O ano de 2020 foi desafiador em todos os aspectos e o mercado de trabalho também sofreu seus impactos. Ao longo dos meses, pudemos observar um aumento no número de profissionais home-office, inclusive com diversos estreantes desta modalidade. Para os founders de coworking, essa pode ser uma oportunidade única.

Ao mesmo tempo, surge a dúvida sobre como aproveitar o cenário de crescimento do home office. Afinal, é preciso conectar os espaços coletivos de trabalho a quem atua em casa, em busca de mais resultados positivos para todos.

Como isso é possível? Com uma estratégia alinhada e ferramentas realmente funcionais. Venha conferir o que tenho a mostrar!

O cenário do trabalho para 2021 mudou. E a sua abordagem?

Há muito tempo vemos os analistas em carreira e mercado falarem sobre os novos modos de trabalho. Entre eles, o home office sempre surgiu como uma opção a ser considerada.

Entre uma tendência de digitalização aqui e um negócios digitais acolá, a transformação caminhava a passos lentos. Até que, em março de 2020, surgiram a pandemia do novo Coronavírus, a necessidade de quarentena e uma brutal e acelerada mudança no mercado de trabalho.

Muitas empresas fecharam as portas definitivamente e outras levaram o escritório para a sala (ou para o quarto ou para a varanda) dos colaboradores.

Os profissionais home office passaram a se multiplicar, em um movimento puxado pela combinação entre isolamento social e adaptação ao novo cenário. Não é por acaso que, no Brasil, eram 8,8 milhões de profissionais remotos em junho de 2020.

Com uma relativa estabilização do cenário, teve gente que já voltou para o escritório, mas muitos permanecerão em home office, ao menos uma vez por semana. As empresas estão repensando a necessidade do trabalho estritamente presencial e os desafios criaram, na verdade, um novo caminho.

Para os coworkings e founders, acredite, essa é uma oportunidade e tanto. Mas como aproveitá-la?

Dá mesmo para atrair profissionais home-office para o coworking?

A realidade é que só conseguimos agarrar a chance que sabemos existir, não é? Então, por isso já adianto: sim, é possível chamar quem trabalha remotamente para o seu coworking.

Existe uma solução mágica? Não. Há uma fórmula infalível? Também não. Mas é viável, de verdade? Sim, é!

Nesse cenário de profissionais home office, seu coworking pode atrair os freelancers (que já trabalhavam de casa) e os novos profissionais remotos (que chegam agora a esse modo de trabalho). Chegou a hora de saber como fazer isso!

Entenda o que o público deseja

Quando falo em coworking, o termo pode ressoar de maneira diferente para quem escuta. Tem quem pense, simplesmente, em um espaço com mesa e cadeira para trabalhar um pouco — e mais nada.

Tem quem imagine um espaço de colaboração e trabalho diferenciado, já conhecendo as vantagens. E tem quem apenas não saiba do que se trata. Além de isso estar ligado à percepção sobre o modelo de negócio, é algo que depende dos interesses.

Entenda qual é o nível de infraestrutura que as pessoas desejam, quais são os serviços que realmente podem ajudar o coworker e quais são as expectativas de quem troca o escritório ou o lar (que podem ser a mesma coisa) pelo seu ambiente.

Assim, é possível criar uma proposta de valor que converse com as necessidades de quem vai contratar os serviços.

Demonstre os benefícios do seu coworking

Já que falei sobre a questão do valor agregado, é importante que isso esteja bem claro para o seu público. Afinal, o objetivo é fazer com que as pessoas saibam que existe outra forma de ser um profissional remoto — e que ela pode ser muito vantajosa.

Então, é nesse momento em que você deve mostrar como o seu coworking é, na verdade, uma solução para os problemas, para as dificuldades e para os interesses de quem o escolhe.

Demonstre, por exemplo, que a interação com outras pessoas pode ajudar a formar parcerias de sucesso — e, ainda, permite lidar com a solidão que todo profissional remoto encara, ainda mais se estiver acostumado com o escritório.

Apresente a importância da infraestrutura, desde a cadeira ergonômica à sala de reunião e mostre como isso pode melhorar a concentração e produtividade. Os pais que tiveram que se desdobrar entre demandas profissionais e dos filhos saberão bem a relevância desse espaço dedicado.

Porém, tome cuidado: a ideia não é criar um comercial perfeito, um release digno de jornal ou, pior, uma promessa que não possa ser cumprida. Seja verdadeiro e mostre como o propósito do seu espaço realmente pode ajudar, ainda mais em tempos como esses.

