Ultimamente, tenho visto cada vez mais discussões sobre a relação entre espaços de coworking e Google Meu Negócio. A Sterling Sky, que é especialista em SEO, utiliza ambientes de coworking para encontros regulares por causa da flexibilidade.

Mas será que é permitido que você use o endereço de um coworking entre as informações da sua página no Google Meu Negócio?

O que diz o Google sobre essa possibilidade

A resposta é que isso depende. Em fevereiro de 2021, o Google atualizou suas diretrizes e incluiu uma seção falando de espaços compartilhados. Nas novas regras, o Google diz:

“As empresas não podem incluir como endereço um coworking a menos que o espaço tenha sinalização clara, receba clientes no local durante o horário comercial e tenha apoio durante a jornada dos seus funcionários”.

Os desafios que você pode encontrar

Então, ambientes de coworking não são sempre permitidos no Google Meu Negócio porque:

  1. Geralmente, eles não são permanentes (negócios podem ir e vir como desejarem);
  2. Durante as horas de trabalho listadas na página do Google Meu Negócio, eles não são atendidos pela sua própria equipe (alguém que esteja na sua folha de pagamento);
  3. Todas as sinalizações e os logotipos no lugar físico são do espaço de coworking, não do seu empreendimento. Isso torna quase impossível para o Google verificar quem ocupa o local e quem não;
  4. Assim como acontece com escritórios virtuais, os coworkings costumam ser usados por empresas que desejam ser listadas pelo Google múltiplas vezes. Pessoas que tentam enganar o sistema tornam tudo mais difícil para quem realmente usa os espaços legitimamente para o dia a dia comercial.

Como usar o coworking como endereço no Google Meu Negócio

Caso os itens citados não se apliquem ao seu caso, você pode usar um espaço de coworking na sua página do Google Meu Negócio. Porém, eu sugiro que você adote as seguintes dicas:

  1. Garanta que você tenha o próprio espaço dedicado. Para que a sua página seja aprovada, “o negócio deve fazer contato pessoalmente com clientes durante as horas apresentadas”. É praticamente impossível para o Google confirmar que sua empresa existe em um local se não houver evidências físicas.

Já houve caso de negócio reintegrado porque tinha um espaço dedicado com o logotipo próprio na porta.

  1. Tenha o seu próprio número dedicado, mas não invente um. Frequentemente, vejo negócios apenas adicionando caracteres aleatórios ao número da sala ou inventando-o completamente. Essa não é uma boa estratégia se você estiver tentando convencer o Google que você está falando a verdade sobre algo.

Mesmo que você siga essas duas dicas, você, provavelmente, sofrerá mais suspensões do que se você alugasse seu próprio espaço. Afinal, apresentar sua identidade visual no local não prova que você tem uma equipe própria por lá regularmente.

Como deu para ver, a relação entre espaços de coworking e Google Meu Negócio é delicada e exige atenção. Você pode tentar usar essas estratégias para conseguir sua página mesmo com endereço compartilhado, mas é preciso estar ciente dos desafios.

Tradução livre do artigo originalmente publicado em Sterling Sky

 

Photo Cover by Rajeshwar Bachu on Unsplash.