Você é freelancer ou empreendedor e está sentindo a desmotivação se instalando na rotina? A vontade de fazer as tarefas já não é mais aquela de quando você começou? Isso acontece porque em geral trabalhamos sozinhos em casa, lidando com questões administrativas que não são nossa especialidade, ou desempenhando muitas atividades ao mesmo tempo, entre muitas outras variáveis. É nossa velha amiga rotina que se aproxima do dia a dia freelancer.

Você não está sozinho. Eu também passo por isso e garanto que muitos outros empreendedores passam. O problema é ficar sentado esperando aparecer a famigerada inspiração. (Spoiler alert: ela não vai acontecer por passe de mágica.)

Então, para espantar as más vibrações e melhorar o astral, aqui vão algumas dicas:

1. Exercite-se

Exercícios físicos mexem com nossos hormônios, de forma que podem nos dar sensações de prazer e bem-estar. Existem por aí vários aplicativos que dão uma forcinha para quem quer começar a correr aos poucos, por exemplo. Um plus é fazer as atividades em grupo, seja a própria corrida, seja dança ou com uma turma de pilates; assim você já aproveita para desenferrujar as habilidades sociais. O importante é sacudir o esqueleto de alguma forma.

Mens sana in corpore sano. 🙂

2. Organize-se

Eu não sei como é a sua mesa, mas eu, quando chega a sexta-feira, vejo a minha soterrada de livros, canetas, post-its e coisas que vou usando e colocando de lado durante a semana. O problema é que a bagunça da minha mesa parece também refletir em uma espécie de desordem mental.

Quando a situação chega a esse ponto, paro e dou um reboot. Os livros vão para os aparadores de livros; as canetas, para os porta-canetas e estojos; os post-its, para o lixo ou organizados de acordo com a serventia. Para mim, é uma boa forma de voltar ao trabalho mais motivada.

Conectivo Coworking, em Campo Grande/MS

3. Partiu coworking!

Se mesmo depois de organizar a mesa no home office você ainda não estiver no clima do trabalho, então por que não buscar um coworking para mudar de ares? Aproveite para conhecer gente nova, dar um gás na produtividade, fazer contatos.

Se você ainda não conhece espaços na sua região, procure aqui mesmo no Coworking Brasil. Garanto que você vai se surpreender com a quantidade de espaços nas mais diversas cidades do país todo. 😀

E você, o que faz quando está meio pra baixo? Conte pra gente!

Carolina Machado acredita no poder que as palavras têm e por isso trabalha com elas. Graduada em letras pela PUCRS. Revisora há 7 anos. Autora do blog revisaoparaque.com