Ofereça flexibilidade

Se houve algo que os profissionais home office recém-chegados à modalidade tiveram que aprender foi a conviver com a flexibilidade. Mesmo os freelancers acostumados com o trabalho em casa tiveram que se adaptar e isso passou a se refletir nas decisões.

Ninguém tem certeza sobre quais serão as necessidades do mercado de trabalho no pós-pandemia ou diante de outra eventualidade. Então, é normal tentar evitar a burocracia e os obstáculos, não é mesmo?

É por isso que acreditamos que você deve ser flexível na sua oferta. Disponibilizar planos diferentes e um contrato que seja simples e bem-sucedido em atender às demandas é um caminho para observar. Assim, as pessoas poderão se sentir mais dispostas a mergulhar nesse novo ambiente.

Considere oferecer um teste gratuito

Tem gente que entra em uma concessionária com a certeza do modelo que deseja e busca apenas as chaves. Porém, outros motoristas precisam experimentar antes, no famoso test-drive — e não são apenas os iniciantes.

Com alguns profissionais home-office também pode ser assim, especialmente aqueles que estiverem em sua primeira experiência. Então, para dar motivos para que as pessoas passem a adotar o coworking, você pode oferecer um teste gratuito de um dia ou algumas horas, por exemplo.

Não é preciso abrir mão de tanto faturamento e, na verdade, é importante deixar as regras bem claras. Porém, pode ser a chance de despertar o interesse e conquistar a permanência de muita gente que foi atraída dessa forma.

E quais ferramentas usar para estabelecer a conexão?

Tão importante quanto saber o que e como fazer é saber onde falar para atrair os profissionais remotos. Afinal, vários deles já não têm a rotina de escritório e é menos provável que você consiga alcançá-los no ambiente físico de trabalho.

É por isso que digo que o ambiente digital pode ser seu grande aliado. Ter um site é essencial para atrair as visitas de quem procura um coworking exatamente onde você está.

Também é interessante marcar presença nas redes sociais, pois é lá que vários de seus futuros coworkers estão. Para conquistar visibilidade, contar com uma plataforma de coworking pode ajudar bastante.

E não se esqueça de que a intenção não é atrair apenas quem nunca esteve em seu coworking (ou em qualquer outro). Vários coworkers precisaram voltar para casa diante da interrupção de atividades não essenciais e, agora, você tem que convencê-los a retornar.

Por isso, eventos de comunidade, ainda que virtuais, e a atuação em grupos do tipo são ações bem-vindas para retomar o interesse.

Você sabe quais são as armadilhas no caminho?

O processo de atração dos profissionais home-office para o seu coworking tem algumas boas práticas e estratégias, mas também tem ameaças e erros que, na verdade, parecem boas saídas.

É preciso reconhecê-los e evitá-los para não desperdiçar oportunidades e é por isso que decidi trazer alguns deles.

Primeiramente, saiba que você não deve querer atrair todo mundo e qualquer tipo de pessoa. Profissionais remotos não são todos iguais e se você busca continuidade, recorrência e parceria é crucial focar em quem está alinhado com seu negócio.

Também é importante não focar no preço. Diminuir o custo pode parecer uma ótima forma de atrair mais gente, mas isso vai desvalorizar sua oferta no futuro.

Além disso, vai fazer com que coworkers antigos se questionem sobre o que já pagaram. Para completar, sempre existe a chance de um competidor cobrar menos que você e levar os clientes que só focam nisso.

Por falar em concorrência, nós acreditamos que ela pode ser, muitas vezes, benéfica e até fonte de aprendizado e parceria. Em um momento como esse, entrar em guerra parece ser menos produtivo que unir esforços, não é?

Principalmente, não enxergue o home office como o inimigo a ser combatido. Em vez de dizer para profissionais remotos que eles nunca mais deveriam trabalhar em casa, mostre como o trabalho no lar poderá ser ainda melhor se eles também aproveitarem o que um coworking oferece. Que tal?

Atrair profissionais home-office para o seu coworking é possível, mas depende de uma boa estratégia. Foque em soluções e valor para atrair quem realmente poderá ajudar seu negócio a se tornar cada vez melhor!

Se você conhece um coworker ou mesmo se você é um desses profissionais, aproveite para ver os benefícios de escolher o coworking ao seguir em home office!

 

Photo Cover by Shridhar Gupta on Unsplash.