A intenção é aumentar a exposição de ambas, atrair um público relacionado e conquistar mais vendas. Uma verdadeira relação ganha-ganha.

Como isso está relacionado com integração, compartilhamento e até mesmo com criação de comunidade, tem tudo a ver com cultura coworking. Então, não é por acaso que vários espaços colaborativos adotam parcerias estratégias para rentabilizar e criar experiências para os seus coworkers.

Mobilidade acessível

Para lidar com as dificuldades de locomoção em grandes cidades, diversas empresas surgiram com uma proposta de mobilidade sustentável. Como é um tema que está relacionado à realidade de quem usa um coworking e busca um dia a dia mais produtivo, algumas parcerias comerciais surgiram nesse sentido.

A Lime, empresa de patinetes elétricos, é um exemplo disso. A companhia fechou uma parceria com a WeWork assim que desembarcou no Brasil, conquistando espaço de estacionamento e iniciativas de divulgação.

O serviço Loop Bike Sharing também apostou nessa ideia. A empresa de bicicletas elétricas e convencionais fechou uma parceria com a Universidade Feevale. A ideia foi oferecer um mês grátis de deslocamento para o Hub One, o coworking da instituição.

Viagens com vantagens

Por falar em deslocamentos, outras parcerias foram pensadas para quem deseja obter vantagens ao se deslocar. Quer ver?

O Cofice, coworking no estilo café da capital mineira, fechou uma parceria com a agência Star Milhas. Quem consome ao menos R$ 15,00 no local recebe um voucher para usar na sua próxima viagem com a agência.

Além de agregar valor para os coworkers, foi uma forma de apresentar um novo serviço para quem estava em busca de um pacote de viagens.

Desconto em destaque

Além das parcerias tradicionais, com ativação de marca e inclusão do produto no cotidiano do coworking, é possível estruturar estratégias comerciais com descontos exclusivos.

Uma iniciativa assim, aconteceu com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE). Para incentivar o registro de profissionais, a entidade de classe oferece descontos especiais em diversos espaços, como Rennor Office, Virtua Office e Beehive Coworking.

Com isso, engenheiros e agrônomos que desejem trocar o home office por um local com estrutura e colaboração, podem aproveitar os benefícios.

Outras parcerias com a mesma pegada já foram consolidadas. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, se uniu ao Urban Cowork para oferecer descontos exclusivos.

Já o espaço CINEHUB, direcionado para profissionais do audiovisual, fechou um acordo com a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). Com isso, os associados da BRAVI receberam descontos para uso do ambiente.

Happy hour no coworking

Já que os espaços colaborativos são focados no trabalho e também na interação e no networking, faz sentido potencializar o contato entre as pessoas por meio de experiências incríveis, não é? Foi pensando nisso que o coworking Flowork fechou uma parceria com a marca de cerveja Heineken.

A estratégia de cobranding culminou na criação do Hawk Rooftop Lounge. Mais que um café, é um ambiente voltado para comemorar o fim do dia de trabalho em companhia de outros coworkers e demais profissionais. O espaço serve, exclusivamente, Heineken e produtos da Coca-cola.

Além disso, garante aquela proposta de exclusividade: só pode ser frequentado por quem usa os serviços de coworking ou por convidados de um evento corporativo realizado no local.

Menu em dia

Oferecer a chance de comer bem, estando no coworking, também é uma forma de melhorar a experiência e garantir bons resultados para os coworkers. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade e tanto para empresas que são focadas no ramo de alimentação.

Para aproveitar essa oportunidade, o coworking Elabore fechou uma parceria com o 14 BIS Café. Assim, os profissionais podem aproveitar a variedade de bebidas, lanches rápidos e sobremesas do lugar.

O destaque fica para o fato de clientes fidelizados do coworking terem desconto — e claro, todos ganham com isso.

Aprendizado contínuo

Os acordos firmados entre coworkings e outras empresas também podem favorecer o preparo de quem utiliza os espaços, sabia? Isso é possível, principalmente, pelas parcerias com iniciativas de educação continuada.

A 2Work, por exemplo, fechou anteriormente uma parceria com a ComSchool, que oferece cursos de capacitação variados. Muitos treinamentos são pela internet, então os coworkers podem aproveitar a estrutura e a conexão do espaço colaborativo para se manter atualizado e em constante aprimoramento de sua empresa e perfil profissional.

O DESK Coworking firmou um acordo de cobranding parecido com a Escola NEDI. Além do desconto para coworkers, a escola de design oferece sua infraestrutura para realizar os cursos presenciais.

Bem-estar no trabalho

A tendência de coworking em hotéis tem ganhado força nos últimos tempos. Entre os estabelecimentos que adotaram a proposta está o Ibis.

Na unidade Ibis Tamboré, entretanto, o local foi além de oferecer um espaço com infraestrutura e conforto. Por meio de uma parceria com as empresas do local, a unidade de coworking também oferece condições especiais para alguns serviços.

Ao contratar o plano de coworking, é possível ter desconto mensal na academia Bio Ritmo e redução no valor dos tratamentos do Prana Spa. Com isso, é possível garantir o bem-estar no ambiente profissional.

Redes conveniadas

Além de todas essas alternativas de cobranding, é possível encontrar coworkings que focam em construir uma rede de parceiros conveniados, em que todos podem oferecer algo diferente para o coworker.

O JM Corworking, o Myhub Coworking e o Espaço Multiplique Coworking são apenas algumas alternativas com estacionamento conveniado. Assim, quem chega com o próprio veículo não precisa se preocupar onde deixá-lo.

Já o Umarizal Coworking e o L’Oasi Coworking apresentam uma rede de estabelecimentos parceiros, com descontos para quem desejar adquirir nos respectivos locais.

Então, fica claro que as parcerias comerciais podem dar muito certo para os coworkings. Com uma boa estratégia de cobranding, saem ganhando o espaço compartilhado, o parceiro de negócios e também os coworkers.

Curtiu essas ideias? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e aproveite para debater com outros empreendedores!