Sem clientes nenhuma empresa sobrevive, certo? Mas, muito além do que pensar na questão financeira da coisa é preciso ver o consumidor como um ser humano. Como tal, ele tem dores, desejos, necessidades e anseios que devem ser levados em consideração. Na comunicação, nas técnicas de captação e na estratégia da companhia como um todo o fator “cliente como pessoa” precisa ser primordial.

Pensando na importância e no papel dos consumidores resolvi escrever para você sobre algumas técnicas de captação. Essas dicas, além de te ajudar a conseguir novos clientes, também trarão de forma orgânica a retenção e o encantamento dessas pessoas. O objetivo será falar de meios online e offline, já que nenhuma empresa se mantém sem uma boa presença e reputação em ambos. Vamos começar?

1) Fuja das técnicas convencionais

Com o crescente uso da internet como fonte de informação o comportamento dos consumidores mudou. Eles estão cada vez mais seletivos, investigativos e criteriosos em suas escolhas. Com isso, esqueça ficar preso às técnicas convencionais de captação, como ligação de prospecção, e-mails em massa e distribuição de cartões de visita. Essas estratégias ainda podem ser úteis, mas em situações específicas. Se ficar só nelas, além de gastar muito dinheiro e ter pouco retorno, já era!

2) Mapeie seu público-alvo

Você já sabe que precisa fugir das técnicas convencionais de captação. Porém, para onde ir? Que meios usar? Isso é o que você vai descobrir mapeando o seu público. Entenda profundamente o que as pessoas buscam ao procurar a sua empresa. Hábitos, assuntos de interesse, dores, desejos, necessidades, peculiaridades, localização…pesquise tudo o que puder. Crie o perfil de cliente que te procura. Fica mais fácil e certeiro saber como “atacá-lo”.

3) Crie um bom Networking

A partir do momento que você já sabe com quem está se relacionando, crie uma boa rede de contatos e troca de experiências. Mas não é com todo mundo, é com quem tem o perfil que você identificou. O Networking, mais do que te trazer clientes de forma orgânica, também te ajudará a saber ainda mais como alcançar e convencer as pessoas a consumirem seus produtos ou serviços. Ter bom relacionamento, nome e uma boa reputação são fundamentais.

4) Use mídias possíveis de segmentar

Como falamos, mídias de massa e super tradicionais não conseguem mais atingir o coração do consumidor e convencê-lo a comprar de você. Sendo assim, opte por aquelas que podem ser segmentadas. Sabendo quem é seu público e tendo uma boa rede de relacionamento você já terá meios para definir os veículos que vai usar. Existem várias ferramentas como o Facebook Ads, LinkedIn Ads, Google Adwords e o Instagram que te permitem segmentar. Você pode usar informações como região, interesses, idade, pesquisas principais, profissões e etc.

5) Use conteúdo também segmentado (Marketing de Conteúdo)

Falar de qualquer assunto para todo mundo não vai gerar interesse. Você precisa usar o conteúdo de forma estratégica e segmentada. Use temas que toquem o coração do seu cliente, que tenham sinergia com o perfil dele e que de alguma forma acrescente ou melhore algo em sua vida. Conhecendo bem seu público é mais fácil saber o que e como falar. O Marketing de Conteúdo atualmente é uma das principais forças de captação de novos clientes. Você pode, por exemplo, criar páginas de captura de “leads” usando materiais como E-books, planilhas ou artigos sobre temas de interesse deles. A troca de informação, experiências e conhecimentos aproxima cada vez mais pessoas e empresas.

6) Crie experiências e interaja com os clientes

Mais do que criar conteúdo interessante e falar com o seu cliente, você precisa criar experiências e interagir com eles. Responda a todos os questionamentos, faça webnars, curta comentários, “brinque” com eles, enfim, mostre que se preocupa com seus consumidores como pessoas. Todo esse cuidado criará relacionamento e confiança entre você e eles. Confiança é tudo o que sua empresa precisa para conseguir novos clientes e bons resultados. Quanto mais próximo seu negócio for deles, melhor!

Continue em frente, pesquisando e se renovando

É claro que aqui não tenho como colocar todas as técnicas e ferramentas que você pode usar para captar novos clientes. Até porque elas mudam de tempos em tempos ou sofrem uma repaginada. O que abordei visa te dar uma luz e diretriz quanto ao melhor caminho para seguir atualmente. Além disso, são dicas que se aplicam a qualquer negócio, produto ou serviço. Porém, é importante que você entenda que conquistar as pessoas é quase como um namoro mesmo: leva tempo, não tem fórmula mágica e é preciso estratégia. Não “atire” para todos os lados!

Eu costumo dizer que a internet é uma das principais aliadas de toda empresa atualmente quando o assunto é captação de clientes. Bem usada ela é capaz de te fornecer todas as informações necessárias para que você faça o direcionamento da sua empresa e a leve para o caminho do sucesso. Outra coisa que sempre falo é que as redes sociais, de uma forma geral, podem ser usadas para o bem e para o mal.

Portanto, todo cuidado é pouco no relacionamento com o cliente, inclusive virtualmente. Se quiser conversar mais sobre o assunto fique à vontade para deixar sua dúvida nos comentários. Além disso, me conta que técnicas você usa ou se identifica quando o assunto é captação. Até a próxima!