Cada pessoa trabalha de uma forma diferente, funciona sob estímulos distintos, possui diferentes capacidades de concentração e produtividade. Uns funcionam sob pressão, outros precisam de prazos maiores e ambientes tranquilos. Alguns são mais versáteis e conseguem trabalhar em cenários variados. Você já pensou na possibilidade de usar cafés para trabalhar? Essa é uma alternativa ao home office que vem se tornando cada vez mais popular!

Para diferentes perfis de profissionais remotos existem inúmeras possibilidades de escritório. Essa é uma das maiores vantagens de carregar o trabalho para onde você quer ir: a não obrigatoriedade de caber em uma caixinha fechada e por lá ficar.

E embora a gente fale muito sobre coworking por aqui, sabemos que nem todo mundo vai querer optar por essa modalidade. E que mesmo os que já são adeptos do coworking podem querer ter uma rotina dinâmica e revezar entre o escritório compartilhado, o home office e a cafeteria do bairro. Não há problema algum nisso!

Mas sabemos também que muita gente ainda não entende bem as diferenças de um café para um coworking, então, ao longo deste artigo, iremos debater os principais pontos para quem está analisando as possibilidades.

Os cafés para trabalhar são uma boa alternativa para quem está em home office e de vez em quando precisa sair da rotina. A mudança de ambiente ajuda na produtividade e também melhora sua relação com o seu lar. Uma reclamação bem frequente de quem trabalha em casa é que, ao final do expediente, é difícil desconectar e relaxar.

E é fato: a flexibilidade na rotina, se não for bem administrada, pode ser aprisionadora. Isso porque, se você é quem faz seus horários, em um dia que estiver mais cansado vai querer dormir até tarde, e aí quando vê só começa a trabalhar depois das 10 da manhã e só consegue encerrar sua lista de tarefas pouco antes de ir dormir de novo.

Esse é um processo natural de quem trabalha remotamente. Primeiro, a empolgação para ter a liberdade de fazer seus próprios horários. Depois, se não houver disciplina, o início da procrastinação e de tarefas acumulando. Na sequência, talvez seja o momento de intervir e começar a sair uma ou duas vezes por semana para trabalhar em um café. A mudança de ares contribui muito para a criatividade e aumenta a disposição.

Cafés para trabalhar: prós e contras

Em casa, as distrações vão se multiplicando sem você nem perceber. Mas, nos cafés, também é preciso tomar cuidado com as divagações. É preciso lembrar que um café não é um ambiente feito para o trabalho e você não pode controlar esse espaço.

Talvez esse seja o primeiro ponto que precisamos destacar quando falamos das diferenças de café vs. coworking. O negócio da cafeteria é a oferta de bebidas e comidas, e normalmente não se cobra pelo uso da internet. Ou seja, a receita desses locais vem primordialmente dos produtos consumidos pelos clientes, e o uso de mesas para trabalho não costuma ser um desses produtos.

A maioria dos cafés não cobra pelo uso da internet, apenas disponibilizando a conexão como um extra para os clientes. Há, inclusive, muitos lugares que passaram a limitar o tempo de uso das mesas em horários de pico, pois sua preferência é para os clientes que vão lá consumir produtos da cafeteria, e não os clientes que vão lá tomar um capuccino para usar a internet por 5 horas.

Também existem alguns detalhes que pesam no quesito estrutura. A conexão pode cair e você não pode exigir uma solução do estabelecimento; a mesa ao lado pode estar cheia com uma família de 2 adultos e 4 crianças barulhentas; a música ambiente pode estar muito alta ou em desacordo com o seu gosto; talvez você não consiga uma mesa ideal para as suas necessidades de trabalho (sempre há disputa para sentar perto das tomadas!); e assim por diante.

Você pode sim optar por cafés para trabalhar diariamente, e aqui no CWBR nós também somos adeptos desse formato. O que queremos explicar listando todas essas questões é que o ideal é que você não dependa exclusivamente das cafeterias para ter um escritório, pois nem sempre você terá o cenário desejado para efetuar suas tarefas.

Quando você opta por trabalhar em cafés, precisa estar consciente que é você quem terá que se adaptar ao ambiente. Não é como no home office que você pode moldar um cantinho da sala para as suas necessidades de trabalho, e também não é como um coworking que já é projetado para que as pessoas trabalhem e que está sempre se renovando e inserindo novidades para os diferentes profissionais.

Coworkings: estrutura estável e profissional

As diferenças entre café vs. coworking aparecem até na hora do planejamento. Imagine que você está, no domingo à noite, em frente ao seu planner semanal listando seus afazeres.

