Como o clima de final de ano te afeta? Você costuma refletir sobre como foram os últimos meses e já planeja metas e ações para o próximo ano? Se você anda pensando sobre como seria positivo dar uma sacudida na sua vida profissional — e, consequentemente, na sua rotina pessoal —, talvez seja a hora de você começar a trabalhar em coworking.
Mas se ainda te restam dúvidas sobre dar esse passo ou não, nós vamos te contar alguns dos motivos mais importantes para você fazer esse investimento em sua carreira.
Para você entender melhor alguns dos principais prós dos espaços compartilhados, vamos usar algumas das estatísticas levantadas a partir de uma pesquisa global feita com coworkers. Olha só:
1. Você vai completar suas tarefas no prazo combinado
64% dos coworkers se tornou mais capaz de completar suas tarefas a tempo
Um dos maiores problemas de quem trabalha em casa ou em lugares públicos é o excesso de distrações. E no coworking é diferente: todo mundo está lá para trabalhar. A energia e as distrações ao nosso redor acabam influenciando diretamente em nosso ritmo, disposição e produtividade.
2. Você terá melhores relações com as pessoas
91% dos coworkers revelou ter melhores interações depois do coworking
Não é só o networking que cresce quando você trabalha em um coworking. Uma coisa muito interessante é como você aumenta a sua habilidade de lidar com as pessoas em geral. Isso porque, em um espaço compartilhado, você vai conviver com profissionais de diferentes áreas, que talvez você não tivesse a oportunidade de conhecer nem mesmo em seu grupo de amizades.
3 – Você vai se sentir mais confiante
90% dos coworkers disse se sentir mais confiante depois do coworking
Não sabe-se ao certo por quê, mas provavelmente pela soma de todas as vantagens do espaço compartilhado, os coworkers acabam se sentindo mais confiantes depois de começarem a trabalhar em um ambiente como esse.
4. Você terá mais foco
68% dos coworkers afirmou que seu foco é melhor no coworking
Quem já trabalhou em um espaço compartilhado sabe como a energia do lugar é diferente. Você acaba por se contagiar com o clima de determinação e inovação, então o foco acaba melhorando também. É como se exercitar em uma academia ao invés de praticar um esporte sozinho: é totalmente perceptível a diferença quando existem pessoas ao seu redor. Uma acaba incentivando a outra, por mais diferentes que sejam os objetivos, e os resultados tendem a aparecer mais rápido.
5. Você sentirá mais criativo e inovador
71% dos coworkers confirmou que sua criatividade aumentou no espaço compartilhado
São vários os fatores que fazem com que a inovação flua melhor em um coworking: o contato com diversas profissões, as conversas diárias, o ambiente mais relaxado e vibrante que os demais escritórios, os eventos e encontros mais frequentes e assim por diante.
6. Você vai se sentir mais saudável e disposto
70% dos coworkers reportou que se sentiu mais saudável do que quando trabalhavam em um escritório tradicional
Se os escritórios tradicionais costumam ser estressantes, os coworkings apontam para a direção oposta. O ritmo costuma ser bem mais leve e inclui a possibilidade de trabalhar em horários não comerciais. Dessa forma, muitos coworkers acabam se sentindo mais dispostos e saudáveis e, consequentemente, mais produtivos. Coworking é, acima de tudo, qualidade de vida.