Independente de qual seja o seu trabalho no dia a dia ou como você aproveita o seu final de semana, você parece estar sempre cansado? Semanas depois das férias você já não vê a hora de passar alguns dias off novamente? Bom, então responde rapidinho pra gente uma outra pergunta: há quanto tempo você não vai ao médico para conferir como anda a sua saúde? Você sabia que cansaço excessivo pode ser um forte sinal de que há algo errado com o seu organismo?
Claro, alguns maus hábitos já são o suficiente para sentirmos o baque no dia a dia. Alguns dos mais comuns:
- beber pouca água;
- passar muito tempo na frente do celular, TV ou computador;
- dormir poucas horas ou em local agitado;
- fazer muitas tarefas ao mesmo tempo e ficar estressado;
- ter uma dieta pobre ou com muitas gorduras e açúcares;
- não se exercitar ou se exercitar demais, sem dar descanso suficiente para o corpo;
- consumir baixos níveis de vitaminas.
Mas, se mesmo depois de melhorar as suas práticas rotineiras o cansaço continuar te derrubando, procure um médico e peça alguns exames. Abaixo listamos as 6 doenças que têm o cansaço como um dos principais sintomas:
1. Hormônios desregulados
Muito mais comum do que imaginamos, a bagunça hormonal pode acontecer sem motivo aparente e normalmente pode ser diagnosticada por exames de sangue. Hipertireoidismo e hipotireoidismo são as duas doenças mais conhecidas e acometem principalmente as mulheres, mas os homens não estão livres delas. Além da exaustão, podem causar baixa libido, alta irritabilidade, acne, quedas de cabelo, emagrecimento ou engorde repentino.
2. Anemia
A anemia não é uma doença tão grave, a menos que você não a trate logo. Junto com o cansaço costumam acontecer sonolência e desânimo também. A maioria das pessoas sabe que, quando há a falta de ferro, são indicados alimentos como carne de fígado bovino, feijão e beterraba, mas o tratamento vai depender de acordo com o tipo de anemia. Por isso é importante que você procure um médico, uma vez que as anemias mais graves podem levar a outras doenças como a leucemia.
3. Alergias
Tanto as alergias respiratórias, como a rinite, por exemplo, quanto as alergias alimentares podem provocar cansaço. Isso porque elas acabam causando inflamações, o que acaba por deixar o organismo mais lento.
Se você sofre de espirros constantes, consulte um otorrinolaringologista para checar se não é possível tratar o problema. É bem comum que você acabe se acostumando com esse quadro, uma vez que ele não parece tão grave, mas ele consome mais energia do que você pode perceber.
O mesmo vale para as indisposições alimentares. Pessoas com intolerância a lactose, por exemplo, não necessariamente irão passar muito mal, mas podem ficar com uma constante sensação de estufamento, o que gera um desgaste desnecessário.