Última semana do ano e é impossível fugir das retrospectivas. Somos super adeptos das listas que vêm para agregar, então hoje nós selecionamos os 10 artigos mais interessantes do blog para você conferir antes de 2018 acabar — e para deixar na barra de favoritos para dar uma espiada sempre que precisar em 2019 também.

Este ano, aqui pelo blog, você deve ter percebido como focamos bastante no nosso mercado. Claro, sempre tem conteúdo bacana para o público que não é founder de espaços ou que ainda está chegando na nossa comunidade. Adoramos a variedade!

Ah, e se você tiver alguma sugestão de assunto para escrevermos em 2019, escreve pra gente nos comentários deste post! Queremos criar um ambiente cada vez mais democrático e, para isso, a participação dos nossos leitores é extremamente importante.

 

1. Abrindo ano e fechando ano com reflexões

O nosso primeiro artigo de 2018 tentou trazer um pouco de reflexão e esperamos que ele tenha causado algum impacto em quem o leu. Mas bem sabemos que é comum sermos engolidos pela rotina, principalmente no fim do ano. Então começamos a lista de hoje com ele para que a gente possa reler e lembrar de alguns pontos importantes para termos um dia a dia mais saudável e sustentável.

Leia o artigo aqui.

 

2. Coworkings no interior x coworkings na capital

Já sabemos que os espaços compartilhados estão consolidados na maioria das capitais do Brasil. Mas e como anda esse mercado nas cidades menores? Conversamos com alguns founders de espaços do interior para entender melhor as principais diferenças de negócio e público.

Leia o artigo aqui.

 

3. Vamos colocar aquele projeto paralelo em prática?

Pode confessar: você sempre faz listas de metas no fim do ano e não consegue colocar nem metade em prática? Bem-vindo ao clube! Para tentar não deixar a correria diária te engolir, falamos neste texto sobre como tirar do papel seus projetos paralelos. E já adiantamos: a principal dica é não ficar esperando o momento perfeito ou uma agenda mais livre.

Leia o artigo aqui.

 

4. A segmentação dos coworkings

Neste ano, levantamos diversos debates sobre a expansão e os novos rumos do mercado no Brasil. E um dos caminhos que vemos o coworking percorrer é o da segmentação. Espaços para o setor da criatividade, tecnologia e até para a área da saúde começam a ganhar forma e arrecadar adeptos por todo o país.

Leia o artigo aqui.

 

5. O que é Felicidade Interna Bruta?

Um dos artigos mais lidos do blog nesse ano foi este texto sobre o FIB, uma medida que pode até lembrar o PIB no nome, mas é bem diferente. Se você ainda não está familiarizado com o conceito de Felicidade Interna Bruta, agora é a hora de entender melhor essa história.

Leia o artigo aqui.

 

6. Viajando pelos coworkings do mundo

2018 foi o ano em que começamos a série de Coworkings pelo mundo. A ideia surgiu pensando nos nômades digitais que não param de aumentar sua comunidade. E como os viajantes que não ficam longe das demandas precisam de um lugar bacana para trabalhar, começamos a abordar os principais pontos de interesse dessa tribo. Um desses lugares é a incrível Barcelona.

Leia o artigo aqui.

7. Acertando de uma vez no descritivo do seu espaço

Como você vende o seu peixe na internet? Você apresenta seu coworking como um espaço “com salas amplas, internet potente e salas de reunião”? Ok, mas o que realmente descreve o seu espaço? Mesas e cadeiras? Nós temos certeza que seu escritório é mais do que isso, então neste texto te demos dicas importantes para saber como apresentar seu coworking na nossa plataforma.

Leia o artigo aqui.

 

8. Um guia para colocar ordem no seu coworking

A casa está um pouco bagunçada e você não sabe como colocar ordem? Bom, pra essa responsabilidade não ficar toda com você, fizemos esse guia de boa convivência do coworking. Você pode mandar o link para os seus coworkers ou então fazer um resumo dos principais tópicos e transformar em cartazes divertidos para colocar no seu espaço.

Leia o artigo aqui.

 

9. Existem coworkings públicos no Brasil?

Outra iniciativa que temos visto surgir é a dos espaços compartilhados da iniciativa pública. Ainda não são muitos, é verdade, mas podemos ficar de olho e torcer para que essa tendência ganhe cada vez mais força.

Leia o artigo aqui.

 

10. Por fim, como nós definimos coworking

Todos os dias recebemos por e-mail questionamentos sobre qual é o tamanho ideal de um coworking, se deve ser em casa ou se pode ser em sala comercial, se precisa ser apenas de mesas compartilhadas e assim por diante. Neste texto, o Fernando Aguirre resumiu bem o que é, para a Coworking brasil, um espaço de coworking.

Leia o artigo aqui.

 

Bônus: As cidades mais empreendedoras do Brasil

Não podíamos deixar de fora um dos artigos mais acessados do blog no ano. Neste texto nós buscamos alguns dados da Endeavor Brasil e explicamos como é feito o ranking das cidades mais empreendedoras do país.

Leia o artigo aqui.