Nunca se falou tanto em empreendedorismo no Brasil como nos últimos anos. Ainda bem! Com a economia mundial longe de uma estabilidade plena e duradoura, dar o tão temido passo rumo ao empreendedorismo pode ser uma solução ou uma hipótese a ser totalmente recusada. Como você se vê diante disso? Como a cultura empreendedora faz parte da sua vida? Quais são os tipos de empreendedores existentes hoje?
Eu sei que nossos leitores por aqui são antenados, mas não custa reforçar: ser empreendedor não é necessariamente ter um negócio próprio. Inclusive você pode ter o seu negócio e ser “apenas” um empresário, não um empreendedor. Bem como um funcionário pode ser empreendedor sendo “apenas” colaborador de uma companhia.
O desejo por mais qualidade de vida também influenciou para o crescimento do empreendedorismo
O pensar empreendedor, somado à vontade de deixar de receber ordens e de ser dono do próprio nariz, fez crescer muito o número de novos empreendedores nos últimos anos – sem contar aqueles que têm um talento nato para a coisa.
O crescimento do empreendedorismo também vem acompanhado de outro fator revolucionário e bem importante: a mudança no lifestyle e o desejo por mais qualidade de vida. É claro que, quando você decide empreender, são muitos os desafios diários e o trabalho é árduo, mas, na conta final, os novos empreendedores parecem estar bem satisfeitos com o que alcançaram.
Segundo uma pesquisa lançada pela Endeavor Brasil, existem 6 tipos de empreendedores. Você sabe em qual você se encaixa? Dá uma conferida nas características de cada um:
Nato
É aquele empreendedor em sua forma mais pura. Ele busca realizar seus sonhos e sempre vê a vida com encantamento e interesse. Por ter esse dom natural, tem a tendência de ser empreendedor sempre, mesmo que esteja trabalhando para e com outras pessoas (intraempreendedor).
Meu jeito
É o empreendedor que deseja fazer tudo do seu jeito, pois é assim que ele acredita que deve ser. Isso pode significar trabalhar com mais ética, carga horária menor e/ou mais flexível, com processos diferentes e assim por diante.
Tem dificuldade de trabalhar em algo que não acredite, então pode ter saído de alguma empresa por acreditar que, do seu jeito, poderia fazer diferente e melhor. Fiel às suas crenças, ambições e valores, quer ser reconhecido por seus resultados.
Situacionista
Não é o empreendedor com mais predisposição, mas sim aquele que foi levado a empreender. Pode ter sido levado a empreender por situações circunstanciais, aquelas oportunidades que “caem no colo”.
Apresentam grande insatisfação com o mercado atual ou simplesmente têm vontade de tentar algo novo. Entre todos os perfis, é o que mais precisa lutar para aprender todas as principais características do empreendedor.
Herdeiro
Foi incentivado a ser empreendedor, seja por boas ou más referências. Pode ter crescido muito perto de um modelo empreendedor e ter sido incentivado a seguir esse caminho, ou culturalmente ou materialmente.
Costuma ter experiências anteriores, que são a sua principal motivação. Já tem um certo know-how, uma escola no empreendedorismo e busca sempre se atualizar.
Idealista
É o empreendedor que sonha em mudar o mundo com seu trabalho. Empreender, para este perfil, é uma forma de garantir que seus valores e ideias não sejam negligenciados. É a personagem que busca contribuir para uma transformação social ou ajudar a melhorar a vida de um grupo específico de pessoas. Pode até visar o lucro, sim, mas não a qualquer custo.
Busca do milhão
Esse vai direto ao ponto: o que importa mesmo é o lucro. Então, acaba buscando o empreendedorismo como forma de alcançar sua fortuna. Sua principal motivação é sempre o dinheiro, e suas principais características são ambição e ganância.