Você já deve ter ouvido falar em escritório virtual, certo? Nós já escrevemos por aqui sobre o assunto, mostrando o serviço que inclui a disponibilização de um endereço físico para quem deseja ter mais estrutura, sem precisar montar a própria sede.

Porém, hoje os escritórios virtuais não se limitam a isso, sabia? Existe uma forte tendência de coworking online, focada em comunidade e na oferta de serviços digitais.

Essa pode ser a nova forma de trabalhar, em especial para os freelancers e para quem se manterá em home office, diante das transformações no ambiente de trabalho.

O networking que só o coworking oferece

Talvez você esteja se perguntando qual é a real proposta de um escritório virtual que atua como coworking online. A verdade é que os pilares desse modelo de negócio é também, a sustentação de uma comunidade.

Participar de um escritório virtual permite que você estabeleça relações produtivas com outros profissionais — da sua área ou não. Por videochamadas ou participações em canais colaborativos, todos podem trazer ideias, apresentar os projetos nos quais estão trabalhando e debater sobre as condições do mercado.

Principalmente para quem trabalha de maneira individual, essa é uma forma de aproveitar o poder da colaboração, da interação e da sinergia. Na prática, isso pode ajudar na composição de projetos completos e na solução de problemas comuns do dia a dia, de quem empreende ou atua com autonomia.

A mobilidade como foco central do escritório virtual

Quando falamos no modelo tradicional de escritório virtual, é comum associá-lo à redução dos custos, à possibilidade de profissionalização e mesmo ao aumento do alcance dos negócios. Agora, quando ele envolve o coworking online, é possível ir além — e tudo isso graças à mobilidade.

Essa possibilidade permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar e, principalmente, que possam se encontrar onde estiverem. Diante de um número crescente de interessados no nomadismo digital, é essencial que haja cada vez menos barreiras para as conexões.

É por meio das soluções voltadas para essa construção de comunidade online que os coworkers terão cada vez mais liberdade e autonomia, indo muito além do home office. Com isso, as experiências poderão ser ainda mais catalisadoras de transformações e melhorias.

A evolução das comunidades online e um novo modelo de negócio

A verdade é que os escritórios virtuais associados aos produtos digitais, trazem uma proposta inovadora para as comunidades onlines. Se antes, a participação nesses ambientes funcionava como um complemento, hoje, passou a ser uma nova forma de agir, trabalhar e se socializar.

Esse é um modelo que pode ser replicado por espaços de coworking que desejam rentabilizar o seu negócio.

Também é uma forma de criar uma vertente para escritórios virtuais, trazendo serviços digitais inovadores e que atendem às necessidades do público.

A participação nesses ambientes onlines passa a ser o produto principal e o grande diferencial do que é oferecido aos profissionais. Apesar de não estar diretamente relacionado aos coworkings, existe uma iniciativa que pode ajudar a desenhar o futuro: a comunidade GCREW.

Desenvolvida por uma portuguesa, a solução consiste em uma comunidade somente para mulheres, que desejam encontrar outras empreendedoras, profissionais com interesses em comum. O recurso oferece acesso a eventos mensais, dinâmicas individuais, salas de conversa públicas, privadas e diversas ferramentas de sociabilidade virtual. A sacada é a cobrança de mensalidade, no valor de 25 euros e sem fidelidade.

O futuro do trabalho é agora

Com essa evolução no modo de trabalhar, surge uma alternativa que promete mudar a forma de trabalho, em especial para os freelancers: o Groove. Embora ainda esteja em fase beta, esse é um serviço que promete atuar como um coworking online.

A ideia é garantir a conexão entre a comunidade pode acontecer de qualquer lugar. O networking entre os participantes é proposto para o desenvolvimento de ideias, projetos e afins.

Na prática, ele promete ser uma nova forma de trabalhar, focando na interação entre coworkers que encaram desafios. Por meio da colaboração, os freelancers, em especial, podem ganhar a oportunidade de trabalhar em equipe e obter novas formas de alcançar resultados.

Outra alternativa é o myworkhive, que funciona como coworking online, e propõe o aprendendo de modo coletivo e o na produtividade. O compartilhamento de metas e objetivos, por exemplo, pode contribuir para a motivação. Já o senso de comunidade traz novas soluções e possibilidades de atuação.

E se quiser mais uma alternativa de proposta semelhante, vale conhecer o Network GO. Essa é a rede social da Gowork cujo propósito é unir empresas e empreendedores. No melhor estilo de escritório virtual, permite fazer reuniões ou marcar um café — tudo virtual e conveniente para as suas necessidades.

Uma iniciativa brasileira com uma pitada de inovação

Além de todos os cases de sucesso que você já viu até aqui, o cenário brasileiro também tem suas próprias iniciativas voltadas para a inovação e construção de comunidades.

Um dos exemplos mais relevantes é o SPACE, de Sorocaba, que se apresenta como uma comunidade constituída por pessoas e por empresas de diversos tipos. Apesar de não oferecer o serviço tradicional de escritório virtual, o SPACE tem uma proposta de coworking online por ter uma comunidade conectada e que está sempre em interação.

No dia a dia, o SPACE também realiza eventos para toda a comunidade e também abre seus espaços para receber reuniões de outras comunidades, com foco em inovação. Além disso, oferece o serviço tradicional de coworking, em  busca do fortalecimento do ecossistema de inovação.

Para o futuro, essa solução pode se tornar cada vez mais móvel, incorporando as características de escritórios virtuais e coworkings online. Se isso acontecer, haverá o potencial de alcançar cada vez mais pessoas.

Tudo isso nos mostra que o escritório virtual, hoje, vai muito além do conceito de antes, em que só havia a disponibilização de um endereço. Hoje, cada vez mais temos acesso à possibilidade de coworking online, com networking, colaboração e mobilidade a favor da transformação do modo de trabalhar.

E se você não quiser perder nada sobre as novidades do mercado, inclua seu e-mail no campo abaixo e cadastre-se em nossa newsletter!