Entre os destinos mais buscados da Europa, a capital alemã é, sem dúvidas, um dos mais completos. E os coworkings em Berlim também entram para o roteiro dos nômades que por lá se instalam, já que alguns dos espaços compartilhados na cidade são precursores do movimento do mundo todo.

Entre os itens melhor avaliados entre os amantes de Berlim estão o combo qualidade de vida, diversão e segurança. Outra boa notícia é que a maior parte da população fala inglês, além de ser super aberta para estrangeiros — na verdade, não só para os estrangeiros, mas sim para pessoas e suas diferenças como um todo.

Por lá já são cerca de 3,5 milhões de habitantes, o que faz a cidade uma das mais populosas da União Europeia. Uma boa porcentagem é de gente de fora, o que faz com que liberdade e diversidade sejam assuntos importantes e respeitados.

Cidade: Berlim

Berlim é uma cidade moderna, mas que também preserva sua rica história. É cosmopolita e multicultural, um lugar para viver as mais variadas experiências.

Para quem curte diferentes sabores, a boa notícia é que há comidas de todos os tipos, e muita variedade quando o assunto é comida de rua. Sim, embora seja frio durante a maior parte do tempo, os locais sempre param para comer algo no caminho pra casa. É ótimo para quem vai passar mais do que apenas alguns dias na cidade — talvez não tão bom para os turistas que querem provar as iguarias tradicionais alemãs, pois, entre tantas opções, os pratos locais acabam sendo mais raros de encontrar.

Por lá também a qualidade de vida é das melhores, com muitos espaços verdes para aproveitar. Os parques não são usados só no final de semana, mas sim sempre que é possível ter um intervalo para relaxar, seja no intervalo do almoço ou depois do trabalho. Também é supercomum que os locais saiam de casa para fazer atividades ao ar livre que não envolvam ter que gastar uma grana. Há muita diversão gratuita se você está aberto para o que a comunidade tem a oferecer.

Também tem vários museus gratuitos, visitações a prédios históricos, muita arte de rua, mercados de pulgas e galerias de arte. A capacidade criativa de Berlim é enorme, então há sempre algo novo rolando. Da noite para o dia, quando menos se percebe, há algum novo espaço incrível para conhecer.

Por último, uma ênfase para quem não dispensa uma boa cerveja. Sendo o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, é comum ver as pessoas bebendo um bom pint mesmo no intervalo do almoço.

Em resumo, é como qualquer boa capital hiper globalizada: tem tudo o que você imagina e mais um pouco!

Onde trabalhar: Factory

Com muitas startups surgindo nos últimos anos, os coworkings em Berlim não param de aparecer por todos os lados. Um dos espaços que é amado pelos profissionais locais é o Factory, na ativa há mais de 5 anos e um dos escritórios compartilhados mais importantes do cenário na capital alemã.

O espaço é tão grande e com tantas atrações que mais parece um campus de universidade. E você já pode entender a mentalidade da empresa quando tenta ingressar nela. Eles não estão buscando clientes, mas sim profissionais que se enquadrem no perfil da comunidade. Por isso, para fazer parte do coworking, é preciso passar por um processo de seleção. Ao aplicar para trabalhar lá, você precisa contar pra eles por que você seria uma adição interessante para o grupo.

Hoje eles já contam com coworkers de grandes empresas como Twitter, Soundcloud, Uber e Pinterest. Mas também tem lugar para os pequenos negócios que tenham algo para agregar ao “clube de negócios”. Isso porque por lá se trabalha junto, e não apenas ao lado do outro coworker.

Se você pretende ficar de vez em Berlim, o Factory tem tudo para ser a escolha perfeita. Por lá rolam diariamente eventos e encontros inspiradores e que ainda ajudam no networking. Em pouco tempo certamente você aprenderá muito com gente com todos os tipos de backgrounds.

 

Qual é o custo de vida por lá e quando ir?

A boa notícia é que Berlim é uma das grandes cidades europeias mais baratas. Se comparada com Londres e Paris, que têm um tamanho semelhante, acaba sendo muito mais em conta, outro motivo para os nômades digitais amarem o destino. E mesmo sendo a capital da Alemanha, inda é mais econômica do que lugares como Frankfurt e Munique.

Se você não é lá muito fã do inverno, o ideal é ir entre os meses de junho a agosto, quando as temperaturas médias ficam em torno de 24 graus, com máximas de 30. Já o friozão atinge Berlim de dezembro a fevereiro, e os termômetros podem ficar abaixo dos 0 graus, com fortes possibilidades de neve. Em geral, de maio a setembro dá para curtir bem a cidade sem nenhum extremo.

É obrigatório para qualquer pessoa na Alemanha ter alguma forma de seguro saúde, então preveja esse gasto no seu orçamento.

Para morar, é possível encontrar aluguéis por cerca de 400 euros em bairros mais afastados do centro. No quesito alimentação dá para economizar bastante se você apenas comer em casa, mas também é possível comer bem por menos de 10 euros.

Para trabalhar no Factory, você mal vai acreditar na pechincha que é: 119 euros por mês. Isso pela sua estação de trabalho, café e água à vontade e ainda vários espaços para relaxar e conhecer gente. O espaço fica no bairro Mitt, mas por conta do sucesso a marca abriu uma nova sede em Kreuzberg.

O transporte público é dos mais exemplares do mundo. Além das ciclovias que permitem andar por toda a cidade de forma segura e econômica, o metrô é supercompleto, além da opção dos ônibus que são 24 horas. Um passe simples custa 2,80 e para trajetos curtos você gasta 1,70. O passe mensal, de uso ilimitado, sai por 81 euros.

 

Instagram: @factoryberlin

Facebook: facebook.com/FactoryBrln

Website: factoryberlin.com

 

Leia também: