Não importa o cenário econômico do momento, a sua comunidade é o que há de mais valioso na construção do seu negócio. Não é à toa que os espaços que possuem ligações de anos com seus coworkers conseguiram achar uma forma de manter essas conexões mesmo durante os meses mais duros da pandemia.

Onde há uma comunidade unida, você pode ter certeza que os coworkers sentiram o baque de terem que ficar em home office por tanto tempo. Mas há também outro lado: muita gente precisou enxugar os gastos mensais, então o escritório em casa aliviou as finanças.

Os ambientes virtuais podem ter sido a melhor solução que achamos para um cenário de pandemia, mas não entregam o mesmo valor que os encontros físicos. O futuro do trabalho envolve sim a tecnologia, mas tudo aponta para rotinas híbridas.

Em pesquisa divulgada por Lieven Bartier, da empresa de tecnologia Barco, 85% dos entrevistados afirmaram que querem seguir em uma rotina que mistura o escritório com o home office. Quando o assunto são os encontros online via Zoom e outras plataformas, as opiniões são bem divididas: 38% preferem tudo online; 33% querem que seja tudo presencial; e 29% idealizam uma mistura de encontros remotos e presenciais.

E não falamos apenas sobre a forma de trabalhar no dia a dia, mas também sobre as interações sociais da sua comunidade. O virtual complementa o físico, portanto, o ideal é entrelaçar as estratégias de construção da cultura do seu espaço.

Quando o ritmo começar a voltar ao normal, o seu espaço precisará oferecer algo mais para que seus coworkers saiam de casa para voltarem ao escritório. Eles precisam sentir que os dois ou três dias na semana que frequentam o coworking são quase como um evento, um momento especial na agenda deles.

Entenda o perfil dos seus coworkers e o ponto de conexão entre eles

Além da necessidade de sociabilidade, os membros da sua comunidade podem se ajudar em um momento de reconstrução da economia. A colaboração, mesmo que entre profissionais de áreas diferentes, pode ser o impulso que muitos dos seus coworkers precisam para retomar o ritmo normal de negócios.

Por isso é tão importante compreender qual é o momento que os seus membros vivem. Como vão os negócios? Qual o foco deles? Quais foram os impactos da pandemia para eles? Como você e o coworking podem ajudar? Por que eles só estão indo para o escritório algumas vezes na semana?

Não hesite em abordar coworker por coworker para bater um papo. A partir desse passo inicial você compreenderá como pode ajudar, conectando as pessoas conforme suas necessidades. O que um advogado pode ter em comum com um profissional de Marketing? Encontre o ponto de junção e faça a ponte para essa conexão acontecer!

Tente descobrir também como funciona a rotina deles. Qual seria o melhor horário para um café em grupo? Ou para você fazer uma transmissão ao vivo via Stories do Instagram?

Aposte na produção de conteúdo e nos canais digitais

No cenário de pandemia, está todo mundo no mesmo barco. Crie para seus coworkers um espaço de convergência, um ambiente em que possam compartilhar suas dores, para que possam participar de trocas.

Construa um canal de comunicação com os seus membros. Pode ser o Instagram, um grupo no Whatsapp ou Telegram, o Slack ou até desenvolvendo um aplicativo próprio para as necessidades da sua comunidade. Aqui embaixo daremos algumas sugestões de como trabalhar essas plataformas:

Newsletter

O seu mailing é mais poderoso do que você imagina! As newsletters não contam como um canal de comunicação, pois não permitem a interação entre membros, mas pode ser o seu espaço para entregar um conteúdo rico e reservado.

Se antes você promovia palestras presenciais, que tal fazer entrevistas com conteúdo exclusivo para a sua comunidade? A partir do momento que você sabe das necessidades atuais dos seus coworkers, você pode buscar formas de trazer soluções através de conteúdo.

Também pode ser um espaço para apresentar seus membros, contar as histórias deles e incentivar a troca de contatos.

Slack

Essa é uma plataforma interessante para provocar conversas entre seus membros. No Slack é possível trocar mensagens privadas e também em grupos. Founders e Community managers podem fomentar debates, enviar links com novidades interessantes do mercado e abrir espaço para os coworkers divulgarem seus trabalhos ou pedirem auxílio em algum projeto. Por ali também é possível fazer ligações e encontros.

Você pode criar um canal que funcione quase como uma terapia de grupo online, onde todo mundo pode botar para fora as frustrações e percalços do cenário atual, e que possam se ajudar, dividindo experiências e sugerindo soluções.

Zoom

O Zoom já é quase um velho conhecido da gente a essa altura. Os eventos online se tornaram uma realidade ainda mais presente por conta da pandemia e, embora já sejam menos frequentes, ainda estão entre nós.

Nós já falamos bastante sobre o assunto em uma série de posts sobre lives, então vale a pena conferir dicas mais específicas sobre essa forma de conexão com a sua comunidade.

Optix

Esse é um software útil tanto para os administradores como para os coworkers. Através dele dá para fazer tarefas pontuais como reservas de mesas e salas de reunião, como também a construção de um feed pensado para os seus coworkers.

No Optix é possível engajar coworkers de forma digital através da postagem de links, divulgação de palestras e encontros, atualização sobre novos benefícios para membros e incentivo de debates. E o mais legal: é um aplicativo feito especificamente para coworkings!

Sococo

O nome é uma abreviação para Social Communications Company, e a ideia deles é criar uma versão online dos escritórios, quase como se fosse um videogame. Com o Sococo você pode criar um mapa virtual do seu espaço e cada coworker possui um avatar, que aparece em algum lugar do mapa.

Assim, os usuários podem mostrar se estão na sala de reuniões ou na cozinha, se estão ocupados ou disponíveis para conversar ou para tomar um café.

Instagram e LinkedIn

Trabalhar o Marketing Digital do seu espaço é essencial para que você siga firme. Mas não adianta apenas produzir conteúdo para atrair novos coworkers. Produza materiais pensando em quem já está com você, postagens interessantes para que seus membros te sigam e interajam organicamente com a sua página nas redes sociais.

Lembra que o sentido inicial das redes era de nos conectarmos com as pessoas? Um erro frequente, que muitos negócios cometem, é acreditar que postar um card com a frase “estação de trabalho a partir de x reais por mês” é conteúdo. Não é porque você está atualizando seu Instagram que você está produzindo conteúdo de valor ou gerando conexões.

Por que o coworker que já está no seu espaço vai querer ver isso no feed dele? Pensar em como atrair novos clientes é essencial para manter seu negócio, claro, mas pense em qual é o valor que você está entregando para quem já está com você. Sem contar que ver uma página dinâmica e cheia de comentários descontraídos de frequentadores do seu espaço é um ótimo atrativo para futuros clientes – mas isso é assunto para outro artigo.

O Facebook anda meio devagar nos últimos tempos, então aposte em redes em constante crescimento como o Instagram e o LinkedIn. Existem inúmeras oportunidades de criação de conteúdo e engajamento com seus membros no Instagram: poste na timeline, faça enquetes e perguntas nos Stories, produza vídeos para o IGTV e também para o Reels. Aproveite essa atmosfera mais leve para criar uma conexão natural e fluida com os coworkers.

O LinkedIn cresceu muito durante a pandemia e também pode ser uma oportunidade de criar presença digital com conteúdos para o seu público. Explore essa rede para testar se tem a ver com a sua proposta.

O engajamento nem sempre vem rápido

Outra coisa importante é que nem sempre as pessoas irão, necessariamente, engajar de uma forma explícita e rápida. Mas o seu papel é estar presente, você deve mostrar que as portas estão sempre abertas para caso os coworkers precisem.

A frequência é um ponto bem importante para conquistar o engajamento. É bem provável que quando você começar a fazer postagens no Instagram, poucas pessoas recebam suas atualizações, por exemplo. É um trabalho de formiguinha, mas é uma presença necessária.

A pandemia mudou tudo e agora que o pior susto já passou dá para começar a enxergar várias soluções e até transformações positivas, mesmo que forçadas e às pressas. Independentemente das mudanças no seu espaço, trabalhe para engajar coworkers para construir uma comunidade forte e unida.

 

Photo Cover by Campaign Creators on Unsplash

Photo by Nick Morrison on Unsplash