Que atire a primeira pedra quem nunca proferiu a famosa frase “como esse ano passou rápido, hein?”. E já que estamos na melhor época do ano para falar isso, o post de hoje é sobre viajar e tirar aquelas tão sonhadas férias depois de um período de muito trabalho que você mal viu passar. Se você ainda não planejou o seu período de folga e a grana está pouca, vamos te dar algumas dicas mais que amigas de plataformas de hospedagem para você viajar gastando pouco.

Worldpackers: trabalhe em troca de estadia e comida

Principalmente para quem deseja passar mais de duas semanas viajando, a comunidade de Worldpackers é perfeita! O site funciona de forma bem simples: você faz um cadastro e insere suas habilidades ou tarefas que gostaria de realizar, que vão desde jardinagem até edição de vídeos.

Depois você pesquisa os lugares que gostaria de visitar e tenta dar match em alguma oportunidade que ofereça estadia em troca de algumas horas diárias de trabalho, quase sempre com dias inteiros de folga na semana. A maioria dos lugares são hostels e grandes fazendas, que podem oferecer quartos privados ou coletivos. As exigências e detalhes variam muito de lugar para lugar, mas é só você ler os relatos de quem já participou para analisar se a troca vai valer a pena.

Ah, alguns hostels também oferecem refeições e lavanderia, bem como passeios turísticos guiados e muita parceria dos demais hóspedes. No fim, conhecer gente de diversas nacionalidades acaba sendo um dos pontos mais positivos dessa modalidade de estadia, principalmente se você for viajar sozinho.

Airbnb: alugue um espaço completo

Para quem não é grande fã de ficar em solitários e padronizados hotéis, o Airbnb oferece desde aluguéis de pequenos quartos até grandes casas inteiras. É uma ótima alternativa para quem quer se sentir em casa, já que os locais colocados para aluguel são realmente a moradia de pessoas do mundo todo.

Os preços variam muito, mas o serviço acaba valendo a pena porque você tem mais espaço para cozinhar e acaba economizando nas refeições fora de casa, o que é bem difícil de fazer quando você está hospedado em um hotel.

Couchsurfing: viaje pelos sofás desse mundão

Se com você não tem muita frescura e você dorme tranquilamente em qualquer sofá que te oferecerem, o Couchsurfing tem tudo para ser a sua praia. E o melhor de tudo? É de graça e você ainda acaba conhecendo nova pessoas, que podem inclusive se tornar seus guias turísticos particulares.

Ao se inscrever no site você conta um pouco sobre você, além de também poder cadastrar a sua casa para receber hóspedes futuramente. Aí basta colocar sua cidade de destino e período que você gostaria de se hospedar e torcer para que alguém esteja disponível para te receber. É importante dizer que nem sempre você terá que dormir literalmente em um sofá. A maioria dos cadastrados oferece quartos privativos ou, no mínimo, um sofá cama.

Até hoje, todos os relatos que já li sobre essa “troca de sofás” foram muito positivos, pois os anfitriões são normalmente muito solícitos e tentam fazer de tudo para que as estadias sejam ótimas, inclusive levando seus hóspedes para passeios, oferecendo refeições e até mesmo lavando suas roupas.

Home Exchange: troque de casa com alguém

Essa modalidade é bem parecida com o Couchsurfing, porém você também oferece a sua casa. A troca pode ser simultânea, ou seja, enquanto você fica na casa de um membro do site, alguém aproveita para ficar na sua casa pelo mesmo período. Também é possível que você seja somente um hóspede enquanto os moradores seguem vivendo no lar.

Aí vai muito de você e da sua personalidade: há quem prefira a privacidade de ficar sozinho na casa, mas muita gente gosta da hospitalidade de ser recebido e de conhecer novas pessoas.

Hotel Tonight e Roomer: para viajantes de última hora

Esses são dois sites perfeitos para quem deixou para escolher a hospedagem de última hora. O Hotel Tonight é um aplicativo que você procura reservas para o mesmo dia, pagando menos por isso já que, muito provavelmente, você vai ocupar um quarto que ficaria vago.

Com o Roomer você fica com a reserva de alguém que teve que cancelar aquele quarto e não quer perder todo o dinheiro. Você paga menos pela hospedagem e ainda acaba ajudando alguém.

Hotwire: economize na sua “não escolha” de hotel

Reserve um quarto de hotel de uma forma bem inusitada: você faz a reserva às escuras, sem saber exatamente como e qual vai ser o hotel.

Você pode estar se perguntando qual é a vantagem disso, certo? Obviamente, o preço! Se você está numa cidade em que você não tem referência nenhuma de estadia e a grana é curta, você pode usar o site que vai pesquisar de acordo com as datas e localidade que você gostaria de ficar. E, antes de confirmar a reserva, você pode analisar os ratings dos clientes, fique tranquilo!

E sabe o que é mais legal dessas opções? Muitas delas são iniciativas baseadas no modelo de sharing economy, tendência que não para de crescer no mundo todo e que já havíamos falado por aqui. Dá uma espiada neste post para entender melhor como funciona esse conceito que, certamente, de alguma forma você já deve fazer parte, seja no Uber nosso de cada dia ou na feira colaborativa da sua cidade.

Ah, e nem precisamos falar que você que é um coworking lover pode procurar espaços compartilhados nas cidades que visitar para deixar em dia a sua empresa ou os seus freelas do momento, né? Sabemos que o ideal é uma viagem 100% offline, mas nunca sabemos quando pode acontecer um imprevisto em que acabamos precisando da estrutura de um escritório. Então, por segurança, que tal deixar na sua lista de favoritos nossa lista de espaços por todo o Brasil? Assim você pode se jogar nas próximas trips com muito mais tranquilidade! E se a viagem for internacional, você pode encontrar um espaço no Coworking Map. 😉