Este é um conteúdo publicitário, mas feito com ❤ pra você. A responsabilidade das informações é da respectiva marca.

Com as ferramentas de gestão, o cotidiano do seu coworking pode ser favorecido. Essa é uma forma de ter mais produtividade, menos burocracia e foco total no que é realmente importante: a comunidade, as experiências e o relacionamento.

Para isso, fomos conhecer mais dessa ferramenta muita utilizada no segmento de coworking: o Cobot. Assim, você pode conhecer quais recursos estão disponíveis para adotar em seu coworking.

O sistema que existe há mais de uma década

Já falamos por aqui sobre o Cobot em outra oportunidade e, neste artigo, você pode descobrir que a ferramenta existe desde 2010. Portanto, é quase tão antiga quanto o próprio mercado de coworking, o que traz uma visão única sobre o mercado e suas necessidades.

Mesmo após mais de uma década no mercado, o time do software ainda mantém as raízes e conta com os mesmos programadores que desenvolveram a ferramenta. E o número de desenvolvedores de código lideram como a maioria na equipe, conforme conta Carmem Saito, UI/UX Designer da marca.

Inclusive, a experiência do Cobot com o próprio coworking foi aplicada na criação da ferramenta e ainda é usada em seu desenvolvimento, conforme explica Carmem.

Entre os recursos oferecidos, estão ferramentas voltadas ao faturamento, cobranças e pagamentos, para membros e visitantes. Também há funcionalidades abrangentes que visam o engajamento e crescimento da comunidade e a promoção de eventos.

Além disso, há uma visão focada em oportunidades de automação que ainda podem ser difíceis de imaginar.

Automatize e simplifique processos

Desde a sua criação, o Cobot visa simplificar processos e agregar valor para os fundadores e para toda a comunidade. O    principal objetivo? Evitar desperdícios e melhorar a atuação no negócio.

O software se destaca por oferecer a oportunidade de personalizar a experiência de uso da ferramenta, de acordo com as suas necessidades. Veja o que diz a especialista da empresa:

“Depende de cada espaço, mas o que se aplica a todos é que o Cobot te ajuda a automatizar tudo o que é possível e simplificar o resto.

Se você estiver procurando crescer, podemos te ajudar a fazer isso sem precisar contratar mais funcionários. Está tendo problemas para monetizar suas salas de reunião e eventos? Temos o suporte para rentabilizar esses espaços sem adicionar tempo em contabilidade.

E se tiver querendo fazer a diferença no mercado, oferecemos funcionalidades para você conectar nossos serviços ao Zapier — ou desenvolver código próprios para customização, utilizando a nossa API aberta!”.

É por isso que, segundo a especialista, o Cobot tem como um dos principais pontos a substituição de planilhas. Porém, sua contratação também pode evitar a necessidade de trabalhar com muitos outros aplicativos e recursos.

O mercado pós-pandemia

As transformações do mercado de trabalho, impostas pela pandemia, também estão no radar da equipe do Cobot.

Carmem tem expectativas quanto à redução da incerteza e o retorno das viagens. Com modelos híbridos de trabalho, empresas terão mais flexibilidade, mas também precisarão oferecer benefícios fora da curva para trazer o time para perto, o que inclui dar opções de utilização de espaços de coworking perto de casa.

Ela cita que, nos países com alto nível de vacinação e rastreio de casos, já é possível ver o retorno do trabalho presencial. Agora surge uma forte oportunidade de aumentar a utilização de ambientes que não sejam nem o escritório e nem a própria casa — o que traz boas perspectivas para os coworkings.

O futuro do trabalho e do mercado

Após 10 anos, o Cobot continua preocupado com o que acontecerá no futuro e não somente do setor de coworkings, mas também do trabalho, como um todo. Por isso, o planejamento atual contempla as perspectivas do cenário.

“Funcionários e freelancers estão procurando uma maneira de manter os benefícios da vida de escritório sem um escritório centralizado. Ao mesmo tempo, empresas estão procurando maneiras de incorporar a flexibilidade em seus fluxos de trabalho. Sentimos que estamos bem posicionados para enfrentar esse desafio de continuar a atender às necessidades de nossos usuários à medida que o mundo se acelera em direção a esses novos modelos de trabalho”, detalhe.

A equipe de desenvolvimento continua ativa na comunidade tecnológica a níveis globais e também em Berlim. Estamos expandindo para garantir o apoio aos coworkings com o mesmo nível de qualidade.

Para os próximos 5 anos, a mudança no mercado de trabalho promete ser radical.

“Esperamos ver muitas ondas de adoção de espaços de coworking, pois empresas tradicionais são agora forçadas a se adaptar às vantagens competitivas dos espaços de coworking. Isto, por sua vez, poderia levar a um aumento nos espaços em áreas descentralizadas dos centros urbanos — cidades menores ou que anteriormente eram considerados apenas destinos de entretenimento ou lazer”, explica Carmem.

Conheça mais do Cobot.me.

Photo by airfocus on Unsplash