensão de ser um guia definitivo sobre SEO. Existem dezenas de outros conteúdos muito bem produzidos e detalhados. O pessoal de marketing digital adora escrever sobre o assunto, até porque eles entendem a importância de bons conteúdos na estratégia de captação de novos clientes. O que vamos falar aqui é sobre a nossa experiência em SEO. O que aprendemos nos últimos oito anos no mercado e como levamos o Coworking Brasil a primeira posição do Google para quase todo tipo de palavra-chave relacionada.

No começo, tudo era mato.

Devo admitir que nós temos uma vantagem significativa. Nascemos em 2012, onde a concorrência para o termo coworking era praticamente nula. A gente não precisa competir posição com o Google Maps, com veículo gigante de imprensa, nenhuma outra plataforma e mesmo os Ads, eram raros.

Hoje, a primeira página do Google é uma selva. As top 3 posições é como colocar um leão, um gorila e um elefante na mesma jaula e ver quem ganha. Cada hora um está por cima, e a briga é feia. Entrar nessa jaula, apesar de difícil, é sempre possível. Se manter vivo lá, é outra história.

Em cidades como São Paulo, esse é o cenário. Pra um espaço de coworking novo, começando agora, é basicamente impossível chegar na primeira página do Google de forma orgânica. Pesquisando por termos amplos – e poderoso – como “coworking em São Paulo” você só aparece na primeira página se despejar um caminhão de dinheiro em anúncios, ou, estiver presente nas plataformas que estão em primeiro (que por coincidência, geralmente somos nós 😊). É matemática pura: existem apenas dez posições na primeira página, e centenas de espaços. A conta não fecha.

Tentar bater de frente nesses casos é algo que não compensa. No entanto, existem diversas outras oportunidades interessantes pra você explorar que seguem abertas. Uma das mais poderosas é a regionalidade.

Essa primeira parte do artigo vamos falar de três pontos macros pra conseguir boas posições no Google com o site do seu espaço. Cada um destes assuntos abre uma porta gigante de conhecimentos e estratégias. Talvez em artigos futuros a gente debata sobre isso. Nesse primeiro vamos focar em:

  1. Mercado
  2. Conteúdo
  3. Tecnologia

Onde você está agora?

Em casa, eu sei. Mas em tempos normais, as pessoas estão sempre circulando, com um smartphone no bolso. O Google tem feito um esforço enorme para apresentar resultados cada vez mais contextualizados. E a sua localização, é um contexto muito relevante. Produzir conteúdo relacionando com a sua região é a forma mais rápida e eficiente de se destacar. Explico:

Em termos muito amplos, relacionados a cidades, a primeira página vai estar dominada por plataformas (nós, Google Maps, Wikipedia, etc), artigos de grandes veículos (Folha de São Paulo, Globo, etc), e talvez, um ou outro espaço que invista bastante na sua estratégia de SEO. Faz o teste, joga no Google agora “Coworking + sua cidade”. Dica: use a aba anônima do seu navegador, pois o seu histórico de navegação também influencia nos resultados exibidos.

Dica: use a aba anônima do seu navegador ao testar, pois o seu histórico de navegação também influencia nos resultados exibidos.

Porém existe uma exceção na regra. Se o seu espaço fica em uma cidade um pouco menor, com menos concorrência, tem grandes chances de estar no topo da montanha. Isso é o poder da regionalidade. Identifique pra qual mercado você quer efetivamente trabalhar, e foque nele. Não gaste energia tentando atingir clientes do Brasil todo, quando o seu espaço fica no interior do estado.

Configure o Google Meu Negócio

Toda vez que você foca em questões mais específicas, você está ganhando pontos. É impossível para uma plataforma como a gente cobrir eficientemente todas as cidades do país. Além disso, terminologias regionais são conhecidas apenas pelos locais. Por exemplo, em Porto Alegre é muito comum a gente chamar a cidade de “Poa” (tipo Pôa, não Poá). Somente um local iria pensar em usar esse termo para atrair tráfego. Existem diversos outros termos da sua região que eu nunca vou imaginar, e tem uma concorrência super baixa. Aproveita!

Além da pesquisa por palavra chave mesmo, um outro assunto que vou falar mais na parte de tecnologia, é deixar claro pro Google em qual cidade fica a seu espaço. Você vai se impressionar com a quantidade de sites de empresas que vejo que simplesmente não colocam o nome da cidade na página. Ou só colocam na página de “Contato”, lá no fim. Dica 2: coloque o seu endereço completo no rodapé de todas as suas páginas. Você nunca sabe por onde seu visitante vai entrar no site, e o Google agradece.

