As atividades de coaching e coworking se encontram em diversos pontos ao longo do caminho. Afinal, não é incomum que os espaços compartilhados sejam usados para eventos de coaching. Mas você já parou para pensar que a consultoria empresarial pode se tornar uma fonte de receita do negócio?

Sim, como fundador, nada o impede de atuar como coach profissional, caso essa seja a sua área. Ao mesmo tempo, é comum surgir uma dúvida: será que essa alternativa realmente é possível e vale a pena?

O potencial da consultoria empresarial em espaços colaborativos

Sempre é possível melhorar o modo de trabalho e os resultados, não é mesmo? Porém, é essencial usar as ferramentas certas para otimizar o aproveitamento de recursos e para lidar com as situações existentes.

A consultoria empresarial surge nesse momento como uma alternativa para trazer soluções e apresentar caminhos que possam ser seguidos. Então, um ambiente colaborativo como um coworking é um prato cheio para a consultoria ser exercida.

Um coach profissional pode falar diretamente com empreendedores ou com profissionais que desejam aumentar seus resultados. E quem melhor para conhecer sua comunidade que o próprio idealizador do espaço?

É por isso que existe, sim, potencial para que o serviço ande de mãos dadas com a oferta de espaços colaborativos e estruturados. Porém, é preciso isso deve fazer sentido para a realidade do seu espaço.

O papel do coach profissional no coworking

Para que a consultoria empresarial possa ser disponibilizada como parte do coworking, é fundamental que ela seja capaz de gerar impactos positivos e, principalmente, significativos. Nesse contexto, ela assume papéis distintos no cenário colaborativo.

A consultoria pode ser útil para novos empreendedores que precisam de apoio para se tornarem competitivos, por exemplo. Ela também pode ajudar na formatação de uma ideia de negócios e apoiar os primeiros passos de uma startup.

O coach empresarial, então, pode assumir um papel de mentor ou facilitador para que os coworkers atinjam os resultados de interesse. O foco está na orientação, na apresentação de experiências e no apoio para a consolidação de desempenho.

Os serviços de coaching e consultoria como parte do portfólio

Exemplos da união entre consultoria empresarial, coaching e coworking são cada vez mais comuns. Aqui mesmo no Brasil, em Rio das Ostras, existe o Easy Coworking. Seu fundador, Marcelo David, é contador e também atua como coach profissional.

Na parte de serviços extras, o foco está em questões burocráticas, mas indispensáveis para os negócios. Então, a consultoria empresarial foca em domicílio fiscal, abertura de CNPJ e legalização de atividade.

Com isso, os empreendedores que frequentam o espaço não têm apoio apenas na forma de mesa, cadeira e internet disponível. Também é possível obter apoio no desenvolvimento do negócio, para que ele aconteça totalmente regular.

Outro exemplo é dado pelo exoHub. Não se trata de um escritório tradicional, pois o próprio negócio se intitula como um laboratório de negócios e inovação. Por interações de valor, a ideia é que os coworkers tenham apoio no desenvolvimento e na consolidação de soluções para o mercado.

Nesse caso, entretanto, não é exatamente seu fundador o responsável pela consultoria empresarial. Porém, eventos mediados com grandes empreendedores e atividades de apoio permitem que o ambiente seja aproveitado ao máximo.

Uma proposta híbrida é apresentada pelo Laboratório de Inovação com Impacto 4D — ou, simplesmente, LAB 4D.

Além de atuar na busca e na aceleração de novos negócios na Baixada Santista, a associação disponibiliza serviços de mentoria associados ao coworking. Então, ao mesmo tempo em que é possível aproveitar um espaço colaborativo, há a abordagem com foco na economia criativa.

O NEXTT 49+, por sua vez, traz uma proposta diferenciada. O espaço é destinado a profissionais com 49 anos ou mais, que estejam empreendendo ou em transição de carreira.

Além de ser um coworking, funciona como hub de negócios, oferecendo consultoria para os negócios e profissionais. Com isso, foca não apenas em oferecer um espaço colaborativo, mas também ajuda no desenvolvimento dos negócios.

As motivações para unir coaching e coworking

Mas, afinal, o que realmente justifica a integração entre consultoria empresarial e coworking? Por que um fundador desejará atuar como coach profissional? Algumas respostas ajudam a explicar essa tendência.

A primeira, é claro, envolve o aumento de receita. É mais uma forma de rentabilizar o seu escritório compartilhado e pode até favorecer o seu desenvolvimento, devido às condições financeiras alcançadas.

Além disso, oferecer serviços de consultoria empresarial ou coaching pode ser um elemento de diferenciação em relação aos concorrentes. Dependendo do modelo de atuação, do local e do público de interesse, é uma vantagem bem-vinda.

Também é uma forma de trazer soluções integradas, indo além da disponibilização de espaço colaborativo. Da mesma forma que construir uma comunidade de profissionais incrementa o valor agregado, a disponibilização desses serviços também pode melhorar a percepção.

Para completar, é uma forma de favorecer o desenvolvimento da região, por meio do apoio ao empreendedorismo. O coach profissional, portanto, passa a ter um papel ainda mais crucial para a consolidação do ecossistema de negócios do local.

Principalmente, aproximar seus coworkers de soluções de negócios pode estar relacionado ao propósito. É uma forma que o fundador tem de gerar mais impacto e de contribuir para uma transformação verdadeira e positiva do ambiente de negócios.

A decisão se vale a pena

Porém, antes de implementar esse tipo de solução no espaço, é essencial entender se vale a pena contar com consultoria empresarial ou coaching profissional. A resposta está no público do coworking, pois cada segmento tem necessidades específicas.

Se o foco for atender empreendedores e startups, essas soluções fazem sentido em especial, já que estão relacionadas à formatação dos negócios. Porém, mesmo no caso de o foco estar em profissionais que buscam liberdade e estrutura, é preciso considerar a alternativa.

Unir consultoria empresarial e coworking é possível e já vem sendo feito de diversas formas em espaços variados. O fundador pode atuar como coach profissional, mas é essencial garantir que isso faça sentido para o público do negócio. Se for o caso, é possível oferecer planos e contratações extras, em busca do fomento ao desenvolvimento.

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as atualizações!

 

Photo by Amy Hirschi on Unsplash