Trabalhar em casa não é tão novidade para a maioria, mas como encontrar uma sala de reunião talvez sim. Para você, encontrar lugares que tenham uma estrutura profissional para se reunir com seu clientes pode ser ainda uma grande dúvida. Muitos profissionais independentes acabam marcando em cafés, no caso de encontros mais descontraídos, ou na própria empresa do cliente – se ele tiver um espaço apropriado.
Mas e quando nós precisamos de um local fora do ambiente do cliente, como fica? Bom, uma solução para isso é alugar uma sala de reunião em coworking, por exemplo.
Quer saber mais? Veja a seguir as dicas que separamos para você encontrar o local perfeito para as suas reuniões!
Por que investir no aluguel de sala de reunião
Não importa se você é um freelancer que trabalha sozinho ou uma startup que precisa conter os custos para investir no produto: quando falamos de reunião com clientes ou investidores, precisamos mostrar que somos profissionais, e o ambiente que sugerimos para os encontros falam muito por nós.
Pense nisso como um investimento: quanto mais o seu prospect vir que você é um profissional comprometido com o projeto, mais ele estará aberto a fechar negócio com você! Além disso, essas reuniões podem fazer parte do seu planejamento mês a mês, sem precisar de um contrato fixo. Assim, você tem essa verba prevista, mas, se não for preciso usá-la, fica para o próximo mês.
Ainda, salas de reunião não precisam ser usadas só quando você vai encontrar clientes. Reunir a equipe em um ambiente profissional pode ajudar na produtividade das reuniões, criando limites entre trabalho e momentos de descontração. E isso não impede que todo mundo trabalhe remotamente no dia a dia, seja em coworkings, seja no home office.
Além dessas vantagens que citamos, podemos dar uma olhadinha na infraestrutura que geralmente já está instalada nos lugares disponíveis para aluguel: você pode contar com a recepção e as facilidades do escritório em si, mas também com televisão ou projetor para apresentações, sistema de som, internet, mesa de reuniões com lugares para todos, cadeiras mais confortáveis e por aí vai.
As vantagens são ter um ambiente mais profissional, privacidade e infraestrutura
“Já usei salas de reunião para apresentar projetos. As vantagens para mim são ter um ambiente bacana e mais profissional, privacidade (silêncio) e infraestrutura (internet, data show, cafezinho…).” – Renata Santos, designer
Isso tudo também faz das salas de reunião bons lugares para você ministrar palestras ou treinamentos, cursos, seminários pequenos, videoconferências e o que mais a estrutura permitir.
Tipos de lugares para cada tipo de reunião
Muitos fatores podem influenciar a escolha do local perfeito, desde o tipo de reunião até o perfil do cliente. Para encontros de prospecção presenciais, por exemplo, um local com mesa e cadeiras confortáveis pode ser suficiente para ter sucesso. Se a reunião for para o fechamento de um negócio grande, depois de longas negociações, como uma venda de empresa, talvez o mais apropriado seja até mesmo uma sala com sofás, que permita uma interação mais próxima.
Para cursos mais expositivos, talvez não sejam necessárias mesas. Isso vai depender do evento, pois, se houver necessidade de uso de computador ou papel e caneta, então os apoios são fundamentais. No entanto, se for uma palestra, apenas as cadeiras podem ser suficientes.
Reuniões privadas, com estrutura e serviços agregados são diferenciais das salas alugadas
“Usei salas de reunião para um treinamento pequeno de cinco pessoas. Precisava “tirar” as pessoas da empresa (sem interrupção), pela estrutura (projeção) e pelo serviço (cafezinho, água, recepção).” Luciane Costa – Estrategista em marketing de conteúdo
Já as calls, ou teleconferências, demandam bons equipamentos, ou pelo menos a possibilidade de você instalar os seus. Confira se o espaço fornece televisão ou projetor, boa conexão com a internet, ambiente bem iluminado e silencioso para não atrapalhar na escuta.