Além disso, crie um perfil completinho no Google Meu Negócio. Ajuda a colocar informações corretas no Google Maps e nos resultados de busca.

Conteúdo é o rei no SEO. E a rainha. E o príncipe. E a corte toda.

Aqui vale o clássico “quem quer rir, tem que fazer rir”. O Google procura por conteúdo. Se você não produz, ele não te acha. Pode ser um blog, vídeo no Youtube, até mídias sociais ele tem indexado. Mas na nossa experiência, produção de conteúdo constante e focada é o que traz o melhor resultado.

Eu sei que falar isso é chover no molhado, mas estamos aqui pra falar verdades. Se você só tem um site institucional pequeno, as chances de ser rankeado em mercados competitivos é super baixa. Por isso produzir conteúdo é interessante.

Se você não tem estrutura para ter um blog relevante, então ao menos crie um bom perfil nas plataformas que você está cadastrado. Aqui já escrevemos sobre a importância de ter uma boa descrição no seu perfil. Aproveite essa oportunidade pra aumentar a quantidade de conteúdo rastreável pelo Google. Os melhores coworkings em audiência ano passado tem uma média de 130 palavras na descrição do perfil, mas eu iria ainda além. Tente 500. Realmente use esse espaço para se apresentar ao público e falar sobre o que você acredita.

Existem um monte de outras pequenas dicas que podemos dar, que somadas, geram um impacto alto na posição do seu espaço. Crie bons títulos na página do seu site, coloque uma thumbnail para mídias sociais, adicione nomes relevantes nos arquivos de fotos do espaço, cuide da sua reputação online, etc

Dica 3: não basta produzir, você tem que distribuir. De que adianta um excelente conteúdo se ninguém fica sabendo que ele existe?

O Google tem seu bot que passa de tempos em tempos nos sites pra verificar se tem novidades, mas você pode acelerar esse processo construindo um sitemap e enviando pra eles através do Search Console. Ainda melhor que o Google encontrar seu conteúdo assim, é se ele encontrar através de links em outros sites.

Regra de ouro no conteúdo: um link literalmente vale ouro.

Essa é a prática mais antiga e conhecida. O Google nasceu baseado nesse modelo. Cada link que aponta pro seu site, transfere “parte da confiança” do site original para o próximo. Quando você linka um outro site, na prática, você está recomendando que as pessoas conheçam aquele conteúdo. Você está dizendo “olha, eu acho que isso é bacana e você deveria conhecer”. O Google sacou isso lá atrás, e montou todo o seu algoritmo baseado nisso.

Exatamente por essa característica que até hoje o pessoal corre atrás de links pra lá e pra cá. A gente recebe literalmente milhares de pedidos de guest posts e outras “oportunidades imperdíveis” todos os anos aqui. Tudo pro pessoal ganhar um link nosso apontando pro site deles. Você pode usar essa estratégia também. Converse com a sua comunidade e desenvolva um projeto juntos. São todas empresas locais, links dos sites deles pro seu e vice versa pode ser uma boa ajuda.

Mas nem todo link é igual, e muito cuidado quando for criar uma estratégia de link building. Essa confiança que o Google vê nos links já foi abusada muitas vezes por quem buscava subir rápido nas buscas, e por isso mesmo hoje o algoritmo deles é muito mais sofisticado. Ele sabe diferenciar exatamente um link de qualidade, de um que está lá apenas pra tentar enganar o robô. Nós também levamos muito a sério esse fato, e sabemos da relevância que um link vindo do coworking brasil tem para um site de espaço. Por isso fazemos questão de cuidar muito bem da nossa reputação, e marcar todos os sites de espaços não verificados na plataforma como “nofollow”. Um aviso pro Google que não temos total confiança naquele espaço e ele deveria ignorar.

Se você tem uma conta verifica, por outro lado, ganha sempre o link “dofollow” automaticamente 🙂

Seja relevante, você realmente tem algo a dizer?.

Além disso tudo, ainda existe um fator super importante. Seu conteúdo deve ser relevante. Se você olhar, nós publicamos apenas um artigo por semana no momento. Tem gente que publica diário e não consegue tanto alcance. Isso acontece porque nós nos esforçamos bastante em produzir conteúdo que faz a diferença. A gente não junta três ou quatro artigos que achamos na internet e produzimos um Frankenstein. Nós criamos 100% conteúdo original.

Conteúdo tem aos montes hoje em dia. Conteúdo que você fica ansioso pra ler tem poucos.