Quando você opta por trabalhar em um café, é preciso considerar os horários que esses estabelecimentos funcionam, os horários de pico em que os cafés não deixam você ficar mais que duas horas ocupando uma mesa, se a internet é potente o suficiente para a reunião via Zoom, o que fazer para terminar aquela demanda urgente caso você não consiga um lugar com tomada próxima, e assim por diante.

É um desgaste desnecessário na sua rotina, coisa que não existe quando você prefere um coworking. Ao fechar um contrato com um espaço, há flexibilidade e diálogo para encontrar as melhores condições. O escritório oferece planos que sejam compatíveis com a sua rotina e suas demandas. Alguns lugares permitem que você agende os seus horários, outros oferecem um cartão digital para você acessar o prédio de forma independente quando quiser – às vezes até em finais de semana e feriados!

É inegável que os espaços de coworkings oferecem muito mais benefícios também em questão de estrutura – o que é natural, pois eles são pensados para dar todo o suporte aos diferentes tipos de profissionais em uma rotina de escritório.

Enquanto as cafeterias focam em café de qualidade e talvez alguns bolos e salgados para acompanhar, os coworkings colocam seus esforços em pensar um ambiente voltado ao trabalho.

Os cafés são ambientes confortáveis, com poltronas acolhedoras, luzes baixas e decoração encantadora. Tudo isso é muito legal, mas nem sempre é a melhor opção para quem busca produtividade e concentração – embora seja perfeito para dar uma pausa na rotina para degustar um café ou encontrar um amigo para bater papo.

Os coworkings são projetados de forma ergonômica, com iluminação pensada para um escritório, com serviços como impressão, telefone fixo, internet de alta velocidade para dar conta de todos os tipos de trabalho online, salas de reunião com projetores e outros equipamentos para vídeo conferências.

Networking e ambiente de negócios

Para além da estrutura física, é preciso enfatizar que quando você vira membro de um coworking, você vira membro de uma comunidade. Você não vai lá para dar uma passadinha, para comprar algo sem saber quando, e se, vai voltar.

Além de que todos estão lá para trabalhar, o que facilita as interações, pois é um ambiente de negócios. Nos cafés, não há como prever se você conseguirá abertura para trocar uma ideia com outro cliente, pois as pessoas estão lá por motivos diferentes.

Até mesmo a energia de sentir que está em um ambiente profissional, com pessoas ambiciosas em volta de você, ajuda a incrementar a sua atitude em relação ao seu trabalho e a sua produtividade. Diferentemente de um café, todo mundo está ali para terminar a pauta e finalizar projetos, e isso tem um impacto maior do que você imagina.

E se você estiver aberto a fazer novos contatos e prospectar novos clientes ou alianças para projetos, o coworking é o ambiente perfeito. Optar por um escritório compartilhado é uma aposta, um investimento que você faz na sua carreira. Se colocar na ponta do lápis, a mensalidade do coworking vale a pena pela produtividade adquirida e pelas novas oportunidades de negócios que surgem.

Café ou coworking: dê uma chance ao day pass!

Se você está em fase de descobrir quais formatos de trabalho se encaixam melhor com a sua rotina, não hesite em experimentar. Assim como você pode explorar diferentes cafés pela cidade, é possível contatar os espaços de coworking para combinar a possibilidade de testar um day pass.

Muitos lugares oferecem um passe diário para utilizar o espaço de forma gratuita, e você pode descobrir várias dessas oportunidades aqui na nossa plataforma, basta digitar a cidade que você mora. Os espaços que oferecem diária grátis estão sinalizados.

E, para não ter que decretar café vs. coworking, cada vez mais espaços surgem no país com a proposta de mesclar os dois cenários.

Em uma rápida busca aqui no site encontramos alguns espaços bem legais, como o Offcina Café Coworking, em Blumenau, Santa Catarina. Além das estações de trabalho, eles oferecem a opção do amado cafezinho e até de happy hour!

Em Ouro preto, Minas Gerais, encontramos o Fábrica: Café, Negócios e Encontros, e o próprio nome deles já diz tudo, certo?

Lá por Goiânia, no Stay Coworking & Café você pode marcar uma reunião de negócios em um espaço profissional e com café de qualidade.

Dê uma chance ao day pass, analise os diferentes planos oferecidos nos coworkings e encontre um café para trabalhar perto da sua casa para quando precisar mudar um pouco a rotina!

Photo by Petr Sevcovic on Unsplash.

Photo by Vaishnav Chogale on Unsplash.

Photo by Toa Heftiba on Unsplash.