Usamos referências, é claro, mas sempre como um ponto de partida. A gente investe de 200 a 300 reais pra produzir um único artigo, entrevistando pessoas, pesquisando fontes. Sabemos da importância de fazer diferente do que todo mundo faz. Isso é que traz resultado. Conteúdo tem aos montes hoje em dia. Conteúdo que você fica ansioso pra ler tem poucos.

Esse é um dos motivos por que produzimos o Censo Coworking Brasil, por exemplo. Esse estudo leva meses pra ser desenvolvido, consome uma verba incrível, mas é usado como referência (e linkado como tal) por centenas de sites super relevantes hoje em dia. De governos estaduais até os maiores portais de notícias. No longo prazo, certamente vale a pena.

Tecnologia, ponto para os nerds!

Essa é a parte mais difícil, porém, minha preferida. Nada adianta uma estratégia alinhada pro seu mercado, um bom conteúdo sendo produzido, se o seu site é uma bagunça em termos de tecnologia. Carrega lento, não tem semântica de código nenhuma, não aproveita recursos poderosos como dados estruturados ou open graph.

Tudo é um balanço. Você precisa ter as 3 pernas equilibradas pro banquinho não ficar bambo. E tecnologia, apesar de ser a mais difícil de entender pra quem não é da área, também é onde tem as maiores oportunidades de curto prazo. Principalmente porque ela é objetivo. Conteúdo é relativo, mas quando se fala da forma como você vai codificar o HTML do seu site é bem claro. Tem o jeito certo e o errado.

Conteúdo é relativo, mas quando se fala da forma como você vai codificar o HTML do seu site é bem claro. Tem o jeito certo e o errado.

Corrigir o que não seguindo os padrões recomendados é um ótimo ponto inicial, porque garante que a fundação do seu prédio está solida. Toda sua estratégia precisa ser construída em cima de uma base robusta, certo?

Talvez você tenha notado que recentemente nós atualizamos o layout aqui do blog. Do ponto de vista visual, a mudança é sutil. Mas por baixo do capô, as mudanças de tecnologia foram significativas. E isso trouxe pra gente um retorno imediato em tráfego. Literalmente de um dia pra outro.

De forma mais técnica, fizemos uma grande limpeza nos scripts que eram carregados de forma desnecessária. Removemos plugins e otimizamos algumas queries no banco de dados. Deixamos a página mais leve, melhoramos a semântica do código. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas está sendo um projeto super divertido. Vocês verão muito mais novidades por aqui em breve.

Mobile First.

Falando em tecnologias, existe uma regra de ouro no SEO hoje em dia. O seu site precisa ser responsivo. Ou seja, ele PRECISA ser bem exibido e otimizado para smartphones. Se o seu site não carrega bem no celular, pare tudo o que você está fazendo agora e descubra como resolver isso. É ponto obrigatório.

Apesar da plataforma do Coworking Brasil em si já ser otimizada pra mobile a muitos anos, algumas partes específicas de conteúdo ainda herdavam um código antigo até pouco tempo atrás. Recentemente eu tinha notado que, mês após mês, a gente vinha perdendo tráfego nessas páginas. Mas como era de pouquinho em pouquinho, nunca chamou a atenção. Ano passado, quando finalmente atualizamos o código para funcionar no mobile, tivemos outro pulo absurdo de tráfego. É daqueles momentos que fazem dizer “puxa, valeu a pena o esforço”.

Como eu disse, esse é um artigo muito introdutório. Cada ponto citado abre um guarda-chuva considerável de técnicas, estratégias e planejamento. Se você conseguir refletir sobre estes três principais argumentos, fazer uma auto crítica, e garantir que a sua estratégia de marketing digital está de acordo, tenho certeza que você está em um bom caminho.

Um teste simples pra você saber se tem algo errado, é pesquisar pelo nome do seu espaço no Google. O seu site deveria ser o primeiro resultado orgânico. Antes inclusive de nós. Como falamos, quanto mais específico forem os termos de busca, mais chances de você aparecer em primeiro. Se você não está em primeiro, é um alerta vermelho de que algo no seu site está errado. É hora de começar a trabalhar.

E se você estiver em primeiro, relaxar também não é uma opção. Lembre-se que pouca gente pesquisa pelo nome da empresa, elas pesquisam pela ação ou resposta que procuram. Verifique sua posição em buscas relacionadas a sua cidade. Ali é de onde vem o volume de acessos.

E por fim, lembre-se que se o seu espaço está cadastrado aqui na plataforma, nós te damos cobertura. O Coworking Brasil está sempre na primeira página, vem com a gente 